Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 às 14:30:00
Secretaria de Estado da Educação apresenta projeto de reforma do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz
Projeto licitatório já foi iniciado; a planta da nova escola foi entregue e discutida com representantes do Conselho Escolar

Técnicos do Departamento de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) estiveram reunidos com uma comissão de professores e alunos do Colégio Estadual Professor Acrísio Cruz, localizado em Aracaju, para dialogar sobre o projeto de reforma e modernização da unidade escolar. A licitação, iniciada em 23 de abril, está na fase de entrega de propostas das empresas concorrentes e prevê investimentos de R$ 5.389.277,33.

O projeto da nova escola foi entregue aos integrantes do Conselho Escolar, composto de professores, servidores e alunos que, de imediato, puderam sugerir mais melhorias como a adequação dos laboratórios, uma sala para o grêmio escolar, além de indicação de uma sala de artes e de uma minipista de atletismo.

A presidente do Conselho Escolar Acrísio Cruz, Maria Jaquilene, classificou a reunião como proveitosa, já que a comunidade escolar tinha dúvidas em relação à locação e à transferência para um novo prédio, além de melhorias no sistema de climatização e de água da escola. “Tenho certeza de que tudo que foi colocado na reunião será posto em prática. A reforma e uma quadra são um sonho dos alunos”, afirmou.

“Na próxima semana, a mesma comissão irá visitar prédios onde os alunos poderão ser alocados temporariamente, para que tão logo seja divulgada a empresa vencedora do certame licitatório inicie-se de imediato a transferência dos estudantes, servidores e professores”, informou a diretora da escola, Ana Paula dos Santos.

Foi solicitada pela professora Zildener Pereira Pires uma sala de artes, o que foi  prontamente anotado pelos técnicos da Engenharia. Eles registraram também o pedido da climatização das despensas de produtos perecíveis da merenda, melhorias nas cozinhas, além da construção de um reservatório de água devido às constantes faltas.

O diretor do Departamento de Engenharia Escolar, Valdir Pinto, explicou que o processo licitatório está em andamento e, quando for finalizado, o colégio passará por completa modernização e construção de uma quadra poliesportiva coberta com arquibancadas e vestiários, obra orçada em R$ 1.608.773,82, além da construção de um auditório e melhoria das 14 salas de aula com completa climatização.

“A gestão da Seduc é transparente, e esse diálogo com a comunidade escolar é constante. Mostramos o projeto completo, todo planejamento para que a escola possa iniciar a reforma no recesso do meio do ano e a transferência dos alunos até que a reforma se complete, além da informação do processo de licitação”, explicou Valdir.

A diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, classificou a reunião como muito importante. “O conselho escolar, com toda a sua representatividade, pôde analisar e sugerir alterações no projeto, as quais foram anotadas pela equipe da Engenharia e entrarão como aditivo. São espaços não pensados antes, mas que serão incluídos por indicação da comunidade escolar. A gestão da Seduc realiza sempre esses diálogos com as comunidades escolares para que tudo seja construído em coletivo”, afirmou a gestora.

A estudante Lívia, presidente do grêmio e monitora do colégio, lembrou da urgência em climatizar as salas de aula e reivindicou no projeto a inclusão de uma sala para a instituição estudantil, prontamente anotada pela Engenharia da Seduc.

Obras

De 2023 até abril de 2024, já foram 41 obras entregues pelo Governo do Estado por meio da Seduc, entre elas 14 novas escolas e 27 quadras poliesportivas. Mais de 30 obras estão em andamento por todo o estado.

Também nesse período, o Governo do Estado climatizou 87 escolas estaduais, em todas as salas de aulas, laboratórios e bibliotecas em todas as diretorias regionais de educação de Sergipe, totalizando um investimento de mais de R$ 53 milhões. A meta é ter todas as 319 escolas estaduais climatizadas até 2026.

Além disso, 90 instituições escolares já estão em andamento no processo de aumento de carga de energia elétrica para que sejam instalados novos equipamentos de ar-condicionado, e 23 estão prontas para a instalação dos aparelhos. Atualmente são 12 escolas que estão em licitação para todo o processo de climatização.

/ Notícias / educacao-cultura

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024 às 14:30:00