Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 às 15:30:00
Secretaria de Estado da Educação garante transporte escolar para povoados de Nossa Senhora do Socorro
Gestão dialoga com pais e moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeiras, Bita e Quissamã sobre o transporte dos alunos dos 6ºs aos 9ºs anos para Aracaju. Foram definidos ajustes nos horários do transporte coletivo, permanência das linhas e presença de técnicos da Seduc na fiscalização das linhas

Além da ampliação das linhas do transporte coletivo para a região dos povoados Oiteiros, Bita, Lavandeiras e Quissamã, em Nossa Senhora do Socorro, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) ampliou o transporte de estudantes com a disponibilidade de um ônibus escolar para os alunos dos 6ºs aos 9ºs anos e pleiteará junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp), a melhoria dos horários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Aracaju.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 21, em conjunto com os representantes das comunidades, após a Seduc mapear que dos mais de 50 mil alunos transportados diariamente em mais de 600 linhas, 78 são das comunidades socorrenses e que, destes, 44 alunos já estão utilizando o transporte regular através do Cartão Mais Aracaju/Seduc.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, esteve na comunidade Oiteiros e ouviu as demandas de cada pai e mãe de alunos. Depois da visita, representantes da comunidade sentou-se com o gestor da Educação e técnicos do Setor de Transporte, e acordaram que manteria os alunos do Ensino Médio no transporte integrado da Grande Aracaju com ajustes nos horários das novas linhas e disponibilizaria um transporte escolar para os alunos do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. Pelos próximos dias, a Seduc manterá os fiscais do transporte nas novas linhas para averiguar possíveis ajustes.

“Dialogamos, ouvimos a comunidade, verificamos todas as variáveis, fizemos uma proposta de equalização desse transporte, que foi aceita e remarcamos uma outra data para validarmos toda essa logística. A forma encontrada equilibra o transporte escolar e contempla a lei e a comunidade", afirmou o gestor estadual.

Moradora do Oiteiros, Roseane Matias disse sentir-se satisfeita após ter um posicionamento positivo da Seduc, já que a maioria dos alunos dos povoados são do 6º e do 9º ano. “Amanhã já começa o ônibus. É uma conquista”, disse.

O líder comunitário do povoado Lavandeiras, Miltinho do Cardoso, disse que a proposta contempla os anseios das comunidades, já que o cartão de passagem continuará para os alunos do Ensino Médio, haverá transporte extra para os alunos do Fundamental e a ampliação das linhas do transporte coletivo também continuará beneficiando a comunidade como um todo. “Foi uma vitória. Resolvemos 99%. As linhas de transporte coletivo continuam ampliadas e liberou um ônibus do transporte escolar para os estudantes do Fundamental”, avalia.

A diretora da Regional 8, que contempla 53 escolas estaduais dos municípios da Grande Aracaju, profa. Marleide Cruz de Araújo, também se colocou à disposição das mães para apresentar as escolas estaduais de Nossa Senhora do Socorro, já que há uma opção também da matrícula mais perto das residências com a disponibilidade do transporte escolar. “É importante também lembrar que o transporte escolar é garantido por lei quando não se oferta o ensino naquela comunidade. Diferente de Nossa Senhora do Socorro, que tem os anos iniciais nos povoados e ensino integral na sede do município”, afirma.

Transporte escolar

Diariamente, a Seduc transporta uma média de 46 mil estudantes em toda rede estadual. Para alcançar a todos, a Secretaria conta com programas que dão suporte, a exemplo do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete), do Cartão Mais Aracaju/Seduc e de convênios, por meio do quais são repassados recursos financeiros aos municípios, além dos contratos firmados com empresas terceirizadas para a disponibilização de transporte na capital e no interior.

O Pete é uma parceria entre o Estado e os municípios. Atualmente, são 43 municípios conveniados atuando em regime de parceria com o Estado e mais de 600 linhas. A Seduc também conta com o transporte escolar para atender aos alunos da educação especial, com 62 vans preparadas e adaptadas. O Setran conta com uma comissão de fiscalização do transporte para acompanhar o cuidado com os ônibus, fiscalizar rotas e verificar o uso real do transporte, que é exclusivo para o aluno.

Em Aracaju e região metropolitana, existe uma parceria entre a Seduc e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju, que fornece o Cartão Mais Aracaju/Seduc, garantindo gratuidade no transporte público da capital e região metropolitana. Em Aracaju, em torno de 5 mil alunos de 26 escolas são atendidos com o cartão de passe escolar. Na região de Nossa Senhora do Socorro, a rede estadual, até o momento, possui 391 alunos cadastrados entre o 9º ano e o Ensino Médio em Aracaju para receber o cartão de passe escolar. Para o aluno que ainda não foi cadastrado, a Seduc orienta que procure a direção da escola, lembrando que o cartão é pessoal e intransferível.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 às 15:30:00