Notícias

Quarta-Feira, 17 de Janeiro de 2024 ás 16:00:00
Programação esportiva do Verão Sergipe vai valorizar a geografia de Ponta dos Mangues, em Pacatuba
O Verão Sergipe vai oportunizar a prática de atividades esportivas praianas, além de um corrida de 5 quilôemtros e uma corrida de canoa de pano

Assim como aconteceu na Praia da Caueira, a programação esportiva do Verão Sergipe, que acontecerá neste final de semana, dias 20 e 21 de janeiro, em Ponta dos Mangues, na cidade de Pacatuba, foi desenvolvida considerando a geografia da região. Além dos shows, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), vai montar a Arena Esporte, onde irá promover aulas e competições de beach soccer, vôlei de praia, mesabol, frescobol, stand up paddle, corrida e corrida de canoa de pano. 

A Arena Esporte será o ponto central das atividades esportivas do Verão Sergipe, onde serão realizadas as atividades de quadra, e também será o ponto de concentração, saída e chegada para a corrida de cinco quilômetros. Para valorizar as tradições da cidade de Pacatuba, que é banhada pelo rio Parapuca, a programação ainda vai incluir uma corrida de canoa de pano, envolvendo cerca de 20 embarcações tradicionais da região, que tem a pesca como forma de subsistência. 

No sábado, 20, as atividades esportivas serão realizadas das 8h às 16h. No domingo, 21, a corrida sairá às 7 horas, e as demais atividades serão realizadas das 9h às 13h. Algumas modalidades serão abertas ao público, como o mesabol, frescobol, stand up e vôlei de praia, as demais, como o beach soccer, vôlei de praia, corrida e corrida de canoa de pano, necessitam de inscrição prévia, que pode ser realizada até sexta-feira, 19, por meio do site veraosergipe.se.gov.br. 

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, convida a população a praticar esporte durante os dias do Verão Sergipe e conhecer novas modalidades. “A nossa programação esportiva foi pensada considerando a geografia de Ponta dos Mangues, que tem rio, tem areia, tem dunas. Pensamos em atividades tradicionais nas regiões litorâneas, que podem ser praticadas por todos, e também fizemos questão de incluir a corrida de canoa de pano, que é muito comum na região. Os próprios pescadores da região vão participar da corrida pelo rio Parapuca, um braço do nosso Rio São Francisco. Vai ser uma das modalidades mais bonitas de se ver, pelo belo visual da região misturado ao colorido das canos de pano”, afirma a secretária. 

A secretária acrescenta que a corrida de cinco quilômetros será realizada em todas as cidades do Verão Sergipe e oferece alternativa aos corredores que moram em Aracaju. “A gente sabe que Sergipe tem ganhado muitos adeptos da corrida e que a distância até a cidade de Pacatuba pode ser um impeditivo para a participação desses atletas. Pensando nisso, vamos disponibilizar um ônibus que sairá no domingo, às 4h, da Arena Batistão, com destino à cidade de Pacatuba. Dessa forma, os atletas que quiserem participar das corridas do Verão Sergipe não terão desculpa, pois terão esse suporte do Estado na ida e na volta”, conclui a secretária. 

Programação 

Sábado, 20 de janeiro
Beach soccer - competição: 8h às 16h;
Vôlei de praia masculino/feminino/competição: 8h às 16h;
Mesabol – livre para a população: 8h às 16h;
Frescobol – livre para a população: 8h às 16h;
Stand up – livre para a população: 8h às 16h.

Domingo, 21 de janeiro
Corrida 5 km: 7h às 9h - concentração às 6h, na prainha de Ponta dos Mangues - saída às 7h;
Beach soccer - competição: 9h às 13h;
Mesabol - livre para a população: 9h às 13;
Frescobol - livre para a população: 9h às 13h;
Quadra de vôlei de praia - livre para a população: 9h às 13h;
Stand up - livre para a população: 9h às 13h;
Corrida de barco "canoa de pano": concentração às 9h, na prainha de Ponta dos Mangues; saída às 10h.