Notícias

Segunda-Feira, 15 de Maio de 2023 às 09:00:00
ITPS apresenta serviços e faz demonstrações na 4ª edição do ‘Sergipe é aqui’
População recebeu informações de como adquirir produtos para suas residências de forma segura, observando se itens estão de acordo com as normas do Inmetro

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), marcou presença na 4ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada na sexta-feira, 12, no município de Estância. O órgão, que é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), levou informações da área da metrologia, com foco na ‘Operação Casa Segura’, que tem como objetivo reforçar a segurança do consumidor e evitar acidentes graves à população.

Durante o evento, a população recebeu informações sobre como adquirir produtos para suas residências de forma segura, observando se os itens estão de acordo com as normas do Inmetro. O ITPS também levou produtos pré-embalados, com o objetivo de mostrar ao público que o instituto também fiscaliza itens de supermercado. Quem compareceu ao estande pôde ver demonstrações sobre o que deve ser observado (peso e volume) na hora de comprar um produto que foi embalado na ausência do consumidor.

O laboratório de solos do ITPS fez também demonstrações com foco nos tipos de solo e o que deve ser observado nas amostras, para fins de fertilidade e irrigação.

O presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que o instituto apresentou os serviços que são prestados diariamente à sociedade. “Além das atividades do Inmetro, trouxemos informações do nosso laboratório de solos, para que a população seja orientada sobre como fazer uma amostragem de solo e, também, informações do que é necessário o consumidor observar na hora de comprar um eletrodoméstico”.

Prestação de serviço

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, parabenizou o ITPS pela participação no evento. “Quero parabenizar o ITPS pelo seu belo estande, que faz a prestação de serviço para a sociedade, porque muitas vezes o cidadão comum não tem a oportunidade de no dia a dia conhecer. O ‘Sergipe é aqui’ nos dá oportunidade de praticar a cidadania”, ressaltou.

Com o objetivo de compartilhar todo o processo que leva à coleta e análise do solo, alunos da Escola Municipal João Nascimento Filho participaram do momento de demonstração das amostras de solos e seus diferentes tipos. Curiosos, fizeram perguntas e aprenderam sobre ciência fora da sala de aula.

O professor de Ciências Jocelio dos Santos, acompanhado dos seus alunos do ensino fundamental, afirmou que a visita ao espaço do ITPS deixou os estudantes eufóricos. “A educação precisa ir além da sala de aula, e esse momento é muito importante, por conta da busca de informação e da aprendizagem, completando o que é passado no ambiente educacional”, relatou o docente. 

Quem passou pelo espaço destinado ao ITPS aprovou e reconheceu a relevância dos serviços prestados pelo órgão. A dona de casa Josefa Silva afirmou que ficou contente com as informações que recebeu sobre a ‘Operação Casa Segura’. “As orientações que estão sendo apresentadas são importantes, porque garante a segurança dos consumidores em geral”, disse.

‘Sergipe é aqui’

O ‘Sergipe é Aqui’ tem como objetivo levar à população serviços públicos que normalmente ficam concentrados na capital, facilitando o acesso dos cidadãos a eles. O intuito é fazer um governo itinerante, com participação popular e garantia da oferta de diversos serviços para a população sergipana. Na edição de Estância, mais de 20 secretarias e órgãos participaram.

Denúncias ou dúvidas

Em caso de denúncias ou para esclarecimento de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS por meio do telefone 79 99191-3042 e do email ouvidoria@itps.se.gov.br. Também há a opção do atendimento presencial, que é feito na sede do ITPS, localizado na Rua Campo do Brito, 371, Bairro 13 de Julho, em Aracaju.