Quinta-Feira, 07 de Março de 2024 às 14:15:00
Deso executa obra de instalação de esgotamento sanitário em Itabaianinha
Ação está em fase de instituição de rede coletora e conexão a residências, e vai beneficiar em média 40% da população do município

Além do empenho para levar segurança hídrica a todos os sergipanos, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) empreende esforços constantes com o propósito de garantir que todas as famílias do estado tenham acesso a saneamento básico de qualidade. Reflexo evidente disso é a obra de instalação de esgotamento sanitário que a empresa está promovendo em Itabaianinha, no sul sergipano. O investimento da iniciativa é de R$ 13.691.727,68.

No momento, a Companhia está instaurando a rede coletora de esgoto no município e realizando conexões a residências. “Além disso, essa obra inclui a construção de uma estação elevatória, para onde serão levados os efluentes, e de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na qual eles serão tratados e direcionados ao Riacho Seco, manancial de Itabaianinha”, explicou o gerente de Obras da Deso, Jorge Inácio Rocha Oliveira, ressaltando que 40% da população itabaianinhense será beneficiada.

De acordo com o engenheiro civil responsável pela ação estruturante, Jorge Martins, serão 17.500 metros de rede coletora instalada até o final do empreendimento. “Faremos oito mil ligações, o que representa oito mil casas atendidas. A Estação de Tratamento já será executada tendo em mente uma futura ampliação da rede e do número de residências atendidas, ou seja, atenderá esse grupo inicial e outros que virão”, destacou.

Saúde

Para Jorge Inácio, a execução da obra é crucial para a preservação do meio ambiente, mas, também, pelo impacto positivo na saúde pública. “Com essa medida, o esgoto que antes iria para a rua, agora será coletado e tratado de forma adequada. Será possível, ainda, evitar, por exemplo, que crianças contraiam doenças relacionadas à falta de saneamento básico. É mais qualidade de vida e mais saúde”, frisou o gerente.

/ Notícias / desenvolvimento

Deso executa obra de instalação de esgotamento sanitário em Itabaianinha