Sexta-Feira, 17 de Março de 2023 às 13:30:00
Governador participa de Missa em Ação de Graças pelos 168 anos de Aracaju
Ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, Fábio Mitidieri também prestou homenagens ao Obelisco de Ignácio Joaquim Barbosa

Nesta sexta-feira, 17 de março, Aracaju completa 168 anos de história. Em comemoração à data, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da Missa em Ação de Graças pelo aniversário da capital, celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José Costa , na Igreja do Santo Antônio.

Ao lado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o governador também prestou homenagens ao Obelisco de Ignácio Joaquim Barbosa, presidente da província de Sergipe, responsável, em 17 de março de 1855, pela transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju.

“Aracaju é a capital de todos nós, é a capital que acolhe e valoriza a história e a cultura de sua gente. Como governador do estado e nascido em Aracaju, sinto-me ainda mais orgulhoso e estarei sempre comprometido com esta terra. Seguirei trabalhando e me dedicando para melhorar, cada vez mais, a vida dos sergipanos e dos aracajuanos”, disse Fábio Mitidieri, parabenizando a capital pelos 168 anos.

“Que a gente nunca largue a nossa história e sempre respeite a nossa tradição, que o nosso carinho e o jeito aracajuano de ser estejam presentes em todos os momentos da nossa vida. Feliz aniversário, Aracaju!”, acrescentou.

Fábio aproveitou a data para reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da capital, destacando as duas principais obras que serão construídas durante a sua administração e que beneficiarão a população aracajuana. “O nosso governo presenteará Aracaju com duas importantes obras para a mobilidade urbana. A primeira é a construção da ponte que ligará a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, um investimento de quase R$ 300 milhões e que já vamos licitar, ainda este ano. Também, neste ano, iniciaremos os estudos para a construção da nova ponte que ligará Aracaju à Barra dos Coqueiros, um investimento que impulsionará o desenvolvimento econômico de ambas as regiões. Vamos trabalhar pela nossa capital para que ela se desenvolva, cada vez mais, com geração de emprego, renda e qualidade de vida para nosso povo”.

O prefeito Edvaldo Nogueira agradeceu a presença do governador e falou da importância de Ignácio Barbosa para o desenvolvimento da cidade. “É uma felicidade muito grande celebrar essa capital tão linda que para mim é a melhor cidade do mundo. Aracaju é a expressão da força e talento daqueles que há 168 anos colocaram os primeiros tijolos para construir essa cidade. Ignácio foi um visionário, um homem à frente do seu tempo, um dos maiores da política sergipana e que olhou para o futuro da capital”, disse, ao ressaltar a alegria de ser o prefeito da capital sergipana.

“Aracaju é uma cidade de um povo acolhedor e que respira tranquilidade. Tenho muita alegria e orgulho de viver aqui e trabalhar pelos aracajuanos e aracajuanas. Nos esforçamos cada vez mais para deixarmos um legado ainda melhor para cidade, porque é pelas pessoas que vivem aqui que, cotidianamente, trabalhamos para desenvolver essa cidade com igualdade e justiça para todos”.

As comemorações do aniversário da capital prosseguem à noite com shows dos sambistas Seu Jorge e Xande de Pilares, além da apresentação do coletivo sergipano de Mulheres do Samba, na praça de eventos Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais de Aracaju.

Reconhecimento e homenagens

Após a missa, o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira prestaram uma série de homenagens a Ignácio Barbosa. Na solenidade, as autoridades hastearam a bandeira ao som do Hino Nacional e realizaram a aposição de flores no Obelisco erguido para Ignácio.

A cerimônia contou com a participação da Banda do 28º Batalhão dos Caçadores e com uma salva de tiros.

Ignácio Barbosa

De 1853 a 1855, Ignácio presidiu a província de Sergipe. No último ano, o Povoado do Santo Antônio do Aracaju, na Barra do Cotinguiba, foi elevado à cidade de Aracaju, transferindo a capital São Cristóvão para a região portuária do rio Sergipe.

A cidade foi planejada em forma de tabuleiro de xadrez pelo engenheiro José Basílio Pirro e, desde então, se transformou na sede política, administrativa e comercial do Estado.