Notícias

Sábado, 20 de Janeiro de 2024 ás 13:30:00
Verão Sergipe 2024 leva competições e práticas esportivas à Ponta dos Mangues, em Pacatuba
Beach soccer, vôlei de praia, mesabol, frescobol e stand up foram as modalidades que abriram a programação de esportes no segundo fim de semana do evento

Se o Verão Sergipe 2024 vem movimentando o estado com uma programação artística de renome, a grade esportiva não fica atrás. Em Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, o segundo fim de semana do evento trouxe mais modalidades e atletas à ativa, em competições e práticas abertas à população. Neste sábado, 20, jogos de beach soccer, vôlei de praia, mesabol e frescobol, além do stand up paddle, fizeram parte do roteiro do dia.

Nathan dos Santos foi um dos atletas que participou da programação esportiva em Ponta dos Mangues. Há nove anos no vôlei de praia, ele se arriscou em uma partida de mesabol antes de seu jogo começar. "O Verão Sergipe é um incentivo para os atletas, além de ser uma iniciativa muito boa também, por agregar os shows e o esporte. Chamei meu parceiro, que está comigo em todos os campeonatos, para participar. A expectativa está a mil e a estrutura está ótima. Tem a parte do beach soccer, a parte do vôlei, a área de hidratação, enfim. Muito bom! Não conhecia Ponta do Mangues e estou achando uma paisagem linda. Pretendo ficar para mais tarde. Inclusive, meus pais estão vindo de Aracaju para cá, para ver os shows. A família toda se engajou na programação", relata.

João Paulo Figueiredo é instrutor de stand up e coordenou a prática em Ponta dos Mangues. Para ele, a beleza do lugar tornou a programação esportiva ainda mais interessante. "O Verão Sergipe está trazendo esportes diferentes, que as pessoas não têm costume nem facilidade de praticar. O stand up é um deles. Além de um paraíso, aqui é um lugar propício para a prática. O pessoal está chegando, curioso, e nosso papel é oferecer informações e segurança. Sem dúvidas, todos terão uma ótima experiência neste fim de semana", coloca.

Atleta do beach soccer feminino, Vitória Beatriz Santos é de Aracaju e joga no time Real Atalaia. Ela afirma não ter posição definida na quadra de areia e que o é mais importante é marcar gols e aproveitar o clima agradável do Verão Sergipe. "Estou vindo pela primeira vez em Ponta dos Mangues, é muito bonito aqui. O governo trazer um evento assim para cá é uma forma de olhar para quem precisa e ambém valoriza os lugares de Sergipe. Sobre a competição, estamos relaxadas e viemos mais para participar, porque um evento assim é muito importante", avalia.

A pescadora Joana Tavares é do povoado Carapitanga, município de Brejo Grande. Ao lado da família e dos amigos, ela foi a Pacatuba torcer pela filha, Michele, que disputou o beach soccer. "Acho muito bom este evento, porque incentiva os jovens a saírem de casa para conhecer a cultura do jogo e as praias tão bonitas de Sergipe. Venho sempre aqui e gosto muito. Agora, outras pessoas também estão podendo conhecer", ressalta.

Também de Brejo Grande, Gislaine de Souza Santos montou o time do qual Michele fez parte. Do lado de fora da quadra, ela acompanhou a partida disposta a entrar para jogar. "O esporte é fundamental, porque tira muita gente das coisas ruins do mundo. Desenvolver o esporte nas comunidades é muito importante, principalmente para as mulheres, porque acaba com aquela coisa de que a mulher só pode ser dona de casa. A gente precisa ter nossa autoestima e o esporte ajuda nisso. Então, o governo trazer o esporte para o Verão Sergipe tem esse significado também. Está muito bem organizado", comenta.

Dando suporte à opinião de Gislaine, Jamisson Gabriel Ferreira, que joga futebol, foi à Ponta dos Mangues apenas para ver sua irmã jogar. Enquanto esperava, aproveitou a quadra de areia aberta para trocar passes e defender alguns chutes a gol. "Hoje vim só pra ver as meninas jogarem, mas acho que esses eventos que promovem o esporte são muito bons, trazem muita alegria. E o lugar aqui é muito bonito, principalmente a praia. Valeu a pena a viagem", considera.

Cronograma

O primeiro fim de semana do Verão Sergipe 2024 ocorreu na Praia da Caueira, em Estância, de 12 a 14 de janeiro. Por lá, a programação esportiva envolveu mais de 700 pessoas, de acordo com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). As atividades contam com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, além da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que forneceu água aos atletas que estavam competindo.

O esporte continua em Canindé do São Francisco, nos dias 27 e 28 de janeiro, e Pirambu, nos dias 3 e 4 de fevereiro. Entre as modalidades incluídas na programação estão beach soccer feminino e masculino, beach tênis dupla mista, vôlei de praia masculino e feminino, futevôlei dupla mista, mesabol, frescobol, corrida, passeio ciclístico e banho assistido, entre outras.

Programação

A programação esportiva em Ponta dos Mangues segue neste domingo, 21, e se inicia com a corrida 5km. Com saída às 7h e fim às 9h, a concentração ocorre na prainha, às 6h. No beach soccer, a competição vai de 9h às 13h. O mesabol e o frescobol, ambos livres para a população, vão de 9h às 13h. A quadra de vôlei de praia também estará aberta à população das 9h às 13h. Já a corrida de barco ‘canoa de pano’ tem concentração às 9h na prainha, com saída às 10h.

Verão Sergipe

Com o objetivo de interiorizar o turismo no estado e promover uma celebração da cultura e do esporte, o Verão Sergipe vem trazendo grande incremento em diversas atividades econômicas. O evento segue o intuito de divulgar os destinos turísticos não só para quem vem de fora do estado, mas também para os próprios sergipanos.

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, além da Deso.