Terça-Feira, 08 de Novembro de 2022 às 11:00:00
Escolas estaduais e municipais iniciam aplicação do Saese 2022
Ao todo, 989 escolas públicas de Sergipe vão participar do Saese

As escolas públicas de Sergipe iniciaram nesta segunda-feira, 7, a aplicação dos instrumentais de diagnóstico do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese). Em Nossa Senhora do Socorro, povoado Guajará, na Escola Municipal Josefa Santana, cerca de 120 alunos fizeram a prova nos dois turnos, cujo processo contou com grande mobilização da comunidade a fim de garantir a preparação e boa taxa de participação dos estudantes.

O diretor da Escola Josefa Santana, Benildo Salgueiro Luz, explicou que ao longo das semanas que antecederam a aplicação da prova foram realizadas várias atividades, além do acolhimento no dia da prova. “Fizemos simulados e revisões pensando na preparação dos nossos alunos. Também conversamos com os professores e com os pais dos alunos, falando da importância da avaliação, como esse resultado vai nos mostrar como estamos e o que deveremos melhorar”.

Em Aracaju, na Escola Estadual Augusto Maynard, que fica no Centro da cidade, a equipe diretiva e pedagógica iniciou o dia com acolhimento para motivar os estudantes. De acordo com a diretora Soleide Silva, o trabalho de sensibilização comunitária é extremamente crucial para a participação dos alunos no dia do Saese. “A gente está nessa mobilização há dois meses e sempre dialogando com os professores, reunindo os alunos para falar sobre a prova. Também aplicamos simulados a fim de que eles se sentissem mais preparados e habituados com o estilo da prova. Realizamos reuniões com os pais, dando dicas de como se preparar em casa e motivá-los antes de chegar à escola”.

Ainda do Augusto Maynard, a programação de acolhimento contou com a entrega de kits contendo lanche, caneta, lápis e borracha, e um momento de ginástica laboral para relaxamento do corpo. O aluno Jorge Henrique Silva Santos, do 5º ano, falou da expectativa para a prova. “Acho que vou fazer uma boa prova. Me preparei aqui na escola e em casa com a ajuda da minha irmã. Pedi que ela me ensinasse mais sobre frações e outras fórmulas que eu sei que vai cair na prova”, disse.

Saese

A aplicação do Saese vai acontecer no período de 07 a 11/11, que corresponde à semana efetiva de aplicação, e de 14 a 18/11, à reaplicação por conta de problemas ou impossibilidade de realização na semana de aplicação. Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipais e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual terão seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática. O sistema vai avaliar nos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a proficiência leitora com o objetivo de aferir o nível de alfabetização e letramento.

Ao todo, 989 escolas públicas de Sergipe vão participar do Saese. A previsão é alcançar 96.614 estudantes. Vale ressaltar que os resultados da avaliação irão gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que subsidiará outros indicadores na composição do ICMS-Social, além de servir como base para projetos e programas educacionais alicerçados em evidências.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Escolas estaduais e municipais iniciam aplicação do Saese 2022