Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 17:45:00
Deso anuncia nova adutora de água para Moita Bonita durante 23ª edição do 'Sergipe é aqui'
Além de duas estações elevatórias que também serão construídas, a empresa ofereceu uma série de serviços à população, além de levar ações de projetos socioambientais

Universalizar o acesso à água tratada, de boa qualidade e em volume suficiente no estado. Foi com esse objetivo que, durante a realização da 23ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Moita Bonita, foi anunciada a implantação de uma nova adutora de água, com extensão de 10.866 metros no município, a ser executada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). O programa de governo itinerante realizado pela gestão estadual mobiliza e coloca à disposição da população do interior a estrutura administrativa estadual.

“Mais uma vez a Deso se faz presente no ‘Sergipe é aqui’, ação muito importante do Governo do Estado, com serviços e projetos relevantes à população. Hoje é um dia importante, pois anunciamos, junto ao governador Fábio Mitidieri, a obra da nova adutora de água, além de duas estações elevatórias. Esse é um investimento de R$ 6,4 milhões, que vai beneficiar mais de 11 mil moradores da cidade e de povoados vizinhos”, afirmou o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes Paul.

De acordo com o superintendente de Sistemas Regionais de Água da Deso, Napoleão Gomes Barreto, a obra tem o objetivo de ampliar a rede de distribuição de água do município, e, com isso, garantir mais segurança hídrica aos moitenses. “A adutora terá origem em Itabaiana, vai possuir uma vazão de 72 mil litros por hora. Com isso, traremos melhorias bastante significativas ao sistema de abastecimento de Moita Bonita”, explicou.

Serviços e projetos

Na oportunidade, a companhia colocou à disposição da população a unidade móvel de atendimento da empresa, na qual foi possível acessar diversos serviços comerciais e esclarecer dúvidas. “Nessa unidade, fazemos todo tipo de atendimento que seria realizado em um posto fixo. Estamos presentes em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’ feitas em municípios atendidos pela Deso. Isso é crucial para que as pessoas não precisem se deslocar para outras cidades”, afirmou o coordenador de atendimento móvel, André Honorato.

A dona de casa Maria de Fátima aproveitou a oportunidade para solicitar acesso ao programa Tarifa Social, que oferece desconto de até 50% na conta de água para pessoas de baixa renda que se enquadrem nos pré-requisitos de acesso ao programa (veja mais informações clicando aqui). “Pela primeira vez, eu vim a um órgão público, fui bem-atendida e saí com uma solução. A Deso trazer esses serviços é ótimo, e, junto com os outros estandes, ajuda a gente a resolver uma série de problemas e pendências”, disse.

Além disso, projetos socioambientais da empresa marcaram presença no ‘Sergipe é aqui’, como o ‘Deso + Verde’, que distribuiu mudas de árvores aos visitantes do evento, o ‘Livro Liberdade para Alma’, responsável por ofertar gratuitamente títulos literários, e o ‘Saneamento Expresso’, programa de educação itinerante que explica, de forma lúdica, o ciclo da água e do saneamento. A professora da Escola Municipal Rural Professora Aurinha Vieira de Meneses, Maria Edma, ressaltou a relevância do ‘Saneamento Expresso’, em especial para as crianças.

“É muito interessante. O conteúdo apresentado complementa a formação que os alunos têm na escola. Eles amaram a apresentação e o gibi da Turma da Mônica dado pelos instrutores sobre o ciclo da água. Falar sobre a importância da água é crucial, lembrar que não podemos consumir diretamente da torneira. É um aprendizado muito legal. Ver como tudo isso funciona na prática é fundamental”, explicou ela, que acompanhou alunos da escola na visita ao projeto.

/ Notícias / desenvolvimento

Quarta-Feira, 06 de Março de 2024 às 17:45:00