Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021 às 13:00:00
Em Ilha das Flores, Belivaldo entrega 90 toneladas de sementes de arroz a agricultores do Baixo São Francisco
Ação beneficia rizicultores de Neópolis, Ilha das Flores, Pacatuba, Japoatã, Propriá, Telha e Cedro de São João, no Baixo São Francisco, com investimento total de R$ 438.487,00

Nesta sexta-feira (03), após autorizar, em Brejo Grande, o início das obras de restruturação de rodovias que ligam Ilha das Flores a Pacatuba e Brejo Grande, o governador Belivaldo Chagas foi até o povoado Serrão, em Ilha das Flores, para realizar a entrega de 90 toneladas de sementes certificadas de arroz a 1.020 famílias de agricultores familiares dos Perímetros Irrigados Betume, Cotinguiba e Propriá.

“A gente quer fortalecer, cada vez mais, a agricultura e, em especial, essa parte relacionada à produção de arroz. Essa região tem tradição e, com a entrega destas sementes de arroz, vamos atender mais de mil famílias de pequenos produtores de arroz. O estado tem feito isso há alguns anos e nós não poderíamos deixar de, nesse momento, mais uma vez se fazer presente porque, quanto mais se melhora a produção de arroz, mais os produtores saem ganhando, fortalece a agricultura familiar, fortalece a agricultura como um todo”, afirmou o governador.

A ação beneficia rizicultores de Neópolis, Ilha das Flores, Pacatuba, Japoatã, Propriá, Telha e Cedro de São João, no Baixo São Francisco, com investimento total de R$ 438.487,00. O secretário de Estado e Agricultura e Pesca, Zeca da Silva, ressaltou a importância da entrega das sementes e anunciou outras melhorias para a região.

“Hoje são 1.020 produtores familiares beneficiados, portanto, gerando renda e crescimento para os municípios atendidos. A partir de amanhã, teremos algumas ações também da Cohidro aqui em Neópolis. Será feito todo o sistema simplificado do abastecimento de água, poços que serão perfurados aqui, especificamente no povoado São José, e em Ilhas das Flores, graças a emendas parlamentares”, afirmou Zeca.

Produção

O estado de Sergipe tem na produção de grãos um dos segmentos mais significativos da agricultura familiar, por possibilitar o enfrentamento da problemática da segurança alimentar e nutricional e pela contribuição final na formação da renda. Serão beneficiados 678 agricultores do Perímetro Betume (que evolve os municípios de Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba); 216 do Perímetro Cotinguiba  (Japoatã, Neópolis e Propriá) e 126 do Perímetro de Propriá (que abrange os municípios de Propriá, Telha e Cedro de São João).

O prefeito de Ilha das Flores, Robson Martins, agradeceu o ato da entrega de sementes e classificou como histórica, não só essa ação, mas também a ordem de serviço para melhoria das vias. “O povoado Serrão está em festa. É uma alegria! Só nesse ato, são mais de 600 famílias beneficiadas e a ordem de serviço que foi dada, marca na história de toda a região. Nós sabemos da importância dessa oferta de sementes, mas cada agricultor que vai receber suas sementes é que sabe mais, muito mais, pois ele é que sente, é ele que trabalha, é quem sabe de onde tira o seu sustento”, destacou o prefeito.

Sergipe é o terceiro maior produtor de arroz do Nordeste, depois do Maranhão e Piauí, segundo o IBGE. Em 2020, foram produzidas 31.084 toneladas de arroz em uma área de 4.220 hectares, perfazendo uma média de 7.366 Kg/ha. A previsão do IBGE para 2021 é de uma safra de 35.582 toneladas.

Agricultores comemoram

Contente em receber as sementes, o agricultor de Neópolis, Paulo dos Santos, falou da importância da ação. "Essas sementes que nós estamos recebendo hoje são ótimas para a produção. A época de plantar é agora, chegou na hora certa”, afirmou.

Opinião compartilhada pela agricultora Lindinalva Oliveira, de Ponta de Areia, Pacatuba. "Vai ajudar bastante a minha plantação, cem por cento. Eu cultivo arroz há dez anos, trabalho com isso há dez anos, é fonte de renda para a minha família. Agora é o momento de plantação”, complementou.

O representante da Cooperativa dos Agricultores do Perímetro Irrigado de Betume, Kayro Castro, agradeceu ao governador pelas sementes entregues e falou sobre a importância delas para o perímetro do Betume.

“Quero dizer a todos os presentes da importância desse arroz para o produtor, para o pequeno produtor, para a agricultura familiar. Agricultura familiar é o que coloca comida na mesa do pobre. Então, governador, muito obrigado. Sinto-me, hoje, feliz, lisonjeado em receber o senhor em Ilha das Flores para fazer essa ação de tamanha importância ao povo do Baixo São Francisco", salientou.

Distribuição de Sementes

O programa constitui-se em uma política pública que visa apoiar a produção de grãos de pequenos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. Os recursos aplicados são 100% provenientes do tesouro Estadual, especificamente do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias). O Programa de Distribuição de Sementes resulta de uma parceria entre a Seias, Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Empresa de Desenvolvimento Agrário de Sergipe (Emdagro).

Em 2019, o governo do Estado realizou a distribuição de 180 t de sementes de milho e 250 t de sementes de arroz, em um investimento de R$ 1.432.485,00. Foram investidos, ainda, R$ 1 milhão em sementes de palma, totalizando R$ R$ 2.432.485,00 em distribuição de sementes.

Já em 2020, o Governo de Sergipe realizou distribuição de 43,6 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. No total, foram atendidos os agricultores de 11 municípios, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e com a empresa Di Solo, distribuidora de sementes certificadas.

/ Notícias / Governo

Sexta-Feira, 03 de Setembro de 2021 às 13:00:00