Sexta-Feira, 08 de Março de 2024 às 16:30:00
Governo do Estado celebra Dia Internacional da Mulher com pacote de projetos e ações para as sergipanas
O evento contou com a participação de mulheres representantes de movimentos e segmentos sociais

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), promoveu um café da manhã e anunciou um pacote de medidas voltadas para as sergipanas.

O evento, que ocorreu no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, contou com as presenças da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri; da secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; do vice-governador Zezinho Sobral, e também com a participação de mulheres representantes de movimentos e segmentos sociais.

Na oportunidade, foi entregue ao vice-governador uma carta com propostas, sugestões e pleitos da sociedade civil e dos movimentos representados, previamente enviadas à SPM para compilação.

“É importante observar o comportamento do Governo de Sergipe em relação às mulheres não só pela presença delas na gestão, mas pelas políticas inovadoras que fortalecem a presença da mulher na sociedade, que dão voz e vez e que estabelecem processos de construção políticas voltadas para as mulheres a base daquilo que a mulher de fato deseja. Ouve-se a mulher e entende-se suas necessidades, e a política é construída com base nisso. É o governo que trabalha em função de ações que fortalecem a mulher e que hoje reafirma esse compromisso com este novo pacote de ações e medidas”, destacou o vice-governador.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, o Governo de Sergipe reforça o compromisso de priorizar a defesa dos direitos das mulheres e ampliar o leque de políticas públicas para o público feminino. “A SPM conseguiu muitos avanços no ano passado para as mulheres do nosso estado em diversas áreas, e vamos continuar trabalhando para manter a efetividade do que já está em pleno funcionamento e avançar ainda mais em prol das mulheres do nosso estado. Tudo isso com base no diálogo permanente com os diversos segmentos da sociedade”, afirmou Danielle Garcia.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a transversalidade das ações promovidas pelas pastas do governo para a promoção de políticas para as mulheres em todas as áreas. “Muito já foi feito no primeiro ano, mas a gente entende que ainda há muito a se fazer também. E quando a gente tem o olhar, o ouvir e a vontade de fazer, o que é primordial, a gente faz acontecer. E isso eu vejo em toda equipe da gestão estadual. A política pública precisa ser construída para que ela seja efetiva, e isso se faz visitando in loco e dialogando com as mulheres”, salientou.

Pacote de medidas

O pacote de medidas anunciado contou com a publicação dos decretos para criação do Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, do grupo colegiado da Casa da Mulher Brasileira e do programa ‘Maria da Penha vai às escolas’. Além disso, houve o Decreto de reformulação da Câmara Técnica de Gestão e Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres.

Também foram lançados, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do estado de Sergipe (Fapitec/SE), os editais ‘Meninas na Ciência’ e ‘Mulheres Empreendedoras’, além da assinatura de um termo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Ainda foi apresentado o programa ‘Qualifica Sergipe - Mulher’, com ofertas de cursos de qualificação profissional exclusivamente para mulheres, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem). Ainda no evento, foi apresentado o projeto-base para criação da Salas Lilás nas delegacias regionais do interior do estado.

Iniciativa aprovada

Representantes de segmentos e movimentos sociais destacaram a atuação do Governo de Sergipe na promoção de políticas públicas para as sergipanas. “Esse evento não é só para comemorar o Dia Internacional da Mulher, mas um ato onde trouxemos nossas reivindicações. A sociedade civil elaborou pautas que foram entregues ao governo para que sejam feitas políticas efetivas que beneficiem as mulheres, porque não adianta fazer algo sem que a gente seja escutada”, a presidente do Conselho Estadual do Direito da Mulher em Sergipe, Iza Moura.

Para a presidente do Instituto Ressurgir Sergipe, Valdilene Oliveira Martins, o evento promovido pelo Governo de Sergipe é mais um passo para a efetivação dos direitos das mulheres. “Já alcançamos e evoluímos muito, mas a gente sabe que o caminho a ser percorrido é muito maior. Por isso que é de extrema importância que os governos estejam empenhados com essa luta da instrumentalização das leis para efetivar os direitos das mulheres em busca da equidade de gênero”, ressaltou.

/ Notícias / assistencia-social

Sexta-Feira, 08 de Março de 2024 às 16:30:00