Notícias

Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024 ás 16:00:00
Governo de Sergipe inicia período de matrícula e rematrícula das escolas de esporte
As Escolas de Esporte de Sergipe estão localizadas em Aracaju e oferecem 17 modalidades diferentes para jovens com idades entre 7 e 17 anos

As Escolas de Esporte José Gerivaldo Garcia, Professor Kardec, Estação Cidadania e Parque Aquático Oseas Dias de Miranda, localizadas em Aracaju, já estão preparadas para o ano letivo de 2024. Até essa sexta-feira, 19, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), estará renovando as matrículas, e, a partir da próxima segunda-feira, 22, começa a receber novas matrículas.

As matrículas seguem até 31 de janeiro e são realizadas nas próprias escolas, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A renovação e as novas matrículas devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis pelo estudante, mediante apresentação do CPF e RG do estudante e do responsável, foto 3x4 do estudante, declaração escolar e comprovante de residência. No caso das pessoas com deficiência, faz-se necessária a apresentação de um laudo médico autorizando a prática esportiva. 

As escolas de esporte de Sergipe oferecem a prática de judô, jiu-jitsu, ginástica rítmica, ginástica artística, voleibol, futsal, futebol, tiro com arco, tênis de mesa, atletismo, paratletismo, badminton, parabadminton, polo aquático, natação e paranatação. Em 2023, mais de 800 jovens com idades entre 7 e 17 anos foram atendidos em todas as unidades. 

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca a importância do trabalho realizado nas Escolas de Esporte. “Temos a estrutura do estado totalmente dedicada à prática esportiva. A grande maioria dos nossos atletas são oriundos das escolas da rede pública estadual de ensino e praticam diversas modalidades no contraturno escolar. Essa é uma oportunidade incrível que eles têm de começar cedo a praticar alguma modalidade, participar de competições, continuar treinando intensivamente e se tornar um atleta de alto rendimento, como o nosso querido William Colorado, que hoje está no MMA, mas já fez parte das nossas escolas”, afirma a secretária. 

O diretor de Esporte Educacional da Seel, Ulisses Santos, destaca a importância do esporte na formação integral dos estudantes. “Estamos extremamente empolgados com o início das matrículas e rematrículas para as nossas escolas de esporte. Este é um momento especial em que pais, responsáveis e, principalmente, os próprios estudantes, têm a oportunidade de se engajar em atividades esportivas que vão muito além do simples exercício físico. Nossas escolas são espaços totalmente dedicados ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes sergipanos. A prática esportiva não é apenas uma questão de saúde, mas também uma oportunidade para aprender valores fundamentais, como respeito, trabalho em equipe e superação. Estamos tão felizes com o trabalho desenvolvido que a gestão estadual tem a pretensão de expandir para o interior”, adianta.

Modalidades disponíveis em cada escola

Escola de Esportes José Gerivaldo Garcia: judô, jiu-jitsu, ginástica rítmica, ginástica artística, voleibol, futsal, futebol e tiro com arco.

Escola de Esportes Professor Kardec: judô, jiu-jitsu, ginástica rítmica, tênis de mesa e futsal.

Estação Cidadania, administrado em parceria com a Prefeitura de Aracaju: atletismo, paratletismo, badminton, parabadminton e ginástica rítmica.

Parque Aquático Oseas de Miranda: polo aquático, natação e paranatação.