Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 17:30:00
Secretaria da Educação dialoga com alunos do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba
Encontro aconteceu na programação da 24ª edição do 'Sergipe é aqui', quando foi autorizado o projeto de reforma da unidade da rede estadual de ensino

Nesta quinta-feira, 21, durante a realização da 24ª edição do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’, em Indiaroba, foi assinada a autorização de elaboração do projeto para construção do novo Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça no município. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), construirá um novo prédio com 24 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, vestiários, arquibancada e toda a infraestrutura de serviços e atividades pedagógicas. O outro espaço será destinado a uma creche vinculada ao programa de Apoio aos Municípios para a Expansão da Educação Infantil (Ameei). Também foi assinada a doação de dois terrenos do município para o Estado oara a reforma e ampliação da unidade escolar.

A construção da nova escola resolverá demandas antigas da comunidade escolar e está orçada em mais de R$ 18 milhões em investimentos, já que o prédio atual não tinha condições de ampliação. O Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça tem 1.056 alunos matriculados e é uma das maiores unidades de ensino em quantidade de estudantes do sul sergipano.

Antes de assinar a autorização, o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, foi até a escola para conversar com representantes dos alunos e professores. Acompanhado pelo diretor da Diretoria Regional de Educação 1 (DRE1), Franz Rusemberg, o gestor estadual ouviu demandas como melhorias no refeitório, dos depósitos de alimentos perecíveis e a tão sonhada construção da quadra poliesportiva.

“Nada melhor do que a gente conversar com os representantes do governo para falarmos o que está acontecendo, já que a gente quer melhorias para nossa escola”, disse a presidente do grêmio estudantil, a aluna Pâmela de Oliveira Braga Conceição.

O secretário Zezinho Sobral lembrou que a doação do terreno pela administração municipal possibilitará a construção do novo prédio, com infraestrutura que ofertará mais condições de estudo. “Ouvimos os alunos e verificamos que, de fato, a escola não tinha condições de ampliar se ficasse no terreno antigo. Com a autorização do governador Fábio Mitidieri, vamos agilizar todo o processo para que comecemos o quanto antes as obras", disse.

O gestor ainda lembrou que a Seduc já tem um pré-projeto arquitetônico e levantamento topográfico em curso e que, com a autorização, serão elaborados os projetos complementares, como o hidráulico, sanitário, estrutural, de prevenção a incêndio e pânico, de climatização, de gás e drenagem, dentre outros, para que seja aberto o processo licitatório da obra.

“A escola Arquibaldo Mendonça e o grêmio estudantil nos convidaram para um bate-papo. Eles levantaram as problemáticas relativas ao espaço. É uma escola que tem climatização, mas tem limitação física. Já tínhamos vindo aqui e verificamos um espaço físico capaz de comportar a escola e de ter uma visão de futuro com praça, quadra. O diálogo foi positivo, mas vamos estabelecer um cronograma viável, apresentando ações administrativas que mostram a prioridade da escola e a necessidade do bem executar. A solução proposta foi bem entendida, vamos materializar junto ao município para que possamos ter uma nova área, para que possamos expandir contemplando a praça de esportes, salas e refeitórios, laboratórios”, completou Zezinho Sobral.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 17:30:00