Durante reunião na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), ocorrida na quarta-feira, 20, os membros do projeto Aula Digital apresentaram as novas iniciativas para o ano letivo de 2024, além de destacar os resultados das iniciativas que ocorrem desde 2017. Participaram da reunião os integrantes do Departamento de Educação (DED), os diretores regionais de Educação e as equipes da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Paramitas, que representam o programa ProFuturo.
Durante a reunião, foram evidenciados os principais pontos da aplicação do projeto nas escolas, além de apresentados os resultados das experiências. Entre as atividades apresentadas, foi citada a entrega da maleta digital aos estudantes, que acontece desde 2017 e oferece o uso de tablets para proporcionar dinâmicas mais interativas para as aulas em diversas áreas do conhecimento.
A dedicação e a evolução dos estudantes com o uso das tecnologias fazem parte do processo de adaptação ao mundo digital. A gerente de projetos educacionais, Lia Roitburd, conta as novidades para este ano. “Iremos implementar a matemática ProFuturo para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em que os estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental podem desenvolver as habilidades de matemática. Assim, o professor adapta melhor os conteúdos a partir do processo de cada estudante e analisa os resultados para avaliar o ritmo de cada um individualmente”, complementou.
A analista de projetos do Instituto Paramitas, Ana Oliveira, avalia que o olhar pedagógico é fundamental para atender às necessidades dos alunos. “Olhamos para os conteúdos digitais disponíveis e o que as escolas precisam. Integramos os conteúdos pedagógicos ProFuturo com novos materiais que mobilizam os professores a entenderem a lógica das iniciativas. Também desenvolvemos o guia de integração de programas, em que os projetos da escola são unificados com a aula digital, desenvolvendo mais habilidades e competências dos alunos”, explicou.
O secretário-executivo da Seduc, Marcel Resende, destaca os benefícios do projeto na rotina dos estudantes. "A capacitação dos professores em tecnologia educacional é muito interessante. São mais de 100 escolas beneficiadas desde 2017, e o projeto fortalece as habilidades em diversas áreas do conhecimento. Fazer as avaliações e utilizar a mala digital, que vem com notebooks e tablets, mobiliza a utilização de jogos educativos e abre as portas para a tecnologia no mundo educacional, que é o futuro da educação. Estamos plenamente satisfeitos. O projeto é exitoso, e vamos ampliar ainda mais o alcance desse programa", detalhou.
A representante do projeto Aula Digital em Sergipe, Claúdia Stippe, fala sobre os recursos educacionais utilizados. “Os conteúdos estão conectados ao currículo dos anos iniciais e do fundamental dois nas áreas de português, matemática, história, além das ciências da natureza e suas tecnologias. Assim, os alunos podem ter uma dinâmica com jogos e atividades para que compreendam o assunto. Quando o professor traz diversas ferramentas para os estudantes sobre o conteúdo, todos contam com a mesma oportunidade”, acrescentou.
O diretor do Serviço de Ensino Fundamental, Erinaldo Alves, revela que as atividades desenvolvidas pelos professores com os recursos oferecidos pelo projeto Aula Digital têm despertado cada vez mais o interesse pelos estudos entre os alunos da rede pública estadual. “Poder ter aulas nas quais eles têm oportunidades de manusear o tablet, resolver as atividades e criar estratégias de resolução dos exercícios, faz os olhinhos dos nossos estudantes brilharem, dá gosto de ver! É um projeto que deu certo e que, com certeza, ainda tem muito a contribuir com a rede estadual de ensino”, opinou.
A consultora de projetos sociais, Renata Salomé, relembra como o projeto se desenvolveu em Sergipe. “Na rede estadual, contamos com a colaboração de 29 municípios, com esse projeto de inclusão digital que foi amparado por uma formação qualificada de professores, com a finalidade de que a tecnologia atendesse às necessidades de uma mudança de prática pedagógica na sala de aula, servindo também como um meio potente para apoiar o processo de aprendizagem”, afirmou.
Renata comenta que os alunos se sentem mais motivados para ir às aulas diante do uso das tecnologias. “Os professores percebem o entusiasmo dos alunos para estar na escola utilizando os equipamentos, desenvolvendo as competências digitais que são bases para um futuro repleto de boas escolhas”, finalizou.
Durante reunião na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), ocorrida na quarta-feira, 20, os membros do projeto Aula Digital apresentaram as novas iniciativas para o ano letivo de 2024, além de destacar os resultados das iniciativas que ocorrem desde 2017. Participaram da reunião os integrantes do Departamento de Educação (DED), os diretores regionais de Educação e as equipes da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Paramitas, que representam o programa ProFuturo.
Durante a reunião, foram evidenciados os principais pontos da aplicação do projeto nas escolas, além de apresentados os resultados das experiências. Entre as atividades apresentadas, foi citada a entrega da maleta digital aos estudantes, que acontece desde 2017 e oferece o uso de tablets para proporcionar dinâmicas mais interativas para as aulas em diversas áreas do conhecimento.
A dedicação e a evolução dos estudantes com o uso das tecnologias fazem parte do processo de adaptação ao mundo digital. A gerente de projetos educacionais, Lia Roitburd, conta as novidades para este ano. “Iremos implementar a matemática ProFuturo para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, em que os estudantes dos anos iniciais e do ensino fundamental podem desenvolver as habilidades de matemática. Assim, o professor adapta melhor os conteúdos a partir do processo de cada estudante e analisa os resultados para avaliar o ritmo de cada um individualmente”, complementou.
A analista de projetos do Instituto Paramitas, Ana Oliveira, avalia que o olhar pedagógico é fundamental para atender às necessidades dos alunos. “Olhamos para os conteúdos digitais disponíveis e o que as escolas precisam. Integramos os conteúdos pedagógicos ProFuturo com novos materiais que mobilizam os professores a entenderem a lógica das iniciativas. Também desenvolvemos o guia de integração de programas, em que os projetos da escola são unificados com a aula digital, desenvolvendo mais habilidades e competências dos alunos”, explicou.
O secretário-executivo da Seduc, Marcel Resende, destaca os benefícios do projeto na rotina dos estudantes. "A capacitação dos professores em tecnologia educacional é muito interessante. São mais de 100 escolas beneficiadas desde 2017, e o projeto fortalece as habilidades em diversas áreas do conhecimento. Fazer as avaliações e utilizar a mala digital, que vem com notebooks e tablets, mobiliza a utilização de jogos educativos e abre as portas para a tecnologia no mundo educacional, que é o futuro da educação. Estamos plenamente satisfeitos. O projeto é exitoso, e vamos ampliar ainda mais o alcance desse programa", detalhou.
A representante do projeto Aula Digital em Sergipe, Claúdia Stippe, fala sobre os recursos educacionais utilizados. “Os conteúdos estão conectados ao currículo dos anos iniciais e do fundamental dois nas áreas de português, matemática, história, além das ciências da natureza e suas tecnologias. Assim, os alunos podem ter uma dinâmica com jogos e atividades para que compreendam o assunto. Quando o professor traz diversas ferramentas para os estudantes sobre o conteúdo, todos contam com a mesma oportunidade”, acrescentou.
O diretor do Serviço de Ensino Fundamental, Erinaldo Alves, revela que as atividades desenvolvidas pelos professores com os recursos oferecidos pelo projeto Aula Digital têm despertado cada vez mais o interesse pelos estudos entre os alunos da rede pública estadual. “Poder ter aulas nas quais eles têm oportunidades de manusear o tablet, resolver as atividades e criar estratégias de resolução dos exercícios, faz os olhinhos dos nossos estudantes brilharem, dá gosto de ver! É um projeto que deu certo e que, com certeza, ainda tem muito a contribuir com a rede estadual de ensino”, opinou.
A consultora de projetos sociais, Renata Salomé, relembra como o projeto se desenvolveu em Sergipe. “Na rede estadual, contamos com a colaboração de 29 municípios, com esse projeto de inclusão digital que foi amparado por uma formação qualificada de professores, com a finalidade de que a tecnologia atendesse às necessidades de uma mudança de prática pedagógica na sala de aula, servindo também como um meio potente para apoiar o processo de aprendizagem”, afirmou.
Renata comenta que os alunos se sentem mais motivados para ir às aulas diante do uso das tecnologias. “Os professores percebem o entusiasmo dos alunos para estar na escola utilizando os equipamentos, desenvolvendo as competências digitais que são bases para um futuro repleto de boas escolhas”, finalizou.