Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 às 16:00:00
Serhma participa da capacitação em gestão ambiental do Baixo São Francisco Sergipano

Na última quinta-feira, 26 a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) por meio Superintendência especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), participou do evento de capacitação em gestão ambiental do Baixo São Francisco Sergipano, realizado pelo Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano (Conbasf), com o apoio da Anama.

O Superintendente da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Serhma, Ailton Rocha, falou sobre os instrumentos que podem ajudar na gestão ambiental dos municípios do estado, com enfoque no atlas digital. Os estagiários da Serhma, Pedro Henrique Carvalho e Vanessa Barauna, deram continuidade apresentando o projeto de Monitoramento da Gestão Ambiental Municipal, que está sendo desenvolvido na Superintendência, baseado em indicadores criados pelo corpo técnico da superintendência sobre orientação dos mesmos.

A principal ideia do projeto é avaliar os pontos fortes e as fraquezas das localidades, para melhorar o planejamento geral na gestão ambiental municipal, além de traçar estratégias de enfrentamento das ameaças e fortalecimento das oportunidades encontradas pelas secretarias de cada município.

Durante a capacitação, a gerente de educação ambiental e relação social da Serhma, Isabelle Blengini, apresentou propostas de processos educativos que podem ser implementados nos municípios, como as salas verdes, que são centros educativos voltados para ações ecopedagógicas, com objetivo de construir uma cidadania ecológica.

Também foi ressaltado a importância da implantação da agenda ambiental na administração pública (A3P), que favorece a discussão sobre comportamentos mais sustentáveis na gestão pública dentro do contexto da A3P. A gerente comentou sobre o programa de educação ambiental para resíduos sólidos que foi implementado na Serhma e, ao final, foi discutida a importância do fortalecimento da educação ambiental no estado.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 27 de Maio de 2022 às 16:00:00