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Sexta-Feira, 15 de Março de 2024 às 15:30:00
ITPS realiza testes em medidores de água e garante proteção ao consumidor
Testes constataram irregularidades como perfurações, vazão excessiva de água e leitores desgastados, devido à ação do tempo

Alvo de reclamações dos consumidores pelo aumento excessivo do consumo de água, o hidrômetro é um equipamento que precisa passar por inspeções rotineiras para garantir o tempo útil do equipamento. Na quarta-feira, 14, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificou 28 medidores de água, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Os testes constataram irregularidades como perfurações, vazão excessiva de água e leitores desgastados, devido à ação do tempo. O trabalho é realizado pelos fiscais do ITPS nas bancadas de verificação metrológica, instaladas na Deso, onde são feitos os testes em hidrômetros utilizados nas residências, condomínios, indústrias e demais estabelecimentos. O objetivo é garantir que o consumidor não seja prejudicado ao utilizar um equipamento que não esteja medindo corretamente o volume de água consumido.

Os hidrômetros instalados são fabricados obedecendo às especificações determinadas pelas normas técnicas do Inmetro. De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade, Maria Inêz Machado, a verificação tem como objetivo garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente, ou seja, que estão medindo com exatidão o consumo de água nos locais onde estão instalados. “Realizamos a verificação metrológica dos hidrômetros, baseada na legislação do Inmetro. O procedimento se dá a partir de demandas feitas pela própria empresa de saneamento, denúncias e até por solicitação do Ministério Público”, explica a gerente.

Inez explica ainda, que as verificações são feitas na presença de representantes da Deso e também do consumidor. Durante a verificação é feita primeiro a inspeção visual e, se aprovado, é realizado então um teste físico de vazão da água. “Se aprovado, o equipamento recebe o lacre amarelo do Inmetro. Se reprovado, recebe o lacre vermelho, que torna seu uso proibido. Depois emitimos um laudo sobre os testes elaborados”, detalha a gerente ao destacar que a bancada também passa por calibração pela Rede Brasileira de Calibração.

Deso

O coordenador de Hidrometria da Deso, Genival Almeida, explica que a propriedade, custeio e aferição dos hidrômetros é responsabilidade da empresa, já o zelo e a manutenção cabe aos clientes. O setor identifica possíveis irregularidades no funcionamento, seja por registrar quantidades de água a mais ou a menos em relação à consumação real. “Nossa equipe de leituristas está todos os dias nas ruas passando pelas residências dos usuários e verificando a condição dos hidrômetros. Quando percebemos que o dispositivo está desgastado, realizamos a troca sem nenhum custo para o cliente”, explicou o coordenador.

Para ser aferido, o hidrômetro deve apresentar avarias, observadas pelos leituristas em campo e no laboratório, ou por solicitação do usuário.

Entenda

Em caso de dúvida sobre o consumo de água contabilizado pelo hidrômetro, o consumidor pode acionar a Deso e acompanhar, se desejar, a verificação metrológica realizada pelos agentes fiscais do ITPS. Este procedimento garante a confiabilidade da medição feita no equipamento.

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ITPS realiza testes em medidores de água e garante proteção ao consumidor
Testes constataram irregularidades como perfurações, vazão excessiva de água e leitores desgastados, devido à ação do tempo
Sexta-Feira, 15 de Março de 2024 às 15:30:00

Alvo de reclamações dos consumidores pelo aumento excessivo do consumo de água, o hidrômetro é um equipamento que precisa passar por inspeções rotineiras para garantir o tempo útil do equipamento. Na quarta-feira, 14, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificou 28 medidores de água, em parceria com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso).

Os testes constataram irregularidades como perfurações, vazão excessiva de água e leitores desgastados, devido à ação do tempo. O trabalho é realizado pelos fiscais do ITPS nas bancadas de verificação metrológica, instaladas na Deso, onde são feitos os testes em hidrômetros utilizados nas residências, condomínios, indústrias e demais estabelecimentos. O objetivo é garantir que o consumidor não seja prejudicado ao utilizar um equipamento que não esteja medindo corretamente o volume de água consumido.

Os hidrômetros instalados são fabricados obedecendo às especificações determinadas pelas normas técnicas do Inmetro. De acordo com a gerente executiva de Metrologia e Qualidade, Maria Inêz Machado, a verificação tem como objetivo garantir que os equipamentos estão funcionando corretamente, ou seja, que estão medindo com exatidão o consumo de água nos locais onde estão instalados. “Realizamos a verificação metrológica dos hidrômetros, baseada na legislação do Inmetro. O procedimento se dá a partir de demandas feitas pela própria empresa de saneamento, denúncias e até por solicitação do Ministério Público”, explica a gerente.

Inez explica ainda, que as verificações são feitas na presença de representantes da Deso e também do consumidor. Durante a verificação é feita primeiro a inspeção visual e, se aprovado, é realizado então um teste físico de vazão da água. “Se aprovado, o equipamento recebe o lacre amarelo do Inmetro. Se reprovado, recebe o lacre vermelho, que torna seu uso proibido. Depois emitimos um laudo sobre os testes elaborados”, detalha a gerente ao destacar que a bancada também passa por calibração pela Rede Brasileira de Calibração.

Deso

O coordenador de Hidrometria da Deso, Genival Almeida, explica que a propriedade, custeio e aferição dos hidrômetros é responsabilidade da empresa, já o zelo e a manutenção cabe aos clientes. O setor identifica possíveis irregularidades no funcionamento, seja por registrar quantidades de água a mais ou a menos em relação à consumação real. “Nossa equipe de leituristas está todos os dias nas ruas passando pelas residências dos usuários e verificando a condição dos hidrômetros. Quando percebemos que o dispositivo está desgastado, realizamos a troca sem nenhum custo para o cliente”, explicou o coordenador.

Para ser aferido, o hidrômetro deve apresentar avarias, observadas pelos leituristas em campo e no laboratório, ou por solicitação do usuário.

Entenda

Em caso de dúvida sobre o consumo de água contabilizado pelo hidrômetro, o consumidor pode acionar a Deso e acompanhar, se desejar, a verificação metrológica realizada pelos agentes fiscais do ITPS. Este procedimento garante a confiabilidade da medição feita no equipamento.