Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 16:45:00
Representantes do Projeto Aula Digital apresentam resultados das ações tecnológicas realizadas na rede pública estadual
Estudantes utilizam tablets e notebooks para multiplicar o aprendizado em diversas áreas do conhecimento durante as aulas

Durante reunião na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), ocorrida na quarta-feira, 20, os membros do projeto Aula Digital apresentaram as novas iniciativas para o ano letivo de 2024, além de destacar os resultados das iniciativas que ocorrem desde 2017. Participaram da reunião os integrantes do Departamento de Educação (DED), os diretores regionais de Educação e as equipes da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Paramitas, que representam o programa ProFuturo.

Durante a reunião, foram evidenciados os principais pontos da aplicação do projeto nas escolas, além de apresentados os resultados das experiências. Entre as atividades apresentadas, foi citada a entrega da maleta digital aos estudantes, que acontece desde 2017 e oferece o uso de tablets para proporcionar dinâmicas mais interativas para as aulas em diversas áreas do conhecimento.

A dedicação e a evolução dos estudantes com o uso das tecnologias fazem parte do processo de adaptação ao mundo digital. A gerente de projetos educacionais, Lia Roitburd, conta as novidades para este ano. “Iremos implementar a matemática ProFuturo para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em que os estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental podem desenvolver as habilidades de matemática. Assim, o professor adapta melhor os conteúdos a partir do processo de cada estudante e analisa os resultados para avaliar o ritmo de cada um individualmente”, complementou.

A analista de projetos do Instituto Paramitas, Ana Oliveira, avalia que o olhar pedagógico é fundamental para atender às necessidades dos alunos. “Olhamos para os conteúdos digitais disponíveis e o que as escolas precisam. Integramos os conteúdos pedagógicos ProFuturo com novos materiais que mobilizam os professores a entenderem a lógica das iniciativas. Também desenvolvemos o guia de integração de programas, em que os projetos da escola são unificados com a aula digital, desenvolvendo mais habilidades e competências dos alunos”, explicou.

O secretário-executivo da Seduc, Marcel Resende, destaca os benefícios do projeto na rotina dos estudantes. "A capacitação dos professores em tecnologia educacional é muito interessante. São mais de 100 escolas beneficiadas desde 2017, e o projeto fortalece as habilidades em diversas áreas do conhecimento. Fazer as avaliações e utilizar a mala digital, que vem com notebooks e tablets, mobiliza a utilização de jogos educativos e abre as portas para a tecnologia no mundo educacional, que é o futuro da educação. Estamos plenamente satisfeitos. O projeto é exitoso, e vamos ampliar ainda mais o alcance desse programa", detalhou.

A representante do projeto Aula Digital em Sergipe, Claúdia Stippe, fala sobre os recursos educacionais utilizados. “Os conteúdos estão conectados ao currículo dos anos iniciais e do fundamental dois nas áreas de português, matemática, história, além das ciências da natureza e suas tecnologias. Assim, os alunos podem ter uma dinâmica com jogos e atividades para que compreendam o assunto. Quando o professor traz diversas ferramentas para os estudantes sobre o conteúdo, todos contam com a mesma oportunidade”, acrescentou.

O diretor do Serviço de Ensino Fundamental, Erinaldo Alves, revela que as atividades desenvolvidas pelos professores com os recursos oferecidos pelo projeto Aula Digital têm despertado cada vez mais o interesse pelos estudos entre os alunos da rede pública estadual. “Poder ter aulas nas quais eles têm oportunidades de manusear o tablet, resolver as atividades e criar estratégias de resolução dos exercícios, faz os olhinhos dos nossos estudantes brilharem, dá gosto de ver! É um projeto que deu certo e que, com certeza, ainda tem muito a contribuir com a rede estadual de ensino”, opinou.

A consultora de projetos sociais, Renata Salomé, relembra como o projeto se desenvolveu em Sergipe. “Na rede estadual, contamos com a colaboração de 29 municípios, com esse projeto de inclusão digital que foi amparado por uma formação qualificada de professores, com a finalidade de que a tecnologia atendesse às necessidades de uma mudança de prática pedagógica na sala de aula, servindo também como um meio potente para apoiar o processo de aprendizagem”, afirmou.

Renata comenta que os alunos se sentem mais motivados para ir às aulas diante do uso das tecnologias. “Os professores percebem o entusiasmo dos alunos para estar na escola utilizando os equipamentos, desenvolvendo as competências digitais que são bases para um futuro repleto de boas escolhas”, finalizou.

/ Notícias / educacao-cultura

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 16:45:00