Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024 às 09:15:00
Estudantes de História têm experiência de aula expositiva no Arquivo Público do Estado de Sergipe
O encontro contou com a participação de cerca de 12 alunos da Universidade Federal de Sergipe

O Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes) recebeu na quinta-feira, 22, um grupo de alunos do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O mestrando em História, Lucas Oliveira de Jesus, foi quem conduziu a visita ao Arquivo como parte da disciplina História Agrária, ministrada pelo professor Carlos de Oliveira Malaquias. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e, in loco, permitir explorar os documentos salvaguardados na instituição.

Focando na História Agrária, os alunos trabalharam com livros de terras do século XIX, resultado da aplicação da Lei de Terras de 1850, constantes da Coleção Particular de Sebrão Sobrinho.

Para Lucas Oliveira, a visita aos arquivos representa um desenvolvimento duplo, contribuindo tanto para a formação do historiador quanto para o professor. Ele enfatiza a importância do contato direto com a documentação, destacando que sem essa experiência as análises históricas são limitadas. O mestrando espera que os alunos possam compreender não apenas as questões teóricas, mas também as práticas ao manusear os documentos. “A visita visa preparar os alunos para desenvolverem suas próprias pesquisas, mesmo fora do campo da História Agrária”, disse.

O estudante do curso de História da UFS, Pedro Henrique Souza de Jesus, compartilhou suas expectativas e experiências ao visitar o Apes. Ele destacou a surpresa ao encontrar documentos bem conservados e uma organização que instruiu os alunos sobre o manuseio seguro dessas fontes. Pedro Henrique ressaltou a importância da análise comparativa dos documentos, reconhecendo que o conhecimento histórico é cumulativo.

Também estudante de História na UFS, Paula Maria Santos Albuquerque expressou sua expectativa positiva em relação ao Apes, especialmente ao lidar com fontes primárias. Sua curiosidade foi despertada ao analisar inventários e mapas da população de Nossa Senhora do Socorro. Paula Albuquerque enfatizou a importância desse primeiro contato com arquivos permanentes e expressou seu interesse em pesquisar sobre terras, atraída pelos dados documentais disponíveis.

A diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), Sayonara Rodrigues, destaca a importância da instituição no contexto educacional, tanto na formação do professor na universidade, quanto dos alunos da educação básica. Assim sendo, a documentação do Arquivo Público do Estado de Sergipe desempenha um papel fundamental na sociedade, proporcionando uma aprendizagem significativa, por meio do contato com as realidades históricas do estado.

Sayonara Rodrigues destaca a função social do arquivo, que não se limita a atender a pesquisadores e estudantes, mas também busca preservar a memória para toda a sociedade sergipana. A conservação, cuidado e disponibilização dos documentos visam a evitar que a memória se perca, fortalecendo os laços de identidade sergipana.

A diretora informa que o público que visita o Apes inclui pesquisadores, estudantes - de todas as redes de ensino -, visitantes do estado e de outras regiões. Diversos serviços são oferecidos. Convém frisar que no ano de 2023, a instituição recebeu mais de 1.800 visitantes, evidenciando seu amplo impacto na sociedade. O objetivo final é estimular a reflexão sobre a nossa sergipanidade, alimentando a consciência cidadã sobre quem somos e de onde viemos.

/ Notícias / educacao-cultura

Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024 às 09:15:00