Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 17:00:00
Seduc reforça compromisso de entrega de kits escolares para escolas da rede estadual
Foram investidos mais de R$ 20 milhões com recursos do Profin para proporcionar materiais de altíssima qualidade para todos os estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino

Com o início do ano letivo de 2024, a rede pública estadual de ensino continua com os cronogramas de entrega dos novos kits escolares para todos os estudantes das 319 unidades escolares estaduais de Sergipe. Tudo isso é possível graças ao investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com o Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas, o Profin.

Foram transferidos para os cofres das escolas até R$ 22.222.800,00 para a montagem dos kits escolares, de acordo com informações da diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos. “Desde sua introdução em 2018, o Profin tem desempenhado um papel crucial na melhoria das escolas locais, ao direcionar recursos financeiros de maneira direta. Com a evolução do Profin, agora há uma descentralização dos recursos enviados às escolas, concedendo aos gestores escolares maior controle tanto social quanto administrativo sobre esses recursos, fornecendo agilidade e eficácia”, declarou Eliane.

Cronogramas de entrega

A partir das listas divulgadas pelo Profin, os gestores escolares puderam adquirir materiais de alta qualidade para os seus estudantes aproveitarem ao máximo os conteúdos aplicados em sala de aula. Uma das escolas que está finalizando o processo de entrega dos kits é o Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Maria Fontes de Faria, localizado no município de Boquim, no sul sergipano (DRE 1).

A diretora da escola, Ruth Guedes, exaltou os investimentos da Seduc e reafirmou que os estudantes estão satisfeitos com a qualidade dos materiais e prontos para o início de mais um ano repleto de estudos. “Todos os nossos alunos do Ensino Médio amaram os kits recebidos. Além deles, o pessoal do Ensino Subsequente receberá os kits nesta segunda, dia 19. É visível que várias famílias estão gratas com a quantidade e qualidade do material que receberam”, afirmou.

O diretor da DRE 1, Franz Russemberg, destacou que os kits escolares têm sido fundamentais para potencializar o ensino-aprendizagem nas escolas públicas da região sul de Sergipe. “Esse kit é feito com todo carinho por cada gestão escolar, com a finalidade de atender tanto os alunos da zona urbana quanto aos alunos da zona rural, e evitar que muitos desistam ou não tenham acesso à educação pública de qualidade por falta de recursos financeiros para a aquisição dos kits escolares. Por isso, o Governo do Estado e a Seduc acertam em apoiar e ampliar essa política, a fim de que as pessoas possam ter acesso e permanência”, citou Franz.

O mesmo acontece nas outras diretorias regionais de educação, como é o caso da DRE 3, no leste sergipano. A diretora do Colégio Estadual João Salônio, Maria Leidicelma Santana, unidade escolar de Nossa Senhora Aparecida, também ficou empolgada com a entrega dos itens para sua unidade de ensino. “A entrega dos kits escolares é, sem dúvida, uma política pública muito interessante, pois não diferencia classe social e auxilia muito bem quem estuda em nossa escola. Com certeza, alunos, pais e responsáveis ficaram ansiosos para receber os materiais, que já foram entregues”, disse a diretora.

Para o  diretor da DRE 3, Gladston dos Santos, essas ações garantem aos estudantes, do Ensino Fundamental ao Ensino Subsequente, melhores condições de estudos, e dá aos pais mais tranquilidade no orçamento familiar, promovendo uma igualdade social entre os alunos e oferecendo mais segurança e conforto.

“O kit escolar é importante, porque traz uma igualdade de oportunidades entre os estudantes da rede estadual de Sergipe. São oferecidos itens como mochila, caderno de capa dura, caneta, régua, lápis, borracha, lápis de cor, tinta porosa, cola, tesoura, entre outros. Além disso, o kit escolar individual compreende também a entrega de duas blusas da farda e livros didáticos, que são itens também distribuídos aos nossos estudantes no momento de acolhimento dos estudantes”, finalizou Gladston.

Compromisso com as entregas

O secretário de Estado da  Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, reafirmou a importância do cronograma de entrega dos kits escolares nas escolas públicas estaduais de Sergipe, que representa um compromisso essencial do governo e da Secretaria de Educação com tantos estudantes no território sergipano.

“Eles não apenas facilitam o acesso dos alunos à educação, mas também contribuem para a equidade e inclusão, garantindo que todos os estudantes, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica, tenham igualdade de oportunidades. Portanto, é fundamental que o cronograma de entrega seja rigorosamente cumprido, assegurando que todos os alunos recebam os materiais necessários para um ano letivo de sucesso”, esclareceu Zezinho Sobral.

/ Notícias / educacao-cultura

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 17:00:00