Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020 às 11:30:00
Estado realiza curso de Criação e Gestão de Unidades de Conservação em áreas urbanas
Durante 12 dias, Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente direciona discussões, planejamento e implantação de Unidades de Conservação

O Governo de Sergipe realiza, de 14 à 25 de setembro, o curso de Criação e Gestão de Unidades de Conservação em áreas urbanas. O evento acontece virtualmente em razão da pandemia e faz parte do planejamento de ações do Executivo Estadual relacionadas ao estímulo de iniciativas que visam a preservação da biodiversidade do território sergipano.

O curso é destinado aos servidores das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios sergipanos, conselheiros de unidades de conservação, integrantes do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Reserva da Biosfera da Caatinga, assim como a gestores de unidades de conservação ambiental estadual e federal no estado, monitores e educadores ambientais, acadêmicos, profissionais liberais e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s), pesquisadores, ambientalistas, entre outros convidados. A capacitação é coordenada pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma).

Durante a programação serão discutidos os aspectos legais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), categorias de Unidades de Conservação (UC’s), conceitos e roteiros, com exemplos práticos, que embasam o planejamento e implantação de Unidades de Conservação. Também serão apresentados conceitos e técnicas fundamentadas em uma visão integrada de território e de gestão participativa.

Arquiteteto, urbanista e mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Brasília (UnB), Miguel Von Behr, apresentou em sua palestra os benefícios econômicos, sociais e ambientais das unidades de conservação para os municípios, bem como, os aspectos legais, gestão participativa e roteiro para a criação das UC’s, destacando a relevância do evento para Sergipe. “A criação deste curso possibilitará, em longo prazo, a proteção de áreas remanescente de vegetação natural que são fundamentais para o equilíbrio ecológico, preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos para o abastecimento humano, geração de emprego e renda através do turismo ecológico no estado”, afirmou.

Participante do evento, a bióloga e também responsável por Educação Ambiental nas Unidades de Conservação, Anne Aline Ferreira Feitosa, se mostrou satisfeita com a experiência que está sendo adquirida. “O curso está sendo de grande importância para todos que participam da gestão de UC’s ou que, de alguma forma, estão envolvidos com a temática, devido à ampla abordagem que está sendo feita sobre o SNUC e ainda sobre a importância da preservação das unidades, discussões sobre problemáticas que estamos rotineiramente enfrentando, e, principalmente as possíveis soluções  que estão sendo orientadas”,detalhou.

/ Notícias / desenvolvimento

Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020 às 11:30:00