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Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024 às 15:00:00
Governo de Sergipe investe na modernização da área de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nas escolas estaduais
Seduc está implementando uma solução de segurança e conectividade integrada, o que possibilita acesso seguro à internet nos ambientes das escolas, já implantada em 110 escolas da rede estadual

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), tem realizado investimentos significativos na área de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) com o intuito de desenvolver uma série de ações que visam à modernização do ensino na rede pública estadual. Com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, a Seduc implementa uma solução de segurança e conectividade integrada, o que possibilita o acesso seguro à internet nos ambientes das escolas, preferencialmente em todas as salas de aula, por meio de dispositivos wi-fi.

“Mediante ferramentas de gestão, a Seduc gerencia a utilização da rede de internet e dos dispositivos das escolas, monitorando o uso seguro e responsável, garantindo a proteção de dados dos usuários a partir do que é recomendado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A solução está implantada em 110 unidades escolares e, até o fim deste ano, pretende-se alcançar 50% da rede estadual de educação”, afirma o diretor da Assessoria de Tecnologia e Informática da Seduc, Breno Carmo do Nascimento Santos.

Dessa forma, as unidades escolares beneficiadas terão os recursos necessários para a execução dos projetos tecnológicos com a possibilidade do uso de recursos educacionais digitais. Assim, para reestruturar os laboratórios de informática e possibilitar o uso da tecnologia em sala de aula, estão previstos investimentos para aquisição de novos computadores, dispositivos móveis (notebooks e tablets) com estações de recarga e serviços de infraestrutura para conexão dos equipamentos. 

Em 2023, o Governo de Sergipe executou importantes ações voltadas ao ambiente tecnológico em diversas frentes. Na área de infraestrutura houve investimentos na ampliação, reestruturação e manutenção dos laboratórios de TDIC, além da aquisição de novos equipamentos e de internet de alta conectividade. No campo do conhecimento, o incentivo à formação de profissionais da educação para o uso das linguagens tecnológicas e digitais de maneira significativa, reflexiva e ética, via cursos ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), foi outra frente de atuação da secretaria, bem como a garantia de acesso dos estudantes às tecnologias digitais para a melhoria dos resultados mediante uma educação hídrica e o letramento digital e informacional.

Integração de novas tecnologias

De maneira estratégica, esse conjunto de ações reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a integração de novas tecnologias na educação pública dos sergipanos, começando pelos investimentos para ampliação, reestruturação e manutenção dos laboratórios de TDIC. Atualmente, das 319 unidades escolares da rede estadual, 256 contam com laboratórios de Tecnologia da Informação. Desse total, 22 novos laboratórios foram implementados, 90 foram revisados e 19 foram reestruturados. Também foram adicionados nos laboratórios 658 computadores novos, com recursos na ordem de R$ 3.636.108,00.

De acordo com o diretor da Astin, o investimento realizado nos laboratórios de TIC das escolas é uma medida positiva, pois a tecnologia desempenha um papel vital na preparação dos alunos para o mundo digital atual. “É de extrema importância promover a igualdade de acesso à tecnologia educacional e fortalecer a infraestrutura das escolas para atender às demandas da sociedade contemporânea. No entanto, é crucial monitorar continuamente a eficácia desses laboratórios e garantir que eles estejam sendo utilizados de maneira eficiente para melhorar o aprendizado dos alunos”, destaca.

Breno explica ainda que, dos 256 laboratórios de TDIC, 90 foram revisados. “Essa revisão pode incluir a verificação do estado dos equipamentos, a atualização de softwares e a avaliação da eficácia do uso desses laboratórios no processo de ensino e aprendizagem”.

Sobre os 19 laboratórios que passaram por reestruturação, o diretor da Astin comenta que isso implica mudanças mais significativas, como a substituição de equipamentos obsoletos, a introdução de novas tecnologias e a melhoria geral da infraestrutura dos laboratórios. “A reestruturação é crucial para garantir que os laboratórios estejam alinhados com as demandas tecnológicas recentes. Além das revisões e reestruturações, houve a implantação de novos laboratórios de TDIC. Isso sugere um compromisso contínuo em expandir a oferta de recursos tecnológicos para os alunos, alcançando escolas que possivelmente não tinham acesso anteriormente”, complementou.

Com os laboratórios em pleno funcionamento, ou seja, com a capacidade total de computadores e com a manutenção corretiva/preventiva em dia, enfatiza o secretário Zezinho Sobral, Sergipe estabelece uma base sólida para integrar a tecnologia de maneira eficaz no ambiente educacional. “Os investimentos em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação iniciaram-se no período de pandemia, mas não se encerraram com ela, pois entendemos que esses laboratórios proporcionam oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades digitais essenciais, preparando-os para os desafios futuros, bem como para as oportunidades de carreira no mercado de trabalho. Por este motivo, a cada escola inaugurada, um laboratório de TDIC também é entregue”, destaca o gestor.  

Labcrie

As soluções tecnológicas convergem para o avanço da inovação pedagógica em contextos organizados, especialmente para atender a esse desafio, como ocorre no Laboratório de Criatividade e Inovação para Educação Básica (Labcrie). Situado no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju, o Labcrie tornou-se um lugar dinâmico dedicado à formação continuada de professores, porque permite a experimentação de novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras. 

No ano passado, 20 professores ocuparam o Labcrie para formação em Cultura Maker. O curso levado a efeito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul chegou ao fim em dezembro, deixando uma contribuição importante. Os cursistas adentraram o universo temático da Cultura Maker na Educação, Gamificação na Educação, Robótica Educacional, Aprendizagem Criativa e Educomunicação.

Programa Maleta Digital

Uma outra parceria de sucesso do Governo de Sergipe está sendo realizada por meio da Seduc com o Instituto Paramitas, a Fundação Telefônica Vivo, a fundação bancária espanhola ‘La Caixa’ e com o Programa ProFuturo, cujo objetivo é fornecer recursos tecnológicos e educacionais para as comunidades escolares, permitindo que as crianças adquiram competências digitais essenciais em escolas estaduais localizadas na capital e no interior. Essa ação busca aumentar a emancipação digital e capacitar alunos e professores na utilização da tecnologia de maneira produtiva.

O objetivo é fornecer recursos tecnológicos e educacionais para as comunidades escolares, permitindo que as crianças adquiram competências digitais essenciais em escolas estaduais localizadas na capital e no interior. Um dos exemplos do uso das tecnologias para amplificar a alfabetização ocorre na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju, que utiliza a Maleta Digital. A ação busca aumentar a emancipação digital e capacitar alunos e professores na utilização da tecnologia de maneira produtiva.

A diretora da unidade escolar, Débora Evangelista, destaca que as tecnologias implantadas nas escolas são bem orientadas e fazem parte do currículo de Sergipe, do projeto político pedagógico e demais projetos dentro da escola. “As tecnologias nas escolas, especialmente aquelas voltadas para anos iniciais e alfabetização, tornam o aprendizado mais interativo, lúdico e atrativo para as crianças. O uso de tablets, computadores e da ‘Maleta Digital’ torna tudo mais divertido, e a alfabetização acontece na idade certa”, citou a diretora.

Investimentos em formação

Integrada às políticas nacionais de estímulo à inovação e à conectividade, a Seduc aderiu à ‘Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH)’ e se destacou no cenário nacional, em 2023, por ser o único estado que tem regulamentação para o  desenvolvimento de Atividades a Distância na Educação Básica, ou seja, metodologia de ensino e aprendizagem híbridos, com suporte tecnológico do AVA ESCOLAR, no qual se encontra disponível um conjunto de aulas digitalizadas, organizadas por professores, segundo os princípios da curadoria e produção de recursos educacionais digitais modernos.

Aula Digital tem sido um conceito e uma prática pedagógica inovadoras, caracterizadas pelo conjunto de objetos virtuais produzidos ou selecionados com finalidades educacionais específicas - sejam conteúdos dispostos em variadas versões midiáticas (áudio, vídeo e imagem), atividades e modos de comunicação e interação (presencial e virtual), tecnicamente capazes de levar os estudantes a conhecer, interagir e praticar.
 
De acordo com a diretora da Cefor, professora Clotildes Farias de Sousa, “o AVA Escolar contribui para uma pedagogia ativa moderna, fundamentada na didática socioconstrucionista, baseada no uso refletido das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Trata-se de uma didática condizente com objetivos educacionais do contexto histórico contemporâneo, porque coerente com o desenvolvimento de pessoas protagonistas e necessárias ao mundo atual, cada vez mais exigente do ponto de vista da criatividade, integração e comunicação”.

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Governo de Sergipe investe na modernização da área de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nas escolas estaduais
Seduc está implementando uma solução de segurança e conectividade integrada, o que possibilita acesso seguro à internet nos ambientes das escolas, já implantada em 110 escolas da rede estadual
Sexta-Feira, 12 de Abril de 2024 às 15:00:00

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), tem realizado investimentos significativos na área de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) com o intuito de desenvolver uma série de ações que visam à modernização do ensino na rede pública estadual. Com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, a Seduc implementa uma solução de segurança e conectividade integrada, o que possibilita o acesso seguro à internet nos ambientes das escolas, preferencialmente em todas as salas de aula, por meio de dispositivos wi-fi.

“Mediante ferramentas de gestão, a Seduc gerencia a utilização da rede de internet e dos dispositivos das escolas, monitorando o uso seguro e responsável, garantindo a proteção de dados dos usuários a partir do que é recomendado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A solução está implantada em 110 unidades escolares e, até o fim deste ano, pretende-se alcançar 50% da rede estadual de educação”, afirma o diretor da Assessoria de Tecnologia e Informática da Seduc, Breno Carmo do Nascimento Santos.

Dessa forma, as unidades escolares beneficiadas terão os recursos necessários para a execução dos projetos tecnológicos com a possibilidade do uso de recursos educacionais digitais. Assim, para reestruturar os laboratórios de informática e possibilitar o uso da tecnologia em sala de aula, estão previstos investimentos para aquisição de novos computadores, dispositivos móveis (notebooks e tablets) com estações de recarga e serviços de infraestrutura para conexão dos equipamentos. 

Em 2023, o Governo de Sergipe executou importantes ações voltadas ao ambiente tecnológico em diversas frentes. Na área de infraestrutura houve investimentos na ampliação, reestruturação e manutenção dos laboratórios de TDIC, além da aquisição de novos equipamentos e de internet de alta conectividade. No campo do conhecimento, o incentivo à formação de profissionais da educação para o uso das linguagens tecnológicas e digitais de maneira significativa, reflexiva e ética, via cursos ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), foi outra frente de atuação da secretaria, bem como a garantia de acesso dos estudantes às tecnologias digitais para a melhoria dos resultados mediante uma educação hídrica e o letramento digital e informacional.

Integração de novas tecnologias

De maneira estratégica, esse conjunto de ações reforça o compromisso do Governo de Sergipe com a integração de novas tecnologias na educação pública dos sergipanos, começando pelos investimentos para ampliação, reestruturação e manutenção dos laboratórios de TDIC. Atualmente, das 319 unidades escolares da rede estadual, 256 contam com laboratórios de Tecnologia da Informação. Desse total, 22 novos laboratórios foram implementados, 90 foram revisados e 19 foram reestruturados. Também foram adicionados nos laboratórios 658 computadores novos, com recursos na ordem de R$ 3.636.108,00.

De acordo com o diretor da Astin, o investimento realizado nos laboratórios de TIC das escolas é uma medida positiva, pois a tecnologia desempenha um papel vital na preparação dos alunos para o mundo digital atual. “É de extrema importância promover a igualdade de acesso à tecnologia educacional e fortalecer a infraestrutura das escolas para atender às demandas da sociedade contemporânea. No entanto, é crucial monitorar continuamente a eficácia desses laboratórios e garantir que eles estejam sendo utilizados de maneira eficiente para melhorar o aprendizado dos alunos”, destaca.

Breno explica ainda que, dos 256 laboratórios de TDIC, 90 foram revisados. “Essa revisão pode incluir a verificação do estado dos equipamentos, a atualização de softwares e a avaliação da eficácia do uso desses laboratórios no processo de ensino e aprendizagem”.

Sobre os 19 laboratórios que passaram por reestruturação, o diretor da Astin comenta que isso implica mudanças mais significativas, como a substituição de equipamentos obsoletos, a introdução de novas tecnologias e a melhoria geral da infraestrutura dos laboratórios. “A reestruturação é crucial para garantir que os laboratórios estejam alinhados com as demandas tecnológicas recentes. Além das revisões e reestruturações, houve a implantação de novos laboratórios de TDIC. Isso sugere um compromisso contínuo em expandir a oferta de recursos tecnológicos para os alunos, alcançando escolas que possivelmente não tinham acesso anteriormente”, complementou.

Com os laboratórios em pleno funcionamento, ou seja, com a capacidade total de computadores e com a manutenção corretiva/preventiva em dia, enfatiza o secretário Zezinho Sobral, Sergipe estabelece uma base sólida para integrar a tecnologia de maneira eficaz no ambiente educacional. “Os investimentos em Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação iniciaram-se no período de pandemia, mas não se encerraram com ela, pois entendemos que esses laboratórios proporcionam oportunidades para os alunos desenvolverem habilidades digitais essenciais, preparando-os para os desafios futuros, bem como para as oportunidades de carreira no mercado de trabalho. Por este motivo, a cada escola inaugurada, um laboratório de TDIC também é entregue”, destaca o gestor.  

Labcrie

As soluções tecnológicas convergem para o avanço da inovação pedagógica em contextos organizados, especialmente para atender a esse desafio, como ocorre no Laboratório de Criatividade e Inovação para Educação Básica (Labcrie). Situado no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju, o Labcrie tornou-se um lugar dinâmico dedicado à formação continuada de professores, porque permite a experimentação de novos equipamentos, plataformas digitais e metodologias inovadoras. 

No ano passado, 20 professores ocuparam o Labcrie para formação em Cultura Maker. O curso levado a efeito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul chegou ao fim em dezembro, deixando uma contribuição importante. Os cursistas adentraram o universo temático da Cultura Maker na Educação, Gamificação na Educação, Robótica Educacional, Aprendizagem Criativa e Educomunicação.

Programa Maleta Digital

Uma outra parceria de sucesso do Governo de Sergipe está sendo realizada por meio da Seduc com o Instituto Paramitas, a Fundação Telefônica Vivo, a fundação bancária espanhola ‘La Caixa’ e com o Programa ProFuturo, cujo objetivo é fornecer recursos tecnológicos e educacionais para as comunidades escolares, permitindo que as crianças adquiram competências digitais essenciais em escolas estaduais localizadas na capital e no interior. Essa ação busca aumentar a emancipação digital e capacitar alunos e professores na utilização da tecnologia de maneira produtiva.

O objetivo é fornecer recursos tecnológicos e educacionais para as comunidades escolares, permitindo que as crianças adquiram competências digitais essenciais em escolas estaduais localizadas na capital e no interior. Um dos exemplos do uso das tecnologias para amplificar a alfabetização ocorre na Escola Estadual São Cristóvão, em Aracaju, que utiliza a Maleta Digital. A ação busca aumentar a emancipação digital e capacitar alunos e professores na utilização da tecnologia de maneira produtiva.

A diretora da unidade escolar, Débora Evangelista, destaca que as tecnologias implantadas nas escolas são bem orientadas e fazem parte do currículo de Sergipe, do projeto político pedagógico e demais projetos dentro da escola. “As tecnologias nas escolas, especialmente aquelas voltadas para anos iniciais e alfabetização, tornam o aprendizado mais interativo, lúdico e atrativo para as crianças. O uso de tablets, computadores e da ‘Maleta Digital’ torna tudo mais divertido, e a alfabetização acontece na idade certa”, citou a diretora.

Investimentos em formação

Integrada às políticas nacionais de estímulo à inovação e à conectividade, a Seduc aderiu à ‘Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH)’ e se destacou no cenário nacional, em 2023, por ser o único estado que tem regulamentação para o  desenvolvimento de Atividades a Distância na Educação Básica, ou seja, metodologia de ensino e aprendizagem híbridos, com suporte tecnológico do AVA ESCOLAR, no qual se encontra disponível um conjunto de aulas digitalizadas, organizadas por professores, segundo os princípios da curadoria e produção de recursos educacionais digitais modernos.

Aula Digital tem sido um conceito e uma prática pedagógica inovadoras, caracterizadas pelo conjunto de objetos virtuais produzidos ou selecionados com finalidades educacionais específicas - sejam conteúdos dispostos em variadas versões midiáticas (áudio, vídeo e imagem), atividades e modos de comunicação e interação (presencial e virtual), tecnicamente capazes de levar os estudantes a conhecer, interagir e praticar.
 
De acordo com a diretora da Cefor, professora Clotildes Farias de Sousa, “o AVA Escolar contribui para uma pedagogia ativa moderna, fundamentada na didática socioconstrucionista, baseada no uso refletido das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Trata-se de uma didática condizente com objetivos educacionais do contexto histórico contemporâneo, porque coerente com o desenvolvimento de pessoas protagonistas e necessárias ao mundo atual, cada vez mais exigente do ponto de vista da criatividade, integração e comunicação”.