Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 18:15:00
Em Brasília, secretário Zezinho Sobral representa Sergipe em reunião de integração com Ministério da Educação
Encontro do ministro Camilo Santana com secretários de Estado da Educação do Brasil debateu avanços no ensino e efetivação dos programas Pé de Meia e Criança Alfabetizada

Em mais um compromisso em Brasília (DF) para discutir assuntos relacionados ao fortalecimento da educação em Sergipe, o vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, participou de uma reunião técnica com o ministro da Educação, Camilo Santana. O encontro aconteceu nesta quarta-feira, 6, e contou com a participação dos demais secretários estaduais, juntamente com os membros do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

Entre assuntos relacionados a programas educacionais, o objetivo do diálogo foi alinhar a execução de ações promovidas em regime de colaboração, a exemplo de políticas como o programa Pé de Meia, que garante um benefício em dinheiro para os estudantes do ensino médio que permanecerem na escola.

De acordo com o gestor sergipano, o momento foi oportuno para avançar no diálogo junto ao MEC, ouvir opiniões, partilhar experiências com todos os gestores estaduais para construir uma educação ainda mais forte. “Reunião muito positiva com todos os agentes estaduais que trabalham diariamente para a construção da educação brasileira. Dialogamos também sobre programas importantes focados nas áreas de alfabetização, avaliações que precisam ser fortalecidas para ver o desempenho, equalização da distorção idade/série, infraestrutura, assuntos que estamos implementando nos municípios, em todos os estados e que precisam de uma integração cada vez mais ampla com o MEC”, ressaltou Zezinho Sobral.

As políticas de alfabetização e tempo integral também foram discutidas na reunião, assim como as mudanças no Novo Ensino Médio, cujo Projeto de Lei do Governo Federal está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Durante o evento, o ministro Camilo Santana destacou que o ‘Criança Alfabetizada’ é um dos programas mais importantes da Educação. “Nós queremos apoiar aquilo que os estados já desenvolvem. Seguiremos apoiando a todos na formação, nas avaliações, no material didático para reverter os indicadores ainda comprometidos pela pandemia. A pandemia causou prejuízo histórico na educação, e a união de todos os estados fará a diferença para o Brasil vencer. Os secretários da Educação são os grandes protagonistas do sucesso desses programas. É muito importante construir e colocar os programas em prática conjuntamente com os estados e municípios, até por compreender que nenhuma política pública nacional tem resultado efetivo se não tiver a participação dos entes estaduais. Temos compromisso com o Criança Alfabetizada”, afirmou.

“A vinda de novos programas faz com que o jovem permaneça na escola com uma boa estrutura de sala de aula, boa metodologia pedagógica. Temos estados com grande experiência na busca ativa. Conversar com a família e estar presente nesses programas, a exemplo do Pé de Meia, também é importante para a permanência do aluno na escola e na construção do seu futuro”, complementou o ministro.

Representando os secretários, o presidente do Consed, Vitor de Angelo (ES), pontuou que a “reunião teve a importância dessa aproximação dos entes para a boa implementação das políticas”.

Com informações do Consed e Serese

/ Notícias / educacao-cultura