Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 às 13:30:00
Potencialidades turísticas de Sergipe são divulgadas em estande temático no Arraiá do Povo
No local, é possível mostrar aos turistas que estão visitando os festejos juninos na capital os atrativos turísticos do Estado, a exemplo das belezas naturais, museus e produtos turísticos

Entrando no clima dos festejos juninos da capital, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) montou um estande na praça de eventos da Orla de Atalaia, onde acontece o Arraiá do Povo, evento promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), e que iniciou sua programação nesta quarta-feira, 22, e segue até o dia 29 de junho.

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, explica que a ideia do estande da Setur no Arraiá do Povo é para que os sergipanos e turistas além de conhecerem os festejos juninos na capital, também fiquem inteirados sobre os atrativos turísticos do Estado, a exemplo das belezas naturais, museus e produtos turísticos por meio dessa iniciativa, aproveitado o fluxo de visitantes que estarão passando pelo local.

“Sabemos que o investimento para alcançar um público e fazer promoção é um investimento alto, então se já temos um público específico passando por ali, entendemos que é algo que a gente pode utilizar como ferramenta de marketing para divulgar Sergipe como um todo, nosso produto como um todo. Desta forma, esse é um dos principais objetivos do nosso estande: promover além dos festejos juninos que estarão acontecendo ali, os demais produtos turísticos do nosso Estado”, enfatizou Sales Neto.

Todo decorado com o tema que remete o período junino, o estande está ornamentado com adereços coloridos de pano de chita, chapéus de palha, entre outros acessórios que revelam a rusticidade do ambiente sertanejo, além de disponível para degustação amendoim cozido, castanhas doce e salgada, licor, e são distribuídos panfletos sobre as potencialidades turísticas do Estado. No espaço um animado casal de dançarinos de quadrilha junina recepcionam os visitantes que também têm a oportunidade tirar foto com eles.

O brasiliense Vagner de Oliveira, que casou com uma sergipana, disse que já conhecia Aracaju, mas esta é a primeira vez que vem à Sergipe conhecer os festejos juninos na capital. “Estou encantado em ver tanta coisa bonita, e impressionado com a organização neste primeiro dia do evento podendo transitar tranquilamente com a minha família em meio a toda essa decoração. Estão de parabéns!”, disse.

“Antes da pandemia já tinha programado passar o São João em Sergipe, e aproveitar tudo de bom que a programação em Aracaju oferece. Infelizmente tivemos adiar por dois anos essa viagem, mas hoje, graças a Deus, conseguimos concretizar esse desejo. Estou maravilhada com tudo, desde a decoração, assim como a receptividade de vocês nesse estande, as apresentações, musicais nos palcos, as quadrilhas juninas, enfim, estou adorando e recomendo quem não conhece os festejos juninos de Sergipe, que venha conhecer”, salientou a paulista de Campinas, Adelie Silva.
O governador Belivaldo Chagas esteve no estande da Setur acompanhado da diretora-presidente da Funcap, Conceição Vieira; secretários de Estado; e demais autoridades políticas.

O Arraiá do Povo
Edificada em forma de cidade cenográfica, o Arraiá do Povo tem uma casa de taipa logo na entrada, e uma igrejinha. No entorno da praça tem estandes onde são comercializadas comidas típicas, além de outras guloseimas da culinária junina; e conta com a estrutura de dois palcos: o tradicional ‘Clemilda’, em memória à “Rainha do Forró”; e o palco principal que leva o nome ‘Paulinha Abelha’, em homenagem à cantora que que faleceu em fevereiro passado. Nestes palcos se apresentarão artistas locais e também atrações nacionais, trios pé de serra, sinfônicas e filarmônicas, além de quadrilhas juninas que ao som da sanfona, triângulo e zabumba vão encantar o público mostrando essa autêntica tradição, isso sem falar nas indumentárias multicoloridas dos brincantes que todas as noites darão um espetáculo à parte enchendo os olhos de quem assiste essa manifestação da cultura nordestina.

Na primeira noite que inaugurou a programação do Arraiá do Povo se apresentaram a Orquestra Sinfônica de Sergipe, a quadrilha junina Unidos em Asa Branca, além dos artistas sergipanos Chico Queiroka e Antônio Rogério, Antônio Carlos Du Aracaju, Thais Nogueira, os trios pé de serra Caceteiras de Mestre Rindu, Fecho de Lenha, além de Bobinhos do Forró, Robertinho dos 8 Baixos e a famosa banda de forró Baby Som, que com o seu forró eletrônico tocou canções da sua coletânea animando o público que não hesitou em parar de dançar.

O Arraiá do Povo é o último evento que integra o Encontro Nordestino de Cultura 2022.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 23 de Junho de 2022 às 13:30:00