Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 14:30:00
40ª edição dos Jogos da Primavera conta com 52% de competidores da rede pública estadual de ensino
Em mais um ano de recordes de inscrições, os atletas da rede estadual refletiram esses números na estreia do ciclismo na Orla de Atalaia, em Aracaju

Mais uma vez, a rede estadual mostrou sua força na 40ª edição dos Jogos da Primavera, desta vez no ciclismo, modalidade que abriu as competições individuais do maior evento de desportos escolares de Sergipe. Apesar das grandes chuvas na capital sergipana na manhã da quinta-feira, 4, o esporte não pôde parar e, mesmo com as adversidades, as largadas do ciclismo começaram no kartódromo localizado na Orla de Atalaia, em Aracaju.

É importante frisar que essa edição atingiu novamente o recorde de inscrições de sua história, superando ainda mais as marcas dos Jogos da Primavera de 2023. Foram 479 escolas e exatos 16.469 estudantes registrados em todas as 27 modalidades realizadas neste ano, sendo que os atletas das escolas estaduais representam mais da metade das inscrições, com 8.583 (52% dos competidores). Isso demonstra não somente o interesse e a vontade dos estudantes da rede estadual, mas também o compromisso da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) em investir na educação atrelada ao esporte nas escolas.

Estreia do Ciclismo

Nas provas de ciclismo, foram 68 estudantes atletas inscritos, distribuídos em 21 escolas em 11 municípios sergipanos distintos, de acordo com dados apresentados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Além disso, vale destacar que dessas instituições, 13 eram da rede estadual, sendo maioria também na quantidade de alunos inscritos para as provas de pontos, de velocidade e de estrada nas categorias masculina e feminina.

Uma dessas escolas que se destacaram durante as provas de ciclismo foi o Centro de Excelência Leandro Maciel, do município de Rosário do Catete, no leste sergipano (Diretoria Regional de Educação - DRE 4). O colégio obteve 20 das 68 inscrições, graças ao esforço e talento dos jovens coordenados pelo professor de educação física Wagner Facion.

O professor tem um projeto de ciclismo na escola, no qual mais de 406 estudantes participaram desde seu início em 2009. 15 anos depois, o professor mantém a hegemonia e a tradição nos Jogos da Primavera, com classificações e vitórias nas diversas competições em todo o país e no mundo. “Conseguimos oportunizar a esses jovens, nossas pratas da casa, participarem não só dos Jogos da Primavera, mas também competições nacionais. Tudo isso aqui é uma emoção para eles, que ficam nervosos no começo, mas depois passa. É uma memória e um aprendizado que eles vão levar por toda a vida, com certeza”, ressaltou Wagner Facion.

Aluna e participante do projeto de ciclismo do professor, Luisa Barros está atualmente no 9º ano do ensino fundamental e participou de todas as modalidades do ciclismo na Categoria Feminina A, de 12 a 14 anos. Ela começou no ciclismo com sete anos de idade e, muito feliz em voltar ao ciclismo, espera ganhar medalhas nos Jogos. “Eu fazia várias trilhas por diversas cidades, mas parei em 2021 por conta da pandemia. Agora, voltei para o ciclismo por conta do incentivo de meu professor e também da escola, que me deu todo o apoio necessário. Espero ganhar uma medalha nos Jogos”, destacou a aluna.

Presente no início das competições de ciclismo, a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, enfatizou a relevância da modalidade nos Jogos da Primavera, elogiando a determinação e perseverança dos atletas e reconhecendo os desafios enfrentados devido à complexidade da modalidade. Além disso, elacelebrou o comprometimento dos jovens ciclistas, que se dedicam aos treinos com o apoio de professores e familiares, expressando confiança em seu potencial para representar Sergipe no cenário nacional.

“O ciclismo é uma modalidade complexa. Mesmo assim, nós vemos a determinação desses atletas em levantar de casa cedo, treinar em estradas, nas pistas, com o acompanhamento dos seus professores, dos seus familiares também. Essa integração entre o esporte e a educação é essencial, e eu tenho certeza de que daqui sairão os melhores atletas para representar Sergipe nas mais diversas competições”, finalizou Mariana Dantas.

/ Notícias / educacao-cultura

Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 14:30:00