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Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 às 21:00:00
Projeto StartUp beneficia 80 jovens estudantes das redes públicas de ensino de Sergipe
De todas as vagas ofertadas, 46,5% foram preenchidas por meninas com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero na área produtiva de Tecnologia e Inovação

Oitenta jovens estudantes das redes públicas de ensino de Sergipe participaram, na tarde desta segunda-feira, 4, no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, da solenidade de lançamento da segunda edição do projeto StartUp, vinculado ao Programa Inovar-se. A ação educativa voltada à inovação tecnológica terá duração de oito meses. Os alunos selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 300 por mês para se dedicar às pesquisas.

O gestor de projetos sociais do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Vitor Vaz, aproveitou a abertura do evento para desejar boas-vindas aos novos estudantes. Ele também explicou os objetivos do projeto Startup, bem como apresentou os resultados obtidos na primeira edição, realizada em 2023. 

“Na primeira edição, foram contemplados 70 estudantes. No entanto, tivemos algumas evasões devido à não existência de bolsa de estudos. Para 2024, buscamos corrigir alguns problemas identificados na primeira edição e, portanto, estão sendo beneficiados 80 estudantes, todos oriundos de escolas públicas, alunos do ensino médio e egressos que se encontram na condição de ‘nem-nem’ - nem estudam, nem trabalham -, mas que estão interessados em conhecer novas perspectivas para suas vidas. Para esta nova turma, estão sendo disponibilizadas bolsas de estudos que contribuem com a permanência desses jovens durante todo o processo de ensino-aprendizagem”, disse.

Outro dado significativo apresentado pelo gestor do SergipeTec diz respeito à distribuição de vagas por gênero. De todas as vagas ofertadas, 46,5% foram preenchidas por meninas. “Pesquisas recentes indicam que, apesar de a maior parcela de pessoas que consomem jogos online serem mulheres, ainda assim 70% dos cargos ocupados na área produtiva de Tecnologia e Inovação são para homens. Diante desses números, queremos estimular a presença feminina nesse espaço. Queremos que as mulheres sejam consumidoras, mas também produtoras de conteúdo online. Por isso, temos incentivado a presença crescente de meninas em nossos projetos. Espero que numa próxima edição já tenhamos atingido a proporção de 50% de participação para mulheres e os outros 50% para os homens”, acrescenta Vitor Vaz.

O diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, Max Matias, fez questão de prestigiar o evento de lançamento, juntamente com os 42 estudantes de sua escola que foram selecionados para a segunda edição do projeto StartUp. “No ano passado, tivemos um grupo menor de estudantes participando, entretanto, eles se saíram tão bem que chegaram a conquistar o prêmio de melhor projeto durante o Pit Day. Essa repercussão positiva possibilitou que alunos nossos garantissem estágios no SergipeTec. Para esta segunda edição, ampliamos a nossa presença no projeto e esperamos que mais resultados positivos venham nos surpreender nos próximos meses”, destaca.

Presença feminina

Aluna egressa do Colégio Estadual Tobias Barreto, Izabely Fernandes é, atualmente, estudante do curso de Física-Astrofísica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela ocupou o palco para expressar seu sentimento ao fazer parte da primeira edição do projeto StartUp. “Durante estes oito meses muitas coisas irão acontecer. Por diversas razões, vocês pensarão em desistir. O que eu posso dizer para vocês, por experiência própria, é: resistam à tentação e persistam com seus sonhos. Só assim vocês chegarão aonde querem”, enfatiza. 

A aluna egressa do Colégio Estadual Barão de Mauá, Fernanda da Silva Ramos, foi uma das meninas selecionadas para a segunda edição do projeto StartUp, e se diz feliz com a oportunidade que recebeu. “Minhas expectativas são altas. Eu pretendo desenvolver novas habilidades, aperfeiçoar a comunicação, além de fazer novas amizades. Para mim, pensar em inovações tecnológicas é uma novidade, mas eu estou aberta ao novo”, afirma a jovem.

A estudante Maer Salal Has Baz Oliveira Rodrigues, da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Armindo Guaraná, comenta que sua participação no projeto vai lhe proporcionar maior experiência prática e curricular. “Eu tenho interesse em trabalhar com inovação tecnológica, por isso entendo que participar deste projeto será de grande ajuda para o meu futuro profissional”, frisa a aluna. 

Escolas parceiras

Os estudantes participantes são oriundos de 11 escolas das redes públicas de ensino de Sergipe. São elas: Colégio Estadual Tobias Barreto, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio Estadual 24 de Outubro e Colégio Estadual Olavo Bilac (Aracaju); Colégio Estadual Pardo Diniz Gonçalves (Areia Branca); Colégio Estadual Leandro Maciel (Pacatuba); Colégio Estadual Armindo Guaraná, Colégio Estadual Elísio Carmelo, Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha e Colégio Estadual Pe. Gaspar Lourenço, além do Colégio de Aplicação da UFS (São Cristóvão).  

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Projeto StartUp beneficia 80 jovens estudantes das redes públicas de ensino de Sergipe
De todas as vagas ofertadas, 46,5% foram preenchidas por meninas com o objetivo de reduzir a desigualdade de gênero na área produtiva de Tecnologia e Inovação
Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 às 21:00:00

Oitenta jovens estudantes das redes públicas de ensino de Sergipe participaram, na tarde desta segunda-feira, 4, no auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, da solenidade de lançamento da segunda edição do projeto StartUp, vinculado ao Programa Inovar-se. A ação educativa voltada à inovação tecnológica terá duração de oito meses. Os alunos selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 300 por mês para se dedicar às pesquisas.

O gestor de projetos sociais do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Vitor Vaz, aproveitou a abertura do evento para desejar boas-vindas aos novos estudantes. Ele também explicou os objetivos do projeto Startup, bem como apresentou os resultados obtidos na primeira edição, realizada em 2023. 

“Na primeira edição, foram contemplados 70 estudantes. No entanto, tivemos algumas evasões devido à não existência de bolsa de estudos. Para 2024, buscamos corrigir alguns problemas identificados na primeira edição e, portanto, estão sendo beneficiados 80 estudantes, todos oriundos de escolas públicas, alunos do ensino médio e egressos que se encontram na condição de ‘nem-nem’ - nem estudam, nem trabalham -, mas que estão interessados em conhecer novas perspectivas para suas vidas. Para esta nova turma, estão sendo disponibilizadas bolsas de estudos que contribuem com a permanência desses jovens durante todo o processo de ensino-aprendizagem”, disse.

Outro dado significativo apresentado pelo gestor do SergipeTec diz respeito à distribuição de vagas por gênero. De todas as vagas ofertadas, 46,5% foram preenchidas por meninas. “Pesquisas recentes indicam que, apesar de a maior parcela de pessoas que consomem jogos online serem mulheres, ainda assim 70% dos cargos ocupados na área produtiva de Tecnologia e Inovação são para homens. Diante desses números, queremos estimular a presença feminina nesse espaço. Queremos que as mulheres sejam consumidoras, mas também produtoras de conteúdo online. Por isso, temos incentivado a presença crescente de meninas em nossos projetos. Espero que numa próxima edição já tenhamos atingido a proporção de 50% de participação para mulheres e os outros 50% para os homens”, acrescenta Vitor Vaz.

O diretor do Colégio Estadual Armindo Guaraná, Max Matias, fez questão de prestigiar o evento de lançamento, juntamente com os 42 estudantes de sua escola que foram selecionados para a segunda edição do projeto StartUp. “No ano passado, tivemos um grupo menor de estudantes participando, entretanto, eles se saíram tão bem que chegaram a conquistar o prêmio de melhor projeto durante o Pit Day. Essa repercussão positiva possibilitou que alunos nossos garantissem estágios no SergipeTec. Para esta segunda edição, ampliamos a nossa presença no projeto e esperamos que mais resultados positivos venham nos surpreender nos próximos meses”, destaca.

Presença feminina

Aluna egressa do Colégio Estadual Tobias Barreto, Izabely Fernandes é, atualmente, estudante do curso de Física-Astrofísica da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela ocupou o palco para expressar seu sentimento ao fazer parte da primeira edição do projeto StartUp. “Durante estes oito meses muitas coisas irão acontecer. Por diversas razões, vocês pensarão em desistir. O que eu posso dizer para vocês, por experiência própria, é: resistam à tentação e persistam com seus sonhos. Só assim vocês chegarão aonde querem”, enfatiza. 

A aluna egressa do Colégio Estadual Barão de Mauá, Fernanda da Silva Ramos, foi uma das meninas selecionadas para a segunda edição do projeto StartUp, e se diz feliz com a oportunidade que recebeu. “Minhas expectativas são altas. Eu pretendo desenvolver novas habilidades, aperfeiçoar a comunicação, além de fazer novas amizades. Para mim, pensar em inovações tecnológicas é uma novidade, mas eu estou aberta ao novo”, afirma a jovem.

A estudante Maer Salal Has Baz Oliveira Rodrigues, da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Armindo Guaraná, comenta que sua participação no projeto vai lhe proporcionar maior experiência prática e curricular. “Eu tenho interesse em trabalhar com inovação tecnológica, por isso entendo que participar deste projeto será de grande ajuda para o meu futuro profissional”, frisa a aluna. 

Escolas parceiras

Os estudantes participantes são oriundos de 11 escolas das redes públicas de ensino de Sergipe. São elas: Colégio Estadual Tobias Barreto, Colégio Estadual Barão de Mauá, Colégio Estadual 24 de Outubro e Colégio Estadual Olavo Bilac (Aracaju); Colégio Estadual Pardo Diniz Gonçalves (Areia Branca); Colégio Estadual Leandro Maciel (Pacatuba); Colégio Estadual Armindo Guaraná, Colégio Estadual Elísio Carmelo, Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha e Colégio Estadual Pe. Gaspar Lourenço, além do Colégio de Aplicação da UFS (São Cristóvão).