Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 15:30:00
Equipe da Fapitec/SE realiza visita institucional ao Senai Lab
Durante o encontro foi discutido o desenvolvimento de edital de fomento à indústria 4.0

Na manhã da segunda-feira, 18, a diretoria técnica e a coordenação de inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) visitaram o Senai Lab, laboratório da indústria 4.0 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Sergipe (Senai/Sergipe).

Na oportunidade, os representantes da fundação foram recepcionados pelo superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SE), Rodrigo Rocha, e sua equipe, para discutir a formatação de edital de fomento à indústria 4.0.

“A ponte entre o governo e as instituições de ensino e aprendizagem é de extrema relevância para o funcionamento da dinâmica da Inovação em nosso estado. A visita ao Senai Lab foi muito proveitosa e conseguimos discutir o desenvolvimento de um edital de fomento à indústria 4.0”, salientou a diretora técnica da Fapitec/SE, Carla Xavier.

Além da presença do superintende do IEL/SE, o encontro contou com a participação da interlocutora do Programa Saga Senai de Inovação, Manuella de Carvalho Souza; do gestor de supervisão de Tecnologia e Inovação, Silvio Roberto Araujo Lima; e do interlocutor de Educação à Distância e Senai Lab, Marco Antônio Moreira Pacheco.

Para o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, a interlocução entre as instituições também representa um saldo positivo para a inovação em Sergipe. “O estreitamento e o estabelecimento de parcerias são fundamentais para o desenvolvimento deste cenário. Também visualizamos a utilização desse sistema de tecnologias como aliadas na construção de ideias inovadoras”, disse.

Indústria 4.0

Também chamada de Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é integrada por um amplo sistema de tecnologias avançadas a exemplo da robótica, inteligência artificial, internet das coisas, cyber segurança, big data, entre outros tipos de tecnologias.

“Durante a visita, pudemos perceber o quanto o uso das tecnologias que fazem parte da quarta geração industrial estão presentes no nosso dia a dia. O fomento e o apoio para este setor industrial já é algo que desejamos propor por meio dos nossos editais”, pontuou o coordenador executivo do Programa de Inovação Tecnológica (Proint) da Fapitec/SE, Paulo César Alves.

/ Notícias / desenvolvimento

Equipe da Fapitec/SE realiza visita institucional ao Senai Lab