Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023 às 15:15:00
Governo reúne Defesa Civil estadual e municipais para discutir planejamento anual de 2023
Através da Sedurbi, objetivo é melhorar e integrar cada vez mais as ações de proteção e defesa civil em Sergipe

Buscando alinhar ações de prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação em situações de emergência, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), reuniu a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec) e os coordenadores das Defesas Civis dos 75 municípios sergipanos, nesta sexta-feira, dia 27. Durante o encontro, realizado de forma on-line e mediado pelo superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Luciano Queiroz, foi apresentado o planejamento anual de 2023.

O secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, iniciou a reunião agradecendo o recente trabalho da Defesa Civil municipal das cidades ribeirinhas afetadas com o aumento da vazão do Rio São Francisco. “É uma satisfação muito grande estar participando desse encontro com o sistema da Defesa Civil do governo estadual. Primeiramente, quero agradecer a equipe dos 13 municípios do Baixo São Francisco pelas habilidades e pelas ações implementadas com o objetivo de minimizar a ocorrência das cheias na região. Foi um trabalho integrado com a defesa civil estadual dando o apoio necessário àquele município, para que não ocorresse nenhuma vítima, como também minimizando as perdas e os prejuízos”, disse.

Segundo Luiz Roberto, o Governo do Estado está empenhado em melhorar e integrar cada vez mais as ações de proteção e defesa civil em Sergipe, por isso esse primeiro encontro com todos os coordenadores municipais é de extrema importância. “O slogan que foi criado pelo nosso governador Fábio Mitidieri, dizendo que ‘o futuro começa agora’, amplia as nossas atividades que visam esse desenvolvimento. Com isso, faremos uma reformulação na Defesa Civil do Estado e iremos ampliar o nosso corpo técnico de acordo com as necessidades que já nos foram apresentadas. Também, paulatinamente, estaremos trazendo novas tecnologias para serem incorporadas num processo de inovação e de modernização das ações, com a perspectiva de evitar desastres e propor trabalho preventivo de situações que causem transtornos à sociedade”, detalhou.

Para o tenente-coronel Luciano Queiroz, a união de esforços resultará em ações positivas que trarão benefícios para toda a população. “É importante que as defesas civis municipais estejam de braços dados com a Defesa Civil do Estado para que possamos fazer uma gestão de forma proativa e dar uma resposta mais imediata. Portanto, essa reunião, que hoje foi também para a apresentação da nossa estrutura devido à entrada de novos integrantes, ela vai acontecer, mensalmente, buscando melhorar o sistema estadual de proteção e defesa civil. A gente precisa dialogar, por dentro das leis, para que as nossas ações sejam mais eficientes possíveis para atender o povo sergipano”, declarou.

Ademael Oliveira, coordenador da Defesa Civil de Estância, parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em reunir todos os órgãos municipais de defesa e proteção. “Quero expressar a importância desses encontros frequentes para que possamos nos alinhar a todos os órgãos de defesa civil do Estado e até mesmo de Brasília. Então, é muito interessante esse espaço onde a gente pode se aperfeiçoar, tirando dúvidas para atender melhor a população. Estou bastante interessado nas capacitações que virão e vou me esforçar bastante para estar apto a proteger vidas”, afirmou.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2023 às 15:15:00