Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 20:00:00
Governo de Sergipe promove capacitação para profissionais da rede de proteção à mulher de Laranjeiras e Riachuelo

Nesta terça-feira, 19, profissionais que atuam na rede de proteção à mulher dos municípios de Laranjeiras e Riachuelo participaram de capacitação de articulação de serviços para a proteção integral às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM). O encontro contou com 44 participantes.

Na oportunidade, foram passadas orientações relativas ao encaminhamento da mulher vítima de violência para os serviços de proteção disponíveis na rede. “Promovemos essa articulação da rede para que todos os profissionais de Laranjeiras e Riachuelo se conheçam, troquem conhecimentos e a gente melhore essa proteção integral à qual todas as mulheres em situação de violência têm direito”, pontuou a diretora de Proteção e Combate à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

A capacitação busca também orientar os profissionais sobre a necessidade de intercâmbio das documentações e de informações que possam retirar a mulher e seus filhos e familiares da situação de violência. Em todos os encontros promovidos, a SPM apresenta o Formulário Nacional de Avaliação de Risco e orienta sobre como preenchê-lo. “Destacamos ainda a importância da análise, diagnóstico e gestão dos riscos apresentados no formulário como uma forma de prevenir a ocorrência de feminicídios”, detalhou Ana Carolina.

Os profissionais ressaltaram a importância da capacitação para o trabalho da rede. “É uma grande experiência participar desta capacitação de articulação da rede compartilhando conhecimentos sobre as políticas públicas para as mulheres. Uma iniciativa muito importante para fortalecer o nosso trabalho de acolhimento às mulheres e a gente aprender a dinâmica de partilhamento de informações com a rede”, salientou a coordenadora da Mulher, Nelma dos Santos, coordenadora da Mulher.

A assistente social do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) de Laranjeiras, Thainara Gois, também enalteceu o trabalho da SPM. “Agradeço por essa capacitação oferecida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado, que foi de suma importância para ampliar o nosso aprendizado sobre este tema tão importante que é o combate à violência contra a mulher e o acolhimento à vítima”, enfatizou.

Ainda na capacitação, a equipe da SPM abordou a política de assistência social, a violência doméstica e seus impactos psicossociais. Também foram apresentados dados do Mapa da Mulher Sergipana, disponível no site oficial do Governo de Sergipe, sobre a população feminina nos municípios, informações que podem contribuir para alocar melhor os recursos humanos e financeiros no investimento de políticas públicas mais eficientes.

Por fim, a SPM realizou a apresentação e a entrega à rede local de material utilizado na divulgação do protocolo ‘Não SE Cale’, voltado à proteção e ao combate a todos os tipos de violência contra as mulheres em bares, restaurantes, casas noturnas e demais espaços de lazer de Sergipe.

/ Notícias / assistencia-social

Terça-Feira, 19 de Março de 2024 às 20:00:00