Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 19:15:00
Governo entrega sementes, mudas e realiza serviços para agricultores familiares no ‘Sergipe é aqui’ de Indiaroba
Seagri, Coderse, Emdagro e Pronese compareceram a todas as edições do governo itinerante, levando políticas públicas e insumos à mulheres e homens do campo

O município de Indiaroba recebeu a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) para, dentre muitas outras ações, a entrega das primeiras sacas de sementes de milho do programa ‘Sementes do Futuro’. A ação ocorreu nesta quinta-feira, 21, durante a 24ª edição do 'Sergipe é aqui', quando 150 agricultores familiares receberam 1,5 toneladas de sementes prontas para plantio. Ao longo de 2024, outras 206 toneladas serão distribuídas em 46 municípios, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro), a partir de um investimento total de R$ 3 milhões.

“Para a Secretaria de Agricultura, hoje é um dia muito especial, muito feliz. Por determinação do nosso governador Fábio Mitidieri, desde o ano passado, fazemos as entregas de sementes de milho e, neste ano, pela primeira vez na história, trouxemos as sementes no tempo certo, próximo ao dia de São José. Não choveu ainda, mas São Pedro vai dar essa graça e vai chover já já, para podermos plantar a nossa semente. A partir desta semana, vamos fazer a logística de distribuição. Os escritórios da Emdagro já estão a postos para fazer a distribuição”, revelou o secretário de Estado da Agricultura, Zeca Ramos da Silva.

Um dos contemplados foi o agricultor Esteves Matos dos Santos, que recebeu dez quilos de sementes de milho e ressaltou que, com a ação, poderá destinar os recursos que utilizaria com as sementes para investir em adubação. "As sementes chegaram numa boa hora. Agradeço ao governador e à Emdagro por atender ao apelo dos agricultores de terem as sementes no período certo de plantio", considerou.

Quem também aprovou a iniciativa do Governo do Estado foi a agricultora Veraldina Mendes dos Santos, que recebeu dez quilos de sementes de milho. "Eu vou dividir as sementes com minhas duas filhas para que elas também produzam milho", contou. Segundo a agricultura, a produção será utilizada para a alimentação animal, venda entre os agricultores vizinhos e consumo próprio.

O presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos, enfatizou a importância do evento, ressaltando que o programa ‘Sementes do Futuro’ deste ano prevê um investimento de R$ 3 milhões para a aquisição de 206 toneladas de sementes de milho, beneficiando 20 mil e 600 agricultores familiares de 46 municípios sergipanos. Ele destacou que as sementes estão sendo entregues no período certo de plantio, neste mês de março, garantindo assim uma maior eficácia na produção agrícola.

Outro benefícios

Por meio da Emdagro, durante o governo itinerante em Indiaroba também foram doadas 50 mudas frutíferas, emitidos 27 Cadastros da Agricultura Familiar (CAFs) e realizadas 20 coletas de amostras de solo para análise junto ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Além disso, 20 animais foram vacinados por veterinários da Emdagro contra a Brucelose e dois pequenos criadores receberam os certificados de imunização.

Agricultores participantes do governo itinerante expressaram sua gratidão e entusiasmo com os recursos oferecidos. Maria Raimunda Nascimento dos Santos, que recebeu uma muda de jaca, aprovou a iniciativa. "É bom demais, porque tenho certeza que essa jaca vem abençoada por Deus e pela equipe da Emdagro”, disse.

Beneficiado com amostras de solo, o agricultor Josinaldo Pereira Cândido ressaltou a importância do apoio da Emdagro. "Essa análise de solo nos dá certeza sobre que tipo de nutriente o solo precisa, sendo fundamental para uma adubação adequada", afirmou.

Também agricultor, José Emerson Vitor dos Santos destacou a importância do CAF. “A pessoa vai poder trabalhar na agricultura e junto aos bancos para pegar investimento e incrementar a produção”, pontuou.

Ainda no ‘Sergipe é aqui’ em Indiaroba, a Seagri realizou o atendimento de agricultores interessados na inscrição ou inscritos no programa federal Garantia Safra. Já a Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), subsidiada à Seagri, deu auxílio à população rural sobre o Programa Crédito Fundiário.

Coderse

A Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), também vinculada à Seagri, compareceu à tenda da Agricultura para disponibilizar seus serviços à população de Indiaroba. No município, ao longo de sua história, a empresa pública perfurou 48 poços, cinco deles do Programa Água para Todos, executado em Sergipe pela Coderse. Esses vão se somar a mais dois sistemas de abastecimento da segunda etapa do programa, que vão ser instalados nos povoados Pardinho e Gaiofa, em Indiaroba.

“Recentemente, ampliamos seis sistemas de abastecimento (a partir de poços) em comunidades de Indiaroba. Por meio da Coderse, o Governo de Sergipe instalou rede de distribuição residencial, dotadas de novos equipamentos que permitiram chegar mais água até os reservatórios. No ‘Sergipe é aqui', além de atender demandas de poços e sistemas, trouxemos a maquete do ‘Programa Água Doce’, mostrando o importante trabalho que a Seagri e suas vinculadas fazem no seminário, em 29 localidades e com cinco mil pessoas beneficiadas”, pontuou o presidente da Coderse, Paulo Sobral.

/ Notícias / agricultura

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024 às 19:15:00