Terça-Feira, 12 de Março de 2024 às 10:00:00
Artesanato e economia solidária geram renda aos sergipanos na Vila da Páscoa Iluminada
Por meio de edital, a Secretaria do Trabalho contempla artesãos e empreendedores para comercialização durante evento na Orla de Atalaia

Aracaju já não é a mesma! A Vila da Páscoa Iluminada, que desde o dia 8 ilumina a região dos lagos da Orla de Atalaia, na capital sergipana, é o diferencial que enche os olhos de pessoas de todas as idades, sejam elas locais ou visitantes. A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) também faz parte desta programação realizada pelo Governo de Sergipe até o próximo dia 31.

Com espaços direcionados ao artesanato sergipano e à economia solidária, a pasta contemplou, por meio de edital de chamamento público artesãos e empreendedores com exposição, divulgação e comercialização de seus produtos. Além de gerar renda, a Vila da Páscoa Iluminada é também uma vitrine para o reconhecimento e a valorização desses trabalhadores.

Pessoas como a empreendedora Maria Augusta de Oliveira, que começou nesta área vendendo trufas numa caixa de isopor. Hoje ela afirma se sentir grata por ter um espaço como este para desenvolver seu trabalho.

“O azeite foi derramado e a glória de Deus chegou e que venham mais oportunidades como essa de mostrar meu trabalho, de ter uma renda a mais. Milagre de Deus na minha vida, só tenho a agradecer tudo que está acontecendo”, disse, elogiando a estrutura montada na Orla. “O espaço está maravilhoso, tanto para quem está trabalhando, quanto para quem está visitando e que está se surpreendendo porque supera as expectativas”, avalia a doceira.

A diretora de Economia Solidária da Seteem, Elayne Araújo, falou sobre o que é esperado para o setor, até o encerramento do evento. “A expectativa é de muitas vendas para fortalecer ainda mais a economia solidária do Estado e aquecer a economia de forma geral, gerar oportunidade para aqueles empreendedores que não têm uma renda fixa, que dependem de eventos como esse que o governo proporciona, sem cobrar nenhuma taxa de aluguel, água, luz”, destaca.

Artesanato

Há quatro anos trabalhando com a madeira, o artesão Celso Ricardo de Lima identificou nesta arte uma chance de recomeço após o desemprego. Hoje ele entende que foi a chance para iniciar em outro ramo. “Foi uma nova oportunidade que está dando certo, graças a Deus. Com o incentivo do governo, divulgando nosso trabalho e com o edital que significa muito para a gente que trabalha nesse setor. É um incentivo muito importante”, opina o artesão.

A diretora de artesanato da Seteem, Daiane Santana, acredita que tão importante quanto expor e comercializar, é vivenciar as experiências de eventos como esse para que os artesãos possam se inspirar a cada vez mais produzir melhores peças.

“Nosso trabalho é desenvolver e garantir aos artesãos sergipanos espaços como esse da Vila da Páscoa onde eles possam comercializar seus produtos com eficiência, com qualidade e possam sentir a partir dessa reflexão deles mesmo de poder estar melhorando cada vez mais”, ressalta a diretora.

Para a artesã Socorro Lacerda, que há cinco anos trabalha com peças em MDF, o artesanato vai além de um trabalho. “É muito bom a gente poder trabalhar principalmente com aquilo que a gente ama. Eu amo porque artesanato é vida. Ele faz com que a gente se motive a viver. Então isso é importante demais. O povo tem que vir para prestigiar os artesanatos e também contemplar essa beleza que está sendo a Vila da Páscoa”, resume a artesã.

/ Notícias / desenvolvimento

Terça-Feira, 12 de Março de 2024 às 10:00:00