Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 16:30:00
Novo sistema do Profin facilita o controle sobre gastos de escolas da rede estadual
Com essa plataforma, a prestação de contas passa a ser feita de maneira instantânea pelas escolas

Foi lançado nesta terça-feira, 26, o novo sistema do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin), que dá mais agilidade à prestação de contas e despesas das escolas da rede pública estadual de ensino. Com essa plataforma, a prestação de contas passa a ser feita de maneira instantânea, facilitando o controle por parte da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) nos gastos das escolas.

A técnica do núcleo Profin do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Josimara Santos, descreve que o sistema dá às unidades escolares um controle maior dos recursos disponíveis para realizar melhorias no ambiente escolar. “Dentro dessa plataforma, a prestação de contas pode ser feita em tempo real. Antes poderia levar até dois anos. Através dela, temos uma perspectiva de quanto a escola tem de recursos, quanto ela vai gastar e se precisará de um suporte, o que estaríamos já preparados para dar”, adiciona Josimara.

Além do lançamento do sistema, as diretorias regionais de educação (DREs) promoverão treinamentos com os técnicos responsáveis, repassando o passo a passo de utilização da plataforma.

Para a técnica da DRE 7 - alto sertão sergipano -, Maria Rosa, o sistema dá mais agilidade à prestação de contas das escolas, facilitando, por exemplo, a prestação de contas do ano anterior, realizada em janeiro. “Essa plataforma vai facilitar muito a vida do gestor, que tem de lidar com os gastos das escolas, e com os treinamentos vamos poder ter essa facilidade no manejo com o sistema. Vai ser muito bom”, conta a técnica.

Profin

O Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin) foi instituído pela Lei nº. 8.494-A, de 28 de dezembro de 2018. O objetivo do programa é prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica da rede estadual em Sergipe, a fim de promover melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica, com vistas a garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, por meio do compromisso com o desenvolvimento de uma escola voltada para a formação cidadã, a efetividade, a democratização de políticas públicas inclusivas de educação, esporte, lazer, juventude e cultura, assim como fortalecer a participação da comunidade e a autogestão escolar.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 26 de Março de 2024 às 16:30:00