Sexta-Feira, 28 de Abril de 2023 às 10:45:00
Sergipe prioriza a Educação e é um dos dez estados a reajustar salário do magistério
Proposta do Executivo contempla um reajuste linear para o magistério de 2,5%

Com apenas quatro meses de uma nova gestão, o Governo de Sergipe tem priorizado demandas de categorias essenciais à população, enfatizando a sua importância e adequando alguns reajustes financeiros. É assim que o Estado lida com o magistério, classe de trabalhadores que até o final deste quadrimestre foram recebidos três vezes para diálogos abertos com o próprio governador Fábio Mitidieri, o que não acontecia há cerca de oito anos.

Buscando atender, a partir de avaliações da situação financeira do Estado, o Governo de Sergipe prorrogou por mais dois meses, após aprovação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o pagamento do abono temporário de R$ 932,57, para os meses de abril e maio, aos professores da Rede Estadual e, agora, o governo indica que, inicialmente, parte dele (R$ 100) será incorporada ao salário de professores ativos e aposentados. “Nós propusemos incorporar o abono ao vencimento para que os inativos possam receber o mesmo que os da ativa”, admitiu o governador Fábio Mitidieri.

Essa proposta do Executivo contempla um reajuste linear para o magistério de 2,5% e, também, o compromisso de no próximo ano retomar as discussões sobre a carreira dos professores, bem como manter abertas as negociações com a classe.

Vale ressaltar que, além de Sergipe, apenas outros nove estados no Brasil concederão reajuste em 2023. O estado já fornece remuneração base de R$ 4.451,14 aos professores, valor superior ao piso nacional de 2023, definido em R$ 4.420,55, tornando-se, também, um dos estados que já pagam aos professores da rede estadual de ensino salário superior ao piso salarial nacional da categoria.

O governador Fábio Mitidieri garantiu que foi feito um esforço econômico para seguir com a valorização dos profissionais da administração pública. “A gente está fazendo esse esforço em nome de todos os servidores sergipanos que merecem, e é justo”, garantiu.

Remuneração

A média de remuneração dos professores da Rede Estadual é de R$ 7.021,13. O professor da rede dedicado ao Ensino Médio de Tempo Integral inicia sua remuneração em R$ 7.337,29 (sem o abono). A maior remuneração de um professor em Sergipe, incluindo todos os benefícios, chega a R$ 11.372,84 (sem o abono).

/ Notícias / Governo

Proposta do Executivo contempla um reajuste linear para o magistério de 2,5%