Segunda-Feira, 13 de Maio de 2024 às 10:15:00
Servidores da Sejuc integram mutirão de saúde promovido pelo Governo Federal
O ‘Ação de Cidadania’ acontece entre os dias 13 e 17, na Penitenciária Estadual de Dourados (MS)

Servidores da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) representarão Sergipe em mais uma edição do ‘Ação de Cidadania’, projeto do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por promover a assistência à saúde, bem-estar e qualidade das pessoas presas que integram a comunidade carcerária. A ação acontecerá entre os dias 13 a 17 de maio, na Penitenciária Estadual de Dourados, maior presídio do estado do Mato Grosso do Sul.

A coordenadora geral de Saúde, enfermeira Samanta Bicudo, e a referência técnica para Tuberculose, enfermeiro Márcio Pequeno são os representantes da Sejuc no evento. Eles embarcaram para a cidade de Campo Grande no último domingo, 12, onde deverão atuar, ao longo da semana, em conjunto com cerca de 40 profissionais da saúde da Senappen, Fiocruz, além de representantes do Mato Grosso do Sul e do município de Dourados, no atendimento para cerca de 2.600 custodiados da referida unidade prisional.

Ao longo dos cinco dias, os detentos terão acesso a diversos serviços voltados para a prevenção e diagnósticos, é o que explica a coordenadora geral da Saúde da Sejuc. “Serão ofertados atendimentos de triagem de saúde, atendimentos médicos, realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, atendimentos médicos, coletas de escarro para diagnóstico de tuberculose. Além disso, estão previstas ações de educação em saúde e outras atividades de acordo com a necessidade local”, explica Samantha Bicudo.

Há 20 anos atuando na saúde do sistema prisional sergipano, Márcio Pequeno destaca a participação como grande oportunidade de aprimorar a saúde no sistema prisional sergipano a partir do intercâmbio de informações. “Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida geral daqueles que estão sob custódia no presídio, a participação em iniciativas como essa possibilitam conhecer as boas práticas desenvolvidas no local e estudar como aproveitar essas experiências, para ofertar saúde de qualidade para aqueles que integram o sistema prisional sergipano”, ressalta o enfermeiro.

Ação de Cidadania

Esta é a sexta edição da 'Ação de Cidadania' no país. A última aconteceu em outubro de 2023, em Sergipe. As ações de saúde se concentraram no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), maior unidade prisional do estado. A iniciativa contou com a participação de mais de 100 profissionais da saúde das esferas municipal, estadual e federal, que atuaram na prestação de assistência médica aos mais de 2,5 mil internos e servidores do complexo penitenciário.

/ Notícias / seguranca-publica

Servidores da Sejuc integram mutirão de saúde promovido pelo Governo Federal