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Quinta-Feira, 16 de Março de 2023 às 16:15:00
ITPS fiscaliza postos de combustíveis e orienta motoristas
Ação acontece em atenção à Semana do Consumidor

Consumidores, que pararam  para abastecer em postos de combustíveis na manhã desta quinta-feira, 16, receberam orientações dos fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) sobre   seus direitos, cuidados e deveres no ato de abastecimento do seu veículo. 

A ação, que faz parte da Semana do Consumidor, teve como objetivo mostrar aos motoristas que é possível identificar erros de medição nas bombas de combustível.  O ITPS, que é órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),  também verificou se os postos estão de acordo com as normas determinadas pelo Inmetro, e se possuem irregularidades que causem prejuízos ao consumidor ou ao próprio estabelecimento.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, participou da ação nos postos de gasolina, onde fez demonstrações de como identificar se há lacre e selos do Inmetro nas bombas. “Os clientes devem observar a presença ou não de vazamentos, se há  etiquetas do Inmetro, as condições da mangueira, do painel, enfim dos itens utilizados para abastecer e  que, se estiverem irregulares,  podem comprometer o abastecimento”, detalha.

Surpreso, o administrador Valter Casimiro Filho, disse não saber como eram feitas essas observações e elogiou a iniciativa.  “Essa é uma ação muito importante para que nós, consumidores, possamos saber quais são os nossos direitos e as obrigações do prestador de serviço”, explicou.

Já o músico Gabriel dos Santos reconheceu que, mesmo sabendo da possibilidade de haver irregularidades em alguns locais, nunca observou se existiam bombas com ou sem lacres. Agora, o músico considera as orientações importantes para evitar  futuros prejuízos. “O consumidor precisa sempre estar atento a todos os procedimentos que são passados pelo ITPS e às normas do Inmetro. Eu, enquanto consumidor, gostei bastante das orientações que recebi, não sabia de algumas coisas e agora aprendi sobre como não ser lesado”, disse.

Chefe de pista de um posto de combustível de Aracaju, José Messias reconhece que a fiscalização é benéfica para o estabelecimento. “Essa fiscalização resolve todas as desconfianças em relação à qualidade do combustível solicitado pelo cliente. Então, para que não haja dúvidas, essa ação é muito importante tanto para o posto, quanto para os consumidores”, reconhece.

Denúncias

Para fazer uma denúncia junto ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-8055, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site www.itps.se.gov.br e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

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ITPS fiscaliza postos de combustíveis e orienta motoristas
Ação acontece em atenção à Semana do Consumidor
Quinta-Feira, 16 de Março de 2023 às 16:15:00

Consumidores, que pararam  para abastecer em postos de combustíveis na manhã desta quinta-feira, 16, receberam orientações dos fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) sobre   seus direitos, cuidados e deveres no ato de abastecimento do seu veículo. 

A ação, que faz parte da Semana do Consumidor, teve como objetivo mostrar aos motoristas que é possível identificar erros de medição nas bombas de combustível.  O ITPS, que é órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro),  também verificou se os postos estão de acordo com as normas determinadas pelo Inmetro, e se possuem irregularidades que causem prejuízos ao consumidor ou ao próprio estabelecimento.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, participou da ação nos postos de gasolina, onde fez demonstrações de como identificar se há lacre e selos do Inmetro nas bombas. “Os clientes devem observar a presença ou não de vazamentos, se há  etiquetas do Inmetro, as condições da mangueira, do painel, enfim dos itens utilizados para abastecer e  que, se estiverem irregulares,  podem comprometer o abastecimento”, detalha.

Surpreso, o administrador Valter Casimiro Filho, disse não saber como eram feitas essas observações e elogiou a iniciativa.  “Essa é uma ação muito importante para que nós, consumidores, possamos saber quais são os nossos direitos e as obrigações do prestador de serviço”, explicou.

Já o músico Gabriel dos Santos reconheceu que, mesmo sabendo da possibilidade de haver irregularidades em alguns locais, nunca observou se existiam bombas com ou sem lacres. Agora, o músico considera as orientações importantes para evitar  futuros prejuízos. “O consumidor precisa sempre estar atento a todos os procedimentos que são passados pelo ITPS e às normas do Inmetro. Eu, enquanto consumidor, gostei bastante das orientações que recebi, não sabia de algumas coisas e agora aprendi sobre como não ser lesado”, disse.

Chefe de pista de um posto de combustível de Aracaju, José Messias reconhece que a fiscalização é benéfica para o estabelecimento. “Essa fiscalização resolve todas as desconfianças em relação à qualidade do combustível solicitado pelo cliente. Então, para que não haja dúvidas, essa ação é muito importante tanto para o posto, quanto para os consumidores”, reconhece.

Denúncias

Para fazer uma denúncia junto ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179-8055, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site www.itps.se.gov.br e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.