Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 10:00:00
Estado levou ações da Agricultura para a 25ª edição do 'Sergipe é aqui' em Cedro de São João
Foram entregues sementes de milho a agricultores assentados, certificados de vacinação contra a Brucelose a criadores do município e encaminhadas para amostras de solo de propriedades agrícolas para análise pelo ITPS

Em sua 25ª edição, o 'Sergipe é aqui' levou nessa quinta-feira, 4, ao município de Cedro de São João, os serviços e ações realizadas pelo Governo do Estado, por meio de suas secretarias e órgãos públicos. Mais uma vez, a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente, juntamente com suas vinculadas – Coderse, Emdagro e Pronese – atendendo aos agricultores do município e região. Na oportunidade, foram entregues sementes de milho a agricultores assentados, certificados de vacinação contra a Brucelose a criadores do município e encaminhadas para análise pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), 14 amostras de solo de propriedades agrícolas do município.

Quem visitou o estande da Agricultura, além de ser atendido pelos técnicos que esclareceram dúvidas ou informaram sobre algum serviço, também pôde voltar pra casa com uma das 50 mudas certificadas de árvores frutíferas que foram distribuídas na ocasião. Como foi o caso do agricultor Wesley Crenilson Nunes Santos, do povoado Poço dos Bois, que recebeu um pezinho de jambo, para plantar em seu sítio. “Achei muito boa essa ação do Governo do Estado. Cheguei agora há pouco e já vim garantir minha muda de jambo, uma fruta que gosto muito, mas ainda não tinha em casa”, disse o agricultor, que planta milho, feijão, abóbora, feijão-de-corda, entre outras variedades, juntamente com sua mãe.

Maria Gildelice Santos de Oliveira ficou feliz ao ganhar uma muda de graviola para plantar em sua propriedade. Ela que é natural de Cedro de São João, mas desde a adolescência morava em São Paulo, onde trabalhava como auxiliar de cozinha, retornou somente há dois anos para sua cidade natal e viu na agricultura uma maneira de subsistência, já que está desempregada. “Em minha rocinha, planto de tudo um pouco. Tenho feijão, milho, mandioca e uns pés de frutas. Já tinha plantado a graviola, mas não vingou, por causa do calor, mas agora tenho esperança que vai dar certo”, destacou.

O agricultor do Assentamento São João Batista, Lenaldo Vieira da Silva, também não escondeu sua alegria pelo recebimento de seus 10 kg de sementes de milho. "Estou muito feliz hoje por estar saindo daqui com minhas sementes. Agradeço a Deus por isso. Antes, sempre enfrentávamos dificuldades quando o inverno terminava e as sementes não chegavam, mas agora é diferente, elas estão chegando no momento certo para plantio. Com essas sementes vou poder alimentar minhas doze cabeças de gado e ajudar no meu sustento e de minha família", afirmou.

A iniciativa faz parte do programa “Sementes do Futuro”, que vem sendo realizado pelo Governo do Estado e, desde o mês passado, iniciou a distribuição dos grãos com 20.600 pequenos produtores rurais e agricultores familiares de Sergipe. Ao todo, serão distribuídas 206 toneladas de sementes de milho.

Como nas edições anteriores, a Seagri, por meio da Emdagro, oferece um serviço de coleta de amostra de solo, a serem analisadas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS). Ao longo da semana que antecedeu o Sergipe é aqui em Cedro, técnicos da empresa estiveram na propriedade do agricultor José Adriano Santos, também do Assentamento São João Batista, realizando o trabalho e, nessa quinta-feira, ele veio até o local do evento para entregar pessoalmente sua amostra à equipe do ITPS. “É a primeira vez que faço, com o apoio da Emdagro, a análise de solo em minha propriedade. Estou com muitas expectativas porque sei que, com a análise, vou ter condições de saber quais as deficiências que o solo tem e poder corrigir", destacou o agricultor que ainda voltou para casa levando uma muda de jaqueira.

Programa Água Doce

Como acontece em todas as edições do programa Sergipe é aqui, a Coderse também esteve presente em Cedro de São João, onde expôs a maquete de uma unidade de produção de água dessalinizada do Programa Água Doce. O diretor-presidente Paulo Sobral e técnicos da companhia participaram do evento, em que prestaram informações sobre a locação, perfuração, limpeza e teste de vazão em poços comunitários, bem como informações sobre a instalação, manutenção e recuperação de sistemas simplificados de abastecimento de água.

/ Notícias / agricultura

Sexta-Feira, 05 de Abril de 2024 às 10:00:00