Sexta-Feira, 18 de Junho de 2021 às 13:15:00
Escolas já podem declarar matrícula inicial do Censo Escolar 2021
A coleta da matrícula inicial corresponde à primeira fase do Censo Escolar 2021, a qual deve ser feita no período de 18 de junho e 23 de agosto por todas as escolas de Sergipe

O período de coleta da matrícula inicial do Censo Escolar da Educação Básica 2021 inicia nesta sexta-feira, 18, e estende-se até o dia 23 de agosto. As informações devem ser declaradas no Sistema Educacenso pelas escolas das redes pública e particular de todo o país. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) vem reforçando com os 75 municípios, por meio de formações online, os procedimentos de acesso, manuseio e preenchimento das informações no sistema.

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Ele conta com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, e a pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

De acordo com a coordenadora estadual do Censo Escolar na Seduc, professora Jucileide Aragão, a data referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar da Educação Básica de 2021 é o dia 26 de maio. Dentre as informações a serem coletadas estão as referentes a gestores, estrutura de escolas, turmas, alunos e profissionais da educação em sala de aula. O cronograma do Censo Escolar é regulamentado pela portaria nº 200/2021, do Ministério da Educação, que define as atividades das duas etapas.

A fim de capacitar as equipes escolares no processo de coleta da matrícula inicial, a Seduc, por meio da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), vem promovendo ciclos de formação para orientar os técnicos das escolas públicas e particulares em todos os municípios. A coordenadora do Ceave, professora Joniely Cruz, informou que estão sendo realizadas capacitações por videoconferência no período de 17 a 25 de junho, fortalecendo o regime de colaboração e parceria entre as redes de ensino.

A professora Jucileide Aragão, que também é coordenadora do Serviço de Informações Estatísticas (Sines), destaca que é de suma importância os profissionais estarem alinhados às recomendações e diretrizes do MEC no que diz respeito aos prazos do processo de execução do Censo Escolar. “O encontro formativo desta sexta-feira, 18, contou com a participação do técnico do Inep, Luciano Abrão Hizim”, concluiu.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Escolas já podem declarar matrícula inicial do Censo Escolar 2021