Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 às 17:45:00
Seplan promove 2º Encontro Bimestral da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento
Evento trouxe como objetivo compartilhar diretrizes sobre as temáticas do Planejamento e Orçamento entre os titulares e suplentes da Rede, criada em março deste ano pelo governador Fábio Mitidieri

A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizou na última terça-feira, 23 de abril, o 2º Encontro Bimestral da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, reunindo seus titulares e suplentes para importantes diálogos acerca das temáticas relacionadas.

Durante a reunião, foram apresentados dados importantes sobre a sistemática de Monitoramento Estratégico Ativo, LDO, Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária (IQGO) e Cronograma PLOA 2025, além do balanço de metas do 1º trimestre de 2024 e boletins do Programa Formativo. "É sempre um momento de muita motivação, de muita articulação, de muita empatia, e nós da Seplan, com todos os pontos focais que atuam nas secretarias, formamos essa grande rede que tem feito Sergipe avançar cada vez mais. Neste encontro, que teve, ao longo do dia, um conjunto de debates, um conjunto de reflexões, nós procuramos focar no monitoramento estratégico, como se dá esse processo, como são os fluxos, como que todos podemos fazer mais e melhor ainda aquilo que pretende a alta gestão, que é ter acesso a como anda a execução de cada projeto com foco nos resultados", destacou o secretário da Seplan, Julio Filgueira.

Na ocasião, também foi assinado um termo entre a Seplan e a Secretaria Estadual de Transparência e Controle (Setc) para fortalecimento da participação cidadã e ampliação do controle social. A secretária Silvana Lisboa ressaltou, em discurso, a importância dessa parceria entre as secretarias.

“Vamos agregar novos indicadores voltados para a mensuração da eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos da administração pública, incluindo entidades de direito privado controladas pelo governo estadual. Todo esse trabalho vai resultar em um novo modelo de governança das informações, definindo perfis de acesso, periodicidade e modelos de relatórios dentro da Plataforma de Gestão Integrada”, destacou.

Atividades

Os encontros acontecem a cada dois meses e o primeiro aconteceu em fevereiro, junto ao 1º Seminário de Gestão Estratégica, quando foi anunciada a redefinição e o fortalecimento da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, posteriormente oficializada pelo governador Fábio Mitidieri.

Ao longo do ano, além dos encontros bimestrais, a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento seguirá um calendário com outras atividades, como reuniões de monitoramento, de balanço de metas, seminários e ações de capacitação conjuntas e individuais, por meio do Programa Formativo.

Compõem a Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, além da Seplan como órgão central, Diretores de Planejamento (Diplans) das secretarias e órgãos do Governo do Estado, como titulares, além de servidores que atuam nas áreas como suplentes.

Os próximos encontros da Rede estão previstos para o dia 18 de junho, 20 de agosto e 15 de outubro, além da 2º edição do Seminário de Gestão Estratégica em dezembro.

Importância

Para o membro da Rede, Maurício Nascimento Filho, vinculado à Sedetec, a reunião representa um avanço significativo para as áreas de Planejamento e Orçamento no Estado. "Isso tem impactado de uma forma positiva todas as secretarias, eu creio, em função de que a gente começa a perceber na prática que aquilo que foi idealizado, que aquilo que foi planejado, à medida que nós vamos executando os projetos, as metas, as ações, isso começa a transformar as secretarias e empresas vinculadas às secretarias no sentido de que, na verdade, a gente percebe que a nossa rotina começa a ser incorporada nessa visão estratégica", ressaltou.

Victor Hugo Barreto, que representou a Serese, também falou sobre a importância do encontro dos titulares e suplentes da Rede. "A gente tá aqui representando a secretaria junto ao 2º Encontro da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento, que tem como intuito discutir os principais instrumentos de planejamento, atuação de cada órgão, ponto focal, quais são os principais projetos de cada órgão para que a gente consiga promover as melhorias que são necessárias para o estado e em cada um dos órgãos", complementou.

/ Notícias / governo

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 às 17:45:00