Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 16:45:00
Inscrições para a Olimpíada Nacional em História do Brasil estão abertas para estudantes e professores da rede estadual
Maior olimpíada da disciplina do país, a ONHB traz como novidade para este ano a isenção da taxa de inscrição para alunos e professores da rede pública interessados na competição

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que as inscrições para a maior competição de História do país, a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), estão abertas até o dia 26 de abril por meio do endereço eletrônico da ONHB. Promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a olimpíada chega à sua 16ª edição e contará com uma novidade mais do que especial para estudantes e professores de escolas públicas, como é o caso da rede estadual sergipana. Além das ofertas de bolsas de Iniciação Científica Júnior, haverá gratuidade total nas inscrições para os alunos provenientes de escolas públicas.

Segundo o site da ONHB, a gratuidade nas inscrições para as escolas públicas é uma grande conquista que aumenta ainda mais o acesso desses estudantes à olimpíada. O professor e embaixador da ONHB em Sergipe, Jorge Monteiro, que também é técnico do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades/Seduc), destacou que, anteriormente, o pagamento da taxa desestimulava a participação de muitos colegas professores. “Agora, não será necessário tirar do bolso o valor da taxa. Vamos torcer para que os estudantes de nosso estado alcancem o lugar mais alto do pódio”, ressaltou Jorge Monteiro.

Para os estudantes de escolas particulares interessados na ONHB, as inscrições poderão ser efetuadas com desconto no valor final até o dia 12 de abril.

Para participar da competição, de acordo com o regulamento oficial da ONHB, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio. A edição deste ano terá início no dia 6 de maio. Serão realizadas seis fases online, com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas, São Paulo.

Como é realizada cada fase?

As seis etapas online têm a duração de uma semana cada, envolvendo perguntas de múltipla escolha e realização de tarefas. Além da história do Brasil, os temas abordados incluem geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades, proporcionando uma plataforma para discussão de assuntos muitas vezes negligenciados em sala de aula ou nos livros didáticos.

A ONHB confirmou uma mudança significativa para 2024, que é a separação da competição por níveis educacionais. Isso significa que equipes de estudantes dos ensinos fundamental e médio competirão entre si, mantendo um equilíbrio justo entre os participantes. O número de equipes avançando em cada fase será determinado pelo número de inscritos em cada nível de ensino. Na final, serão entregues 75 medalhas ao todo.

A 15ª edição das olimpíadas contou com a participação de mais de 122 mil pessoas inscritas, um número recorde, 60% maior do que o registrado em 2022. Sergipe registrou 625 equipes, sendo 147 delas da rede pública estadual de ensino, maiores números registrados até hoje. Das quatro equipes convocadas para a final em Campinas, duas delas foram instituições de ensino estadual, o Colégio Estadual Professor José Franklin, localizado na Barra dos Coqueiros, e o Centro de Excelência Doutor Alcides Pereira, de Maruim, ambos da Diretoria Regional da Grande Aracaju (DRE8).

Premiações

Como novidades na premiação deste ano, está inclusa a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para alunos de escolas públicas que se destacarem nas pontuações dentro de seus respectivos níveis de ensino e estados. Essas bolsas têm a duração de 12 meses e exigem que os estudantes participem de pelo menos um dos projetos da ONHB em 2024 e 2025.

Além disso, a ONHB integra o edital 'Vagas Olímpicas' da Unicamp, oferecendo aos participantes a chance de concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da instituição, com isenção do vestibular, com base em seu desempenho na olimpíada.

Para mais informações sobre o regulamento e as inscrições, basta acessar o endereço eletrônico https://www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb16/regulamento.

/ Notícias / educacao-cultura

Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 16:45:00

Como é realizada cada fase?

Premiações