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Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 19:00:00
Centro de Excelência Santos Dumont retorna às aulas com escola reformada e estruturada
O colégio promoveu acolhimento aos alunos matriculados no primeiro dia oficial de aula

Acolhimento, animação e expectativa marcaram o primeiro dia de aula oficial do Centro de Excelência Santos Dumont, localizado na capital sergipana, nesta segunda-feira, 19. Cerca de 590 alunos matriculados do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio retornaram à rotina escolar num colégio totalmente reformado e com estrutura para atender às suas demandas.  

De acordo com a diretora do Centro de Excelência, Carla Góes, o retorno das aulas foi feito gradativamente por séries e, nesta segunda-feira, todos os alunos começaram o ano letivo oficialmente. “Temos a tradição dos alunos da 2ª e 3ª acolherem os estudantes mais novos, e esse processo aconteceu na quinta e sexta-feira passadas. Eles fazem uma integração entre eles, falam sobre seus sonhos. Já nesta segunda-feira, a gente faz o acolhimento dos alunos: na sala de aula, os professores realizam diversas atividades como apresentação e dinâmicas; no final do dia, temos reunião com os pais e começamos a entregar os kits escolares”, explicou. 

Além de acolher, a equipe diretiva da escola preparou um planejamento para ser cumprido durante todo o ano. Para a coordenadora pedagógica do colégio, Ana Paula Franco, todo início de ano letivo provoca um misto de sentimentos como alegria e compromisso com a chegada de novos alunos e estudantes veteranos. “Durante as férias deles, nós focamos no planejamento juntamente com os professores. Preparamos tudo para que 2024 seja um ano de vitórias. É isso que esperamos”, revelou. 

Volta às aulas 

A reforma da escola foi entregue pelo Governo do Estado em outubro de 2023 e, neste início de ano letivo, os alunos e professores comemoram a volta às aulas com a escola mais estruturada. O professor de História Flávio Ferreira disse que desde o ano passado as salas climatizadas melhoram o foco dos alunos nas aulas. “Com as salas quentes, os alunos ficam muito dispersos e impacientes. Agora, com a nova estrutura, os alunos vêm para escola com mais vontade”, observou, comentando também sobre as boas expectativas para o retorno às aulas. “É muito bom retornar e encontrar a casa cheia. A gente vê a felicidade no olhar deles”, completou. 

Animado com o retorno da rotina escolar, o professor de Biologia Daniel Freitas também comemorou a reestruturação da escola. Segundo o docente, a reforma da escola e suas consequentes melhorias são aliados no momento de prender a atenção do aluno durante as aulas. “Sabemos que essa geração é vinculada ao mundo digital, então temos que trazer um pouco da realidade deles para a escola. A escola foi contemplada com um laboratório novo e dá para trabalhar mais práticas”, comemorou. A fim de deixar as aulas mais atraentes , o professor trabalha com músicas, filmes e aulas externas. 

A aluna Maysla Vitória, da 2ª série, estuda na escola desde 2019, e disse que está empolgada com o retorno às aulas com a unidade reformada. “A nova estrutura melhora muito o funcionamento da escola. Agora podemos receber mais alunos, e isso é muito bom", evidenciou.

Apesar de ser veterano na escola, o aluno Cristiano Ronaldo, da 1ª série, está ansioso pelo que vai aprender durante o ano. “Minha expectativa está alta pelo meu primeiro ano no ensino médio”, comentou.

Já a aluna Júlia Oliveira, da 3ª série, está na reta final da vida escolar. “A expectativa está a mil, principalmente pelo novo sistema. Este ano será foco total, pois quero cursar Direito e realizar meu sonho de ser juíza”, ressaltou. 

Parceria casa e escola

O retorno das aulas mexe com a rotina de toda a comunidade escolar, inclusive de pais e responsáveis que, juntamente com a escola, estão envolvidos com a formação dos alunos. A professora Adriana Souza matriculou sua filha, Kethlen, no Centro de Excelência Santos Dumont, pois considera a unidade uma boa opção para a nova fase escolar. “Nos mudamos recentemente para Aracaju e, por ser capital, vai promover mais oportunidades para Kethlen. Este ano, para ela, vai ser uma experiência nova e com uma escola maior. Gostei daqui, pois tem uma estrutura muito boa”, disse a mãe, que acompanhou a filha no primeiro dia de aula.

A microempreendedora Risete Freitas de Jesus se considera uma mãe participativa na vida escolar do filho, Pedro, e também fez questão de acompanhá-lo no retorno às aulas. “Eu desejo que ele foque nos estudos, e uma escola como esta é um grande atrativo para ele. Pedro estava bem ansioso para esse retorno às aulas”, contou. 

Escola 

A diretora do Santos Dumont, Carla Góes, explicou que a escola é uma das pioneiras no estado em ensino integral. “Nós temos um trabalho pedagógico bom, que tem gerado resultados muito bons. Quando eu cheguei aqui, alguns dos maiores problemas eram a evasão escolar e a distorção de idade-séries. Com o tempo e algumas medidas, conseguimos avançar nessas questões”, comemorou. Além do trabalho pedagógico estruturado, Carla acrescentou que as disciplinas eletivas e a prática esportiva oferecidas pela escola são aliados para manter o foco dos alunos. 

A escola conta ainda com uma sala de recursos multifuncionais direcionada à inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. Quem comanda esse setor é a professora Adriana Aragão. “A nossa expectativa é que a gente possa acolher os nossos alunos de inclusão com mais eficácia, que a gente possa dar condições para que eles aprendam cada vez mais”, indicou.

Cuidar-SE

Recentemente, o Governo do Estado lançou o programa ‘Cuidar-SE’, que promove proteção e prevenção da saúde menstrual nas escolas, e o Centro de Excelência Santos Dumont será uma das unidades contempladas. De acordo com a diretora da escola, o colégio já tinha a prática de ofertar absorventes às pessoas que precisavam. “Esse projeto é muito importante e irá reforçar o nosso trabalho e significa um avanço muito grande para o estado”, afirmou, completando que algumas pessoas deixavam de frequentar as aulas por conta da falta do item. 

Segundo a aluna Luana Lins, a iniciativa deve contemplar a demanda de muitas colegas suas. “Nem todo mundo tem condições de comparar absorvente, e o programa vai ajudar muito”, avaliou.

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Centro de Excelência Santos Dumont retorna às aulas com escola reformada e estruturada
O colégio promoveu acolhimento aos alunos matriculados no primeiro dia oficial de aula
Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024 às 19:00:00

Acolhimento, animação e expectativa marcaram o primeiro dia de aula oficial do Centro de Excelência Santos Dumont, localizado na capital sergipana, nesta segunda-feira, 19. Cerca de 590 alunos matriculados do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio retornaram à rotina escolar num colégio totalmente reformado e com estrutura para atender às suas demandas.  

De acordo com a diretora do Centro de Excelência, Carla Góes, o retorno das aulas foi feito gradativamente por séries e, nesta segunda-feira, todos os alunos começaram o ano letivo oficialmente. “Temos a tradição dos alunos da 2ª e 3ª acolherem os estudantes mais novos, e esse processo aconteceu na quinta e sexta-feira passadas. Eles fazem uma integração entre eles, falam sobre seus sonhos. Já nesta segunda-feira, a gente faz o acolhimento dos alunos: na sala de aula, os professores realizam diversas atividades como apresentação e dinâmicas; no final do dia, temos reunião com os pais e começamos a entregar os kits escolares”, explicou. 

Além de acolher, a equipe diretiva da escola preparou um planejamento para ser cumprido durante todo o ano. Para a coordenadora pedagógica do colégio, Ana Paula Franco, todo início de ano letivo provoca um misto de sentimentos como alegria e compromisso com a chegada de novos alunos e estudantes veteranos. “Durante as férias deles, nós focamos no planejamento juntamente com os professores. Preparamos tudo para que 2024 seja um ano de vitórias. É isso que esperamos”, revelou. 

Volta às aulas 

A reforma da escola foi entregue pelo Governo do Estado em outubro de 2023 e, neste início de ano letivo, os alunos e professores comemoram a volta às aulas com a escola mais estruturada. O professor de História Flávio Ferreira disse que desde o ano passado as salas climatizadas melhoram o foco dos alunos nas aulas. “Com as salas quentes, os alunos ficam muito dispersos e impacientes. Agora, com a nova estrutura, os alunos vêm para escola com mais vontade”, observou, comentando também sobre as boas expectativas para o retorno às aulas. “É muito bom retornar e encontrar a casa cheia. A gente vê a felicidade no olhar deles”, completou. 

Animado com o retorno da rotina escolar, o professor de Biologia Daniel Freitas também comemorou a reestruturação da escola. Segundo o docente, a reforma da escola e suas consequentes melhorias são aliados no momento de prender a atenção do aluno durante as aulas. “Sabemos que essa geração é vinculada ao mundo digital, então temos que trazer um pouco da realidade deles para a escola. A escola foi contemplada com um laboratório novo e dá para trabalhar mais práticas”, comemorou. A fim de deixar as aulas mais atraentes , o professor trabalha com músicas, filmes e aulas externas. 

A aluna Maysla Vitória, da 2ª série, estuda na escola desde 2019, e disse que está empolgada com o retorno às aulas com a unidade reformada. “A nova estrutura melhora muito o funcionamento da escola. Agora podemos receber mais alunos, e isso é muito bom", evidenciou.

Apesar de ser veterano na escola, o aluno Cristiano Ronaldo, da 1ª série, está ansioso pelo que vai aprender durante o ano. “Minha expectativa está alta pelo meu primeiro ano no ensino médio”, comentou.

Já a aluna Júlia Oliveira, da 3ª série, está na reta final da vida escolar. “A expectativa está a mil, principalmente pelo novo sistema. Este ano será foco total, pois quero cursar Direito e realizar meu sonho de ser juíza”, ressaltou. 

Parceria casa e escola

O retorno das aulas mexe com a rotina de toda a comunidade escolar, inclusive de pais e responsáveis que, juntamente com a escola, estão envolvidos com a formação dos alunos. A professora Adriana Souza matriculou sua filha, Kethlen, no Centro de Excelência Santos Dumont, pois considera a unidade uma boa opção para a nova fase escolar. “Nos mudamos recentemente para Aracaju e, por ser capital, vai promover mais oportunidades para Kethlen. Este ano, para ela, vai ser uma experiência nova e com uma escola maior. Gostei daqui, pois tem uma estrutura muito boa”, disse a mãe, que acompanhou a filha no primeiro dia de aula.

A microempreendedora Risete Freitas de Jesus se considera uma mãe participativa na vida escolar do filho, Pedro, e também fez questão de acompanhá-lo no retorno às aulas. “Eu desejo que ele foque nos estudos, e uma escola como esta é um grande atrativo para ele. Pedro estava bem ansioso para esse retorno às aulas”, contou. 

Escola 

A diretora do Santos Dumont, Carla Góes, explicou que a escola é uma das pioneiras no estado em ensino integral. “Nós temos um trabalho pedagógico bom, que tem gerado resultados muito bons. Quando eu cheguei aqui, alguns dos maiores problemas eram a evasão escolar e a distorção de idade-séries. Com o tempo e algumas medidas, conseguimos avançar nessas questões”, comemorou. Além do trabalho pedagógico estruturado, Carla acrescentou que as disciplinas eletivas e a prática esportiva oferecidas pela escola são aliados para manter o foco dos alunos. 

A escola conta ainda com uma sala de recursos multifuncionais direcionada à inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. Quem comanda esse setor é a professora Adriana Aragão. “A nossa expectativa é que a gente possa acolher os nossos alunos de inclusão com mais eficácia, que a gente possa dar condições para que eles aprendam cada vez mais”, indicou.

Cuidar-SE

Recentemente, o Governo do Estado lançou o programa ‘Cuidar-SE’, que promove proteção e prevenção da saúde menstrual nas escolas, e o Centro de Excelência Santos Dumont será uma das unidades contempladas. De acordo com a diretora da escola, o colégio já tinha a prática de ofertar absorventes às pessoas que precisavam. “Esse projeto é muito importante e irá reforçar o nosso trabalho e significa um avanço muito grande para o estado”, afirmou, completando que algumas pessoas deixavam de frequentar as aulas por conta da falta do item. 

Segundo a aluna Luana Lins, a iniciativa deve contemplar a demanda de muitas colegas suas. “Nem todo mundo tem condições de comparar absorvente, e o programa vai ajudar muito”, avaliou.