Notícias

Sábado, 27 de Janeiro de 2024 ás 19:00:00
Atividades esportivas do Verão Sergipe valorizam cenário de Canindé de São Francisco
No município, foram priorizadas modalidades praticadas na areia e na água, valorizando o cenário do sertão e o Rio São Francisco

O Verão Sergipe 2024 segue aquecendo todos os cantos do estado, e desta vez chegou ao município de Canindé de São Francisco, na manhã deste sábado, 27. Uma realização do Governo do Estado, o evento retorna após mais de dez anos de suspensão com a proposta de movimentar o interior do estado com atividades culturais e esportivas, consolidando Sergipe como destino turístico durante o verão. A iniciativa reflete o compromisso do governador Fábio Mitidieri com a interiorização das políticas governamentais e com o fomento à cultura, ao turismo e à economia, por meio da realização de grandes eventos.

No alto sertão do estado, o município de Canindé de São Francisco é conhecido pelo contraste entre o clima semi-árido e a abundância das águas do Rio São Francisco, que banham a cidade. O cenário faz do local um dos destinos mais procurados por turistas de dentro e fora do estado, além de favorecer a prática de esportes que permitem contato com a natureza. Nesse contexto, a programação esportiva do Verão Sergipe no município foi iniciada neste sábado, 27, com competições de beach tênis, vôlei de praia, futevôlei, mesabol, frescobol e polo aquático. Já no domingo, 28, além dessas categorias, os atletas poderão também participar de corridas, passeio ciclístico, natação e águas abertas. 

De acordo com a secretária de Estado do Esporte de Lazer, Mariana Dantas, durante o planejamento do Verão Sergipe, houve uma preocupação da gestão estadual em levar aos municípios modalidades esportivas que se adequassem ao cenário local, valorizando o ambiente e os costumes da população. No caso de Canindé, foram priorizados esportes praticados na areia e na água, realçando a riqueza do sertão e do Velho Chico.

“Isso é muito bacana, porque a gente valoriza a população local com atividades esportivas que a população já pratica no seu dia a dia e também incrementa com novidades, sempre respeitando a cultura do local. Aqui em Canindé, a gente vai explorar o máximo possível o nosso Rio São Francisco, tão maravilhoso. A gente vai fazer um polo aquático dentro do rio, natação e águas abertas. São atividades em que a gente realmente consegue integrar a população com aquilo que ela já vive no seu dia a dia”, destaca a secretária.

E a percepção do Governo do Estado em promover atividades esportivas que conversassem com a cultura local foi aprovada pela população. Morador de Canindé, Tony Ricardo, de 18 anos, começou a praticar vôlei ainda na escola, enquanto estudante do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, no município. Ele contou que sua turma de vôlei decidiu se inscrever para a competição de vôlei de praia do Verão Sergipe. “O foco é ganhar, mas, se não, pelo menos é uma experiência. Essa é uma iniciativa perfeita, pois traz outros esportes, não só o futebol. Aqui raramente ocorre um campeonato ou um torneio de outra modalidade, e isso está sendo muito bom para as pessoas que praticam outra modalidade”, considera.

Assim como ele, o corretor de imóveis Luan Fernandes, 30, que pratica beach tênis, aprovou a chegada do Verão Sergipe a Canindé. “Eu acho que foi uma oportunidade excelente não só para o município de Canindé, mas também para as outras cidades que estão recebendo esse projeto do Verão Sergipe. Esse olhar para Canindé foi essencial, a cidade precisava desse cuidado e desse incentivo ao esporte na na região. Tem um grande número de esportistas em Canindé, não só na modalidade de beach tênis, mas também de foot set, de vôlei, então está sendo incrível. Espero que aconteça com mais frequência”, elogia.

Também praticante do beach tênis, a engenheira civil Joana Fortes, 28, é moradora de Piranhas, município vizinho, no estado de Alagoas, mas é em Canindé onde frequenta os treinos do esporte. Ao saber da realização das competições do Verão Sergipe, ela decidiu participar. “Está sendo muito importante para a gente. Tudo muito bem organizado e estruturado. Eu não sou aqui de Sergipe, mas sou da cidade vizinha, e estou admirada com a estrutura que foi montada para receber esse evento”, aponta.

Veterano no vôlei de areia, o eletricista Leno, 56, viajou de Aracaju até o alto sertão do estado para participar das competições. Com uma história de mais de 40 anos no esporte, o atleta carrega uma coleção de torneios na bagagem, inclusive em edições anteriores do Verão Sergipe, e por isso ficou feliz com o retorno do evento após mais de dez anos de suspensão. “É maravilhoso. Precisávamos de mais eventos de esporte no estado, então está sendo ‘show de bola’. Espero que continue assim”, comemora.

Quem também saiu da capital sergipana para ir competir no Verão Sergipe em Canindé foi o atleta Leonardo Vital, 28, membro da seleção sergipana de polo aquático. Para ele, a inserção da modalidade na programação do evento foi uma decisão acertada do Governo do Estado. “O governador Fábio Mitidieri acertou de primeira. É a primeira vez que o polo aquático entrou no Verão Sergipe, e espero que seja a primeira de muitas, para que venham mais praticantes conhecer o esporte, entender o esporte e praticar. É um esporte sensacional, maravilhoso, bonito, e a gente gosta de pessoas na água praticando”, justifica o atleta.

A programação esportiva do Verão Sergipe é intermediada pela Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) e, em Canindé, continua neste domingo, 27, das 8 às 16 horas. Os esportes de areia estão sendo realizados na Arena Play Sports, enquanto as competições aquáticas ocorrem às margens do Rio São Francisco.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu e Deso.