Quarta-Feira, 20 de Dezembro de 2023 às 14:15:00
SETC conhece programas de gestão aplicados à integridade e transparência na Bahia para aprimoramento em sistemas de Sergipe

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC), junto com a Ouvidoria Geral do Estado de Sergipe, esteve em missão técnica na última segunda e terça, 18 e 19, na Auditoria Geral do Estado da Bahia (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda daquele Estado, e na Ouvidoria Geral do Estado, ligada à Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia.

Durante a agenda em Salvador, a equipe buscou conhecer de forma mais detalhada procedimentos adotados por ambos os órgãos para aplicar a expertise nos projetos que estão sendo elaborados na SETC em Sergipe.

As informações coletadas vão auxiliar na elaboração de projetos de controle interno em Sergipe para fortalecimento das boas práticas de gestão. Na Ouvidoria Geral da Bahia, a reunião teve o intuito de conhecer a estrutura e o funcionamento do órgão, inclusive a troca de ideias sobre alternativas para problemas comuns.

Na Auditoria Geral do Estado da Bahia, a SETC conheceu as macro funções do controle interno e como o órgão se inter-relaciona com outros órgãos do Estado, a exemplo da Ouvidoria Geral, Corregedoria Geral, Procuradoria Geral e Tribunal de Contas. O auditor geral do Estado, Luís Augusto Rocha, explicou como funciona a estrutura organizacional da AGE e apresentou as ações estratégicas da Auditoria Geral no âmbito do controle interno, como o Guia Referencial dos Controles Internos (GRCI), o Programa de Gestão de Riscos (PGR) e o Portal da Transparência.

A visita também proporcionou conhecer todas as áreas de atuação da AGE e a possibilidade da troca de experiências e compartilhamento de informações importantes para o aprimoramento da atuação de ambos os órgãos.

De acordo com a secretária de Transparência e Controle, Silvana Maria Lisboa Lima, a visita compõe o programa de reestruturação e aperfeiçoamento da secretaria contido no Programa de Modernização da Gestão Fiscal de Sergipe (Profisco 2) do Governo do Estado, em conjunto com o BID, para adaptar os conhecimentos adquiridos à realidade de Sergipe

“Estamos buscando as melhores práticas aplicadas em Estados para implantar ações estratégicas preventivas auxiliando as secretarias e órgãos com a análise dos atos administrativos e financeiros. O perfil da SETC é o de atuar em parceria com as pastas do Governo de forma preventiva, evitando desconformidades. Além disso, esse trabalho integrado tem o foco na otimização da gestão”, afirmou Silvana Lisboa.

Ouvidoria

Na visita à Ouvidoria Geral da Bahia, a equipe da Ouvidoria de Sergipe e os técnicos da SETC conheceram a estrutura e o funcionamento do órgão, inclusive foram conversados assuntos de interesse comum em busca de alternativas para problemas semelhantes.

“Fomos muito bem recebidos na Ouvidoria Geral da Bahia. Em nossa conversa percebemos que as ideias se complementam. Existem necessidades semelhantes e pontos de vista que podem fazer surgir bons projetos voltados à cidadania. Com certeza foi um momento especial para troca de experiências e maturação de projetos, disse Silvana Lisboa, destacando também a receptividade da equipe da Secretaria da Fazenda da Bahia, por meio da Auditoria Geral.

“Da mesma forma, a Auditoria Geral da Bahia abriu as portas para nossa equipe. Recebemos todas as informações e conhecimento sobre sistemas e procedimentos de atuação. Estamos muito agradecidos pela forma como nos receberam”.

Para a Ouvidora Geral da Bahia, Arany Santana, receber a visita da equipe da Transparência de Sergipe teve um contexto maior do que uma reunião formal: “Foi muito proveitoso receber a secretária de Estado da Transparência e Controle de Sergipe, Silvana Lisboa, e toda a delegação na manhã de hoje. Batemos um papo sobre experiências e boas práticas, além de apresentar a estrutura da Ouvidoria Geral da Bahia. A Bahia e Sergipe são estados muito próximos e ao mesmo tempo muito diferentes, pois a diversidade é uma característica de toda a região Nordeste. Isso tornou a nossa conversa de hoje muito mais enriquecedora, é bastante interessante aprender com as vivências um do outro, trocar ideias e dialogar sobre. Sejam sempre bem vindos!”, disse.

(Texto e foto com a colaboração das Assessorias de Comunicação da Sefaz/BA e da Ouvidoria Geral da Bahia)