Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 15:30:00
Professores da rede pública estadual representarão Sergipe na regional do Prêmio Educador Transformador 2024
Sergipe será representado nas sete categorias, e duas delas, por professores da rede pública estadual de ensino

Os professores da rede pública estadual de ensino Givanildo Batista da Silva (Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju) e Marluce Pinto dos Santos (Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Prof. Marcos Ferreira, de Simão Dias) representarão Sergipe na etapa regional Nordeste do Prêmio Educador Transformador 2024. Os professores foram os finalistas na etapa estadual nas categorias “Ensino Médio” e “Educação de Jovens e Adultos”, respectivamente, e vão concorrer com mais outros finalistas de cada estado nordestino ao prêmio nacional.

A professora Marluce Pinto inscreveu o projeto “O Cordel que transforma”, que consiste em uma disciplina integradora denominada "Atividade Integradora: Linguagens e Códigos”, realizada no período do primeiro semestre de 2023, no Centro de Referência de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias.

Para Marluce, “O Cordel que transforma” é um projeto especial que busca promover a valorização da literatura de cordel dentro da escola e da sociedade e difundir o hábito de ler e escrever entre os estudantes, proporcionando uma viagem fascinante a um universo textual, completamente diferente do habitual.

“É um privilégio ser reconhecida pelo meu trabalho, realizado com muita dedicação, durante anos de minha carreira. Que esse prêmio me inspire a continuar buscando uma educação de excelência, sempre em prol dos meus alunos”, disse a professora.

No primeiro lugar da categoria “Ensino Médio” foi selecionado o “Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL”, orientado pelo professor Givanildo Batista da Silva, que lecionava, na época, no Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, e agora está lotado no Centro de Excelência Leandro Maciel.

Givanildo Batista disse que o projeto desenvolvido em 2023 por alunos do Centro de Excelência José Rollemberg extrai plantas fitoterápicas cultivadas na própria escola e a partir daí produzem gel, álcool e sabonetes. “Esse projeto é a consolidação de um trabalho coletivo. Estou feliz por estar na Regional. E não é só meu; é um prêmio da educação básica sergipana, dos alunos, do professor Bosco, do professor Celso, e da equipe diretiva. A inclusão de um aluno surdo no projeto foi um divisor de águas. Os alunos criaram a partir daí um clube de Libras para melhorar a comunicação”, explicou.

O mesmo projeto "Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL” foi premiado em primeiro lugar na categoria “Ciências” da Cienart 2023, realizada pela Universidade Federal de Sergipe; participou também da Feira do Agreste, em Itabaiana. Integrantes ministraram oficinas em outras feiras. O projeto tem como colaboradores os professores Bosco Luiz Almeida (Física), Antônio Celso Freitas (Biologia) e Andreza Cristina Andrade (diretora).

A partir dessa segunda etapa, sairão os finalistas regionais, que participarão da etapa nacional. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na programação da Bett Brasil 2024, que acontecerá no período de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Valorização do Educador Transformador

O Prêmio Educador Transformador é conduzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bett Brasil e Instituto Significare. O Prêmio Educador Transformador entra na segunda edição e é um dos principais programas de valorização que visa valorizar e divulgar projetos e educadores promotores de experiências exitosas e projetos inovadores nas escolas por todas as regiões do Brasil, descobrindo problemas e oportunidades, transformando ideias e formulando respostas para problemas reais da vida.

Puderam se inscrever professores de escolas públicas e privadas, nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior.

Veja a lista completa dos finalistas na etapa estadual:

EDUCAÇÃO INFANTIL (SE)
1° lugar: Infâncias brincantes - Ivana Cristina Santana

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (SE)
1° lugar: Uma nova visão no cultivo das plantas - Tania Maria Silva Santos

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (SE)
1° lugar: Empreender mulher: a representação do trabalho artesanal das mulheres vassoureiras do Pov. Muquém, Itabaianinha/SE - Marcos Paixão Bastos dos Santos Banco

ENSINO MÉDIO (SE)
1° lugar: Plant Therapy: Produção de sabonetes terapêuticos e álcool em gel aromático, a partir de óleos essenciais extraídos de plantas do CEJRL - Givanildo Batista da Silva

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (SE)
1° lugar: Upcycling: A Moda agora - Thays Ribeiro

ENSINO SUPERIOR (SE)
1° lugar: Arte, educação e empreendedorismo social - Rosane Bezerra Soares

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) (SE)
1° lugar:  O cordel que transforma - Marluce Pinto dos Santos.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 15:30:00

Valorização do Educador Transformador

Veja a lista completa dos finalistas na etapa estadual:

EDUCAÇÃO INFANTIL (SE)
1° lugar: Infâncias brincantes - Ivana Cristina Santana

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS (SE)
1° lugar: Uma nova visão no cultivo das plantas - Tania Maria Silva Santos

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS (SE)

ENSINO MÉDIO (SE)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (SE)
1° lugar: Upcycling: A Moda agora - Thays Ribeiro

ENSINO SUPERIOR (SE)
1° lugar: Arte, educação e empreendedorismo social - Rosane Bezerra Soares

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) (SE)
1° lugar:  O cordel que transforma - Marluce Pinto dos Santos.