Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2008 às 10:49:00
Baile dos Artistas volta neste sábado em grande estilo
Baile será realizado a partir das 22h30min, na Concha Acústica do Centro de Criatividade

A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte de Aracaju (Funcaju), resgata o Baile dos Artistas, uma criação do sergipano e cronista social João de Barros. O Evento, que durante muitos anos animou o carnaval de Aracaju, acontece neste sábado, 26, às 22h30min, na Concha Acústica do Centro de Criatividade e marca a abertura do carnaval sergipano.

A festa traz de volta para a sociedade sergipana a antiga tradição dos grandes bailes de carnaval, seus desfiles de fantasias e a coroação do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. O baile será transmitido ao vivo pela Aperipê TV para todo o Estado.

Para o diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, que também é um dos organizadores, são esperadas mais de três mil pessoas na festa. "A entrada é gratuita e a garantia da segurança dos foliões contará com o apoio de um esquema especial integrando a Polícia Militar e uma empresa de segurança contratada pela organização do evento. Detectores de metais serão instalados na entrada do Centro de Criatividade e uma unidade do Samu estará à disposição para o caso de alguma emergência", disse Isaac Galvão.

Segundo ele, os pontos altos da festa serão as eleições do Rei Momo e da Rainha do Carnaval e o Desfile de Fantasias confeccionadas pelos próprios participantes. "Queremos resgatar o lado lúdico do carnaval sergipano e estimular o lado artístico e a criatividade dos foliões, abordando a questão da diversidade", afirmou. Segundo ele, a organização está contando com a participação e contribuição de associações GLBT, como Hadones, Astra e Unidas.

O Desfile de Fantasias será dividido em duas categorias, Luxo e Originalidade, e os três primeiros colocados em cada uma delas receberão, como premiação, prêmios em dinheiro de R$ 1.000, R$ 800 e R$ 500. Além disso, todos os participantes serão premiados com um troféu, que será uma fênix simbolizando o ressurgimento do Baile, criado pelo artista plástico Ivo Adnil e confeccionado por João Oliveira. O baile homenageará ainda 30 pessoas que contribuíram, e ainda contribuem, para a história do carnaval sergipano.

Também participam da festa a Secretaria de Estado da Saúde, com um estande de informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e Aids e formas de prevenção, ONG's, além de moradores da comunidade, que se cadastrarão para montar estandes de vendas. O objetivo é fazer com que as pessoas se divirtam no baile. "Queremos valorizar o que há de tradicional no carnaval de rua do Estado, dando nova roupagem a uma idéia antiga tão importante, que traz a alegria de uma festa pré-carnavalesca", enfatizou Isaac.

Histórico

O Baile dos Artistas foi criado pelo sergipano João de Barros e durante muitos anos foi o marco da abertura oficial do carnaval em Sergipe. Era uma festa muito forte, que chegou até a ser transmitida nacionalmente, e já trouxe a Sergipe personalidades importantes do cenário nacional do carnaval, como Elke Maravilha, por exemplo.

Na década de 90, não tendo mais condições de continuar a coordenar o baile, João de Barros o passou para João Lisboa, que o retomou com o Baile das Atrizes. Há mais de dez anos que ele deixou de acontecer. Segundo Fernando Petrônio, também organizador desta edição da festa, o Baile dos Artistas era, antes do início do Pré-Caju, a grande prévia carnavalesca do Estado.

/ Notícias / educacao_cultura_esportes

Baile dos Artistas volta neste sábado em grande estilo