Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 17:00:00
Indiarobenses buscam serviços da Secretaria do Trabalho na 24°edição do ‘Sergipe aqui’
Atendimentos do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) e das diretorias de Economia Solidária e do Artesanato foram disponibilizados

A população chegou cedo para ter acesso aos serviços do ‘Sergipe é aqui’ em Indiaroba. Antes das 8 horas da manhã, já havia pessoas com senhas nas mãos para os atendimentos da ação itinerante, que alcança a sua 24ª edição, nesta quinta-feira, 21.

O primeiro atendido pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), setor ligado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) foi José da Conceição Cruz, que buscou informações sobre a Carteira de Trabalho digital. “Só falta isso para a minha carteira ser assinada”, comentou o jovem de 27 anos, que trabalha num viveiro de camarões.

Já para a artesã local Maria Adeilde Ribeiro, o ‘Sergipe é aqui’ representou a sua primeira oportunidade de expor seus produtos para um grande público. Antes, ela vendia seus bordados de Ponto Cruz somente para amigos e familiares. “Meu coração está palpitando de alegria, muito emocionada, porque é uma oportunidade que a gente está tendo para mostrar o que a gente está fazendo. Então, eu agradeço muito essa iniciativa para mostrar o nosso trabalho e vê-lo ser valorizado”, disse, a respeito da ação governamental.

Além dos serviços do NAT e da diretoria de Artesanato, a Seteem também marcou presença com as ações voltadas para a Economia Solidária. Sara Thais Gama e Raquel Costa sabem bem disso e participaram do segmento expondo e comercializando biscoitos caseiros, cuja receita é guardada pela família no Povoado Saguim, a cerca de oito quilômetros da sede de Indiaroba.

“Essa é uma oportunidade muito boa de mostrar os produtos. É totalmente caseiro e foi uma receita do pai de Sara, aí ele se aposentou há pouco tempo, e queria repassar de geração em geração, para não deixar se perder essa culinária”, contou Raquel.

“A gente já vende na feira, e a população gosta bastante lá no Povoado Saguim. O pessoal vem de Estância, da Bahia, de Aracaju, passa lá e já compra, porque já conhece bastante. E participar hoje aqui é gratificante, muito bom”, completou Sara.

A cada novo ‘Sergipe é aqui’, a Seteem marca presença, sempre buscando ampliar a participação da população do interior do estado em suas iniciativas. “Estamos aqui, hoje, com o artesanato, com a economia solidária, com o Governo do Estado para fortalecimento dessa cadeia. Em todo evento que o governo promove ou patrocina, nós temos sempre um espaço dedicado ao artesanato e à economia solidária. Vamos participar de seis feiras nacionais este ano, e estamos aqui de mãos dadas com a população. Deixo o nosso convite ao empresário de Indiaroba: se você está precisando contratar mão de obra e está tendo dificuldade, procure a Secretaria do Trabalho, que nós formaremos turmas de qualificação profissionalizante de acordo com a sua necessidade”, destacou o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles.

Serviços

Na cidade, a população pôde buscar orientações sobre a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) digital; cadastro de empregadores para captação de vagas; cadastro e atualização de trabalhadores em busca de emprego; cadastro para recebimento do seguro-desemprego; cadastro de jovens e de empregadores para o Programa Primeiro Emprego (PPE).

Na área do artesanato, aconteceu oficina de artesanato em madeira; cadastro e renovação da carteira do Artesão; exposição e comercialização de artesanatos; orientações sobre editais de feiras nacionais de artesanato e orientações sobre a participação dos artesãos em eventos do estado.

No atendimento da Economia Solidária, foram disponibilizados o cadastro de empreendimentos econômicos solidários e a comercialização de alimentos. Além disso, houve a realização de inscrições para os cursos do projeto Qualifica Sergipe, ofertados em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (Senai/SE).

Sergipe é aqui

Realizado pela gestão estadual, o governo itinerante leva ao interior mais de 150 ações prestados por secretarias e órgãos da administração pública estadual. A professora aposentada Rosilda Macário reconhece a relevância desta presença. Ela conta que gastaria mais de R$ 90 reais, apenas de passagem, para ir até Aracaju resolver algo que ela pode buscar na própria cidade.

“Uma ideia brilhante para todo o estado de Sergipe, que chega a todas as cidades e facilita a vida dos munícipes que não precisam se deslocar para Aracaju, pois no município mesmo já resolve todas as coisas”, contou, após buscar atendimento no NAT para sua filha, que busca emprego, e antes de se dirigir ao Ipesaúde para outras informações que também buscava.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 17:00:00