Segunda-Feira, 25 de Março de 2024 às 16:45:00
Aluna da rede estadual de ensino representa Sergipe no evento de lançamento do Programa Pé-de-Meia
Giovanna da Conceição foi a estudante escolhida para participar do evento do Governo Federal que contou com a presença do presidente Lula, em Brasília

A força da escola pública estadual se fez presente na capital brasileira, Brasília, onde, diretamente de Aracaju, a estudante Giovanna da Conceição, aluna do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, foi a representante de Sergipe no evento de lançamento do programa ‘Pé-de-Meia’, do Governo Federal, que aconteceu no Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 25. Ao lado da diretora do colégio, Deise Nascimento, a aluna recebeu das mãos do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, o cartão do programa, que tem como principal objetivo democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o ‘Pé-de-Meia’ prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que podem ser sacados em qualquer momento, mais depósitos de R$ 1.000 ao fim de cada ano concluído, que o estudante só pode retirar da poupança após se formar no ensino médio. Considerando as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e, ainda, o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os valores chegam a R$ 9.200 por aluno.

Atualmente na 2ª série do Ensino Médio, Giovanna da Conceição, de 16 anos, ficou apta para o recebimento da primeira parcela de pagamento do programa, que se inicia nesta terça-feira, 26. Isso foi possível por meio de sua regulação no Sistema Presença, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que visa acompanhar e monitorar a frequência escolar dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família.

A estudante relatou que foi uma experiência incrível não somente de viajar, mas também de estar diante do presidente da república e dos ministros presentes ao evento. Giovanna também ressaltou que o programa Pé-de-Meia significa a esperança de muitos estudantes que, infelizmente, passam por maiores dificuldades financeiras, seja em Sergipe ou em outros estados brasileiros. “Foi uma honra representar o estado de Sergipe aqui em Brasília. Nosso estado tem seu lugar e possui muito valor quando se fala em políticas para escolas públicas. O programa é um grande incentivo para nós continuarmos estudando e nos mantermos na escola, ainda mais com tantos benefícios que ele oferece para além das parcelas”, finalizou Giovanna.

Representando todos os gestores escolares da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), a diretora do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Deise Nascimento, complementou a fala de Giovanna, enaltecendo mais um magnífico incentivo que vai ajudar a reduzir a evasão escolar. “Manter os alunos na escola é garantir que eles permanecerão no ambiente escolar, desenvolverão ainda mais conhecimento e se tornarão cidadãos de qualidade, com um futuro melhor. Agradeço demais a oportunidade de participar de um evento tão ímpar e tão lindo para a vida de nossos estudantes”, declarou Deise.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, enfatizou a importância da presença sergipana no evento, especialmente representada por duas mulheres da rede estadual de ensino, ressaltando que elas conseguiram personificar o compromisso e o potencial dos jovens sergipanos em alcançar outros patamares na educação. "Foi espetacular acompanhar esse evento, no qual fomos muito bem simbolizados por Giovanna e Deise, do nosso Colégio Paulo Costa. O Pé-de-Meia não apenas proporciona recursos financeiros, mas também incentiva a permanência dos alunos na escola, contribuindo significativamente para a redução das desigualdades sociais e para o desenvolvimento integral dos estudantes", citou Zezinho.

Quem pode se inscrever no Programa Pé-de-Meia

De acordo com a diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave) da Seduc, Joniely Cruz, os estudantes de baixa renda, entre 14 e 24 anos, matriculados no Ensino Médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas, inscritos no Programa Bolsa Família podem se beneficiar dessa política. Eles precisam também estar com CPF registrado no momento da inscrição. Conforme o MEC, o programa deve beneficiar, neste ano, em todo o Brasil, cerca de 2,5 milhões de estudantes. O investimento do MEC, previsto para 2024, será de R$ 7,1 bilhões.

“O Pé-de-Meia visa garantir que os estudantes do ensino médio possam ingressar e concluir sua trajetória escolar de forma efetiva. É um programa que minimiza as questões da vulnerabilidade social, que leva esse jovem muitas vezes a abandonar a escola e acabam indo trabalhar para sobreviver. O Pé-de-Meia torna-se a esperança de garantir dignidade, cidadania e o direito efetivo à educação aos nossos estudantes da rede”, disse Jonielly.

/ Notícias / educacao-cultura

Segunda-Feira, 25 de Março de 2024 às 16:45:00