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Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 16:15:00
Professores da rede pública estadual são classificados no Prêmio Educador Transformador 2024
O professor Givaldo Batista da Silva, do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, participará da etapa regional Nordeste

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Bett Brasil e o Instituto Significare divulgaram nesta quinta-feira, 21, a lista de professores classificados na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador 2024. Sergipe foi contemplado com 18 educadores transformadores e, na categoria ‘Ensino Médio’, os três projetos selecionados foram desenvolvidos em escolas da rede pública estadual de ensino.

No primeiro lugar, foi selecionado o ‘Plant Therapy: produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL’, orientado pelo professor Givanildo Batista da Silva, que lecionava, na época, no Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, e agora está lotado no Centro de Excelência Leandro Maciel. 

Em segundo lugar, ficou o projeto ‘Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento’, do professor Makel Bruno Oliveira Santos, do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, em Umbaúba; e em 3° lugar o ‘Ecobags de papel de palha de coqueiro - uma alternativa sustentável para substituir as sacolas plásticas usadas na feira livre de Umbaúba/SE’, orientado pela professora Darcylaine Vieira Martins.

O professor Givanildo Batista da Silva, do Colégio Estadual José Rollemberg Leite, foi credenciado a participar da etapa Regional Nordeste. A partir desta segunda etapa, sairão os finalistas regionais, que participarão da etapa Nacional. A cerimônia de entrega do prêmio será durante a programação da Bett Brasil 2024, que acontecerá no período de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Givanildo Batista disse que o projeto desenvolvido em 2023 por alunos do Centro de Excelência José Rollemberg extrai plantas fitoterapêuticas cultivadas na própria escola e a partir daí produzem gel, álcool e sabonetes. “Esse projeto é a consolidação de um trabalho coletivo. Estou feliz por estar na Regional, e não é só meu, é um prêmio da educação básica sergipana, dos alunos, do professor Bosco, do Professor Celso, da equipe diretiva. A inclusão de um aluno surdo no projeto foi um divisor de águas. Os alunos criaram a partir daí um clube de Libras para melhorar a comunicação”, explicou.

O mesmo projeto ‘Plant Therapy: produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL’ foi premiado em primeiro lugar na categoria ‘Ciências’ da Cienart 2024, realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); participou também da Feira do Agreste, em Itabaiana, e integrantes ministraram oficinas em outras feiras. O projeto tem como colaboradores os professores Bosco Luiz Almeida (Física), Antônio Celso Freitas (Biologia) e Andreza Cristina Andrade (diretora).

No segundo lugar da etapa estadual, o professor Makel Bruno, do Colégio Anfilófio Fernandes, recebeu a notícia da segunda colocação no Educador Transformador em São Paulo, quando participou com o mesmo projeto da Febrace 2024. “O prêmio é conhecido como o maior do país na categoria Educação Empreendedora e demonstra que está valendo o trabalho árduo. Vem reforçar o impacto positivo que a educação empreendedora tem na educação dos nossos jovens. Com esse selo de segundo lugar em mãos, sinto-me mais motivado a continuar a jornada educativa buscando sempre inovar e inspirar cada vez mais os alunos”, afirmou.

Para a professora Darcylaine Vieira Martins, que na época desenvolveu o projeto ‘Ecobags de papel de palha de coqueiro’, no Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, o terceiro lugar é mais do que um reconhecimento, é a validação do compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a educação transformadora.

Valorização do Educador Transformador

A professora Darcylaine, que hoje leciona no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, é veterana no fomento à iniciação científica e pesquisa na rede pública estadual de ensino, e vê o Educador Transformador sob a ótica do impacto positivo que o projeto teve, tanto na comunidade quanto no meio ambiente. “Reforça a importância de continuar buscando soluções criativas e conscientes para os desafios contemporâneos. Estou grata pela oportunidade de inspirar outros educadores e alunos a abraçarem iniciativas que promovam um futuro mais sustentável e consciente”, disse.

Além disso, segundo a professora, o Prêmio Educador Transformador representa um marco significativo para a carreira de qualquer profissional que fomenta e empreende iniciação científica. “Ele valida não apenas meu esforço individual, mas também o trabalho em equipe, o engajamento dos alunos e a parceria com a comunidade. Esse reconhecimento fortalece minha convicção de que a educação é uma ferramenta poderosa para promover mudanças positivas e construir um futuro melhor para todos. Estou emocionada ao ver o impacto do nosso trabalho sendo reconhecido e estou ainda mais motivada a continuar incentivando a inovação e a sustentabilidade em nossa instituição educacional e além dela”, afirmou Darcylaine Vieira.

O Prêmio Educador Transformador entra na segunda edição e é um dos principais programas de valorização que visa a valorizar e divulgar projetos e educadores promotores de experiências exitosas e projetos inovadores nas escolas por todas as regiões do Brasil, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Puderam se inscrever professores de escolas públicas e privadas, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.    

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Professores da rede pública estadual são classificados no Prêmio Educador Transformador 2024
O professor Givaldo Batista da Silva, do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju, participará da etapa regional Nordeste
Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 16:15:00

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Bett Brasil e o Instituto Significare divulgaram nesta quinta-feira, 21, a lista de professores classificados na etapa estadual do Prêmio Educador Transformador 2024. Sergipe foi contemplado com 18 educadores transformadores e, na categoria ‘Ensino Médio’, os três projetos selecionados foram desenvolvidos em escolas da rede pública estadual de ensino.

No primeiro lugar, foi selecionado o ‘Plant Therapy: produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL’, orientado pelo professor Givanildo Batista da Silva, que lecionava, na época, no Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, e agora está lotado no Centro de Excelência Leandro Maciel. 

Em segundo lugar, ficou o projeto ‘Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento’, do professor Makel Bruno Oliveira Santos, do Colégio Estadual Anfilófio Fernandes, em Umbaúba; e em 3° lugar o ‘Ecobags de papel de palha de coqueiro - uma alternativa sustentável para substituir as sacolas plásticas usadas na feira livre de Umbaúba/SE’, orientado pela professora Darcylaine Vieira Martins.

O professor Givanildo Batista da Silva, do Colégio Estadual José Rollemberg Leite, foi credenciado a participar da etapa Regional Nordeste. A partir desta segunda etapa, sairão os finalistas regionais, que participarão da etapa Nacional. A cerimônia de entrega do prêmio será durante a programação da Bett Brasil 2024, que acontecerá no período de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Givanildo Batista disse que o projeto desenvolvido em 2023 por alunos do Centro de Excelência José Rollemberg extrai plantas fitoterapêuticas cultivadas na própria escola e a partir daí produzem gel, álcool e sabonetes. “Esse projeto é a consolidação de um trabalho coletivo. Estou feliz por estar na Regional, e não é só meu, é um prêmio da educação básica sergipana, dos alunos, do professor Bosco, do Professor Celso, da equipe diretiva. A inclusão de um aluno surdo no projeto foi um divisor de águas. Os alunos criaram a partir daí um clube de Libras para melhorar a comunicação”, explicou.

O mesmo projeto ‘Plant Therapy: produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL’ foi premiado em primeiro lugar na categoria ‘Ciências’ da Cienart 2024, realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); participou também da Feira do Agreste, em Itabaiana, e integrantes ministraram oficinas em outras feiras. O projeto tem como colaboradores os professores Bosco Luiz Almeida (Física), Antônio Celso Freitas (Biologia) e Andreza Cristina Andrade (diretora).

No segundo lugar da etapa estadual, o professor Makel Bruno, do Colégio Anfilófio Fernandes, recebeu a notícia da segunda colocação no Educador Transformador em São Paulo, quando participou com o mesmo projeto da Febrace 2024. “O prêmio é conhecido como o maior do país na categoria Educação Empreendedora e demonstra que está valendo o trabalho árduo. Vem reforçar o impacto positivo que a educação empreendedora tem na educação dos nossos jovens. Com esse selo de segundo lugar em mãos, sinto-me mais motivado a continuar a jornada educativa buscando sempre inovar e inspirar cada vez mais os alunos”, afirmou.

Para a professora Darcylaine Vieira Martins, que na época desenvolveu o projeto ‘Ecobags de papel de palha de coqueiro’, no Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, o terceiro lugar é mais do que um reconhecimento, é a validação do compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a educação transformadora.

Valorização do Educador Transformador

A professora Darcylaine, que hoje leciona no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, é veterana no fomento à iniciação científica e pesquisa na rede pública estadual de ensino, e vê o Educador Transformador sob a ótica do impacto positivo que o projeto teve, tanto na comunidade quanto no meio ambiente. “Reforça a importância de continuar buscando soluções criativas e conscientes para os desafios contemporâneos. Estou grata pela oportunidade de inspirar outros educadores e alunos a abraçarem iniciativas que promovam um futuro mais sustentável e consciente”, disse.

Além disso, segundo a professora, o Prêmio Educador Transformador representa um marco significativo para a carreira de qualquer profissional que fomenta e empreende iniciação científica. “Ele valida não apenas meu esforço individual, mas também o trabalho em equipe, o engajamento dos alunos e a parceria com a comunidade. Esse reconhecimento fortalece minha convicção de que a educação é uma ferramenta poderosa para promover mudanças positivas e construir um futuro melhor para todos. Estou emocionada ao ver o impacto do nosso trabalho sendo reconhecido e estou ainda mais motivada a continuar incentivando a inovação e a sustentabilidade em nossa instituição educacional e além dela”, afirmou Darcylaine Vieira.

O Prêmio Educador Transformador entra na segunda edição e é um dos principais programas de valorização que visa a valorizar e divulgar projetos e educadores promotores de experiências exitosas e projetos inovadores nas escolas por todas as regiões do Brasil, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Puderam se inscrever professores de escolas públicas e privadas, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.