Segunda-Feira, 04 de Março de 2024 às 18:15:00
Delegação de Sergipe embarca para a 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília
Propostas e reflexões em prol da cultura brasileira estarão em destaque

A comissão de delegados que representará Sergipe na 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada entre os dias 4 e 8 de março em Brasília, embarcou na manhã desta segunda-feira, 4. Composta por 16 delegados, incluindo representantes do poder público e da sociedade civil, eles apresentarão as propostas levantadas durante a 3ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em 22 de novembro de 2023 e promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

A conferência marca um momento significativo para a cultura brasileira, com a recriação do Ministério da Cultura. O tema central do evento é ‘Democracia e direito à cultura’, fornecendo uma oportunidade de reflexão crítica e apresentação de propostas para fortalecer o setor cultural do país. As discussões e os diálogos desenvolvidos durante a conferência servirão de base para a formulação do novo Plano Nacional de Cultura.

O delegado nato e conselheiro estadual da cultura, Irineu Fontes, destaca a importância desse momento para o Brasil. "A cultura é primordial para o ser humano, então é importante que estejamos presentes, representando o Conselho de Cultura juntamente com os demais delegados de Sergipe em Brasília, discutindo a cultura e buscando criar uma política pública permanente de Estado", considera.

Os debates na conferência serão estruturados em torno de seis eixos temáticos: institucionalização, marcos legais e sistema nacional de cultura; Democratização do acesso à cultura e participação social; Identidade, patrimônio e memória; Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade; Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade; e Direito às artes e linguagens digitais.

A assessora da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho, destaca a importância da conferência. "É um marco importante para a cultura nacional, nordestina e sergipana. Vamos com o coração cheio de esperança de que nossas propostas sejam de fato aprovadas", aponta.

“A quarta edição conferencista de cultura, após um longo período não sequenciado, retoma a esperança estrutural e operacional de políticas públicas que alcance, primordialmente, quem está na ponta. O estado de Sergipe se faz presente em um trabalho de várias mãos, tendo também a parceria positiva com o comitê do Ministério da Cultura, em que o governo sergipano cumpre seu papel viabilizando o deslocamento de delegados, representantes do Conselho de Cultura e técnicos da Funcap para defender a demanda do nosso estado, abraçado na irmandade Nordeste, onde a cultura pulsa fortemente”, afirma a presidente da Funcap, Antônia Amorosa.

/ Notícias / educacao-cultura

Propostas e reflexões em prol da cultura brasileira estarão em destaque