Domingo, 21 de Janeiro de 2024 às 21:15:00
Atividades esportivas do Verão Sergipe atraem turistas para Ponta dos Mangues, em Pacatuba
Prainha de Ponta dos Mangues recebeu diversas atividades esportivas e de lazer, que atraíram moradores e turistas para a região

A programação esportiva do Verão Sergipe, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), atraiu turistas para Ponta dos Mangues, no município de Pacatuba, neste final de semana. O evento tem movimentado o turismo interno e externo, com a realização de shows artísticos e atividades esportivas nas cidades litorâneas.

Quem esteve em Ponta dos Mangues nesse sábado e domingo, 20 e 21 de janeiro, pode acompanhar e participar de uma vasta programação esportiva, com pequenas competições e atividades abertas ao público. Através do Verão Sergipe, a gestão estadual oportunizou a participação em atividades como beach soccer, vôlei de praia e mesabol, além de uma corrida de cinco quilômetros, uma corrida de canoas de pano, stand up paddle e um banho assistido para pessoas com deficiência, através da parceria com o projeto Estrelas do Mar.

O senhor Cleverton Calumby, morador da cidade de Pacatuba, aproveitou a oportunidade para entrar novamente no rio Parapuca, onde cresceu e costumava nadar quando criança. “Eu entro, frequentemente, em piscinas. Agora, nessa parte aqui do rio, há muito tempo que eu não entro. Foi muito gratificante a sensação de colocar os pés dentro do rio e aproveitar essa liberdade que a gente tem de mergulhar, de nadar. Hoje, infelizmente, eu não tive esse prazer, porque estou com um problema que me impediu de mergulhar, mas, pra mim, é muito importante o Governo de Sergipe oferecer essa oportunidade para as pessoas com deficiência”, disse.

A corrida de 5 km também levou sergipanos de vários municípios para Ponta dos Mangues, neste final de semana. A prova em formato de festival foi realizada em parceria com a Federação Sergipana de Atletismo (FSAt) e premiou os cinco primeiros colocados das categorias feminina e masculina. No masculino, os atletas Carlos Alves, Bruno dos Santos, Renan Santa, Fabrício de Souza e Johellyson Bispo conquistaram lugares no pódio e o troféu de participação do Verão Sergipe. No feminino, Maria Aparecida Correia, Thalyta Dantas, Mara Carvalho, Dulcicleide de Melo e Amanda Souza foram as campeãs e também conquistaram lugares no pódio e premiação.

A atleta Mara Souza veio de Aracaju, no transporte disponibilizado pela gestão estadual, somente para participar da corrida. Ela também correu na prova realizada na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, e já afirma que vai participar das corridas que serão realizadas nos próximos finais de semana. “Viemos de Aracaju, somos do Clube de Corrida Corre Mara. Estamos participando de mais uma etapa do Verão Sergipe, dessa vez em Ponta dos Mangues, em Pacatuba, enfatizando a importância da prática do esporte, que é muito bacana para todo mundo socializar e também buscar qualidade de vida. E também vamos para a próxima etapa, em Canindé, e para Pirambu”, adiantou a atleta.

A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca a participação dos sergipanos na programação esportiva do Verão Sergipe. “Pensamos em uma programação que envolvesse a população e valorizasse a cultural local. Deu tudo certo! As pessoas vieram praticar esporte e assistir às competições realizadas na nossa arena, montada na prainha de Ponta dos Mangues. Tivemos um público diverso e que se divertiu muito praticando esporte nesse lugar lindo. O clima era de muita diversão, e esse calor que só o verão em Sergipe tem. As atividades eram realizadas à beira rio, então, as pessoas praticavam algum esporte e já se refrescavam nas águas do rio. Foi uma combinação perfeita. Pudemos mostrar que o esporte pode ser praticado em qualquer cenário e em qualquer clima. O nosso litoral é muito bonito e pode ser mais bem explorado, com os esportes de praia e aquáticos”, afirmou a secretária.

A prefeita Manuella Martins acompanhou a programação esportiva do Verão Sergipe e também falou sobre a participação dos moradores na programação. “Tudo muito lindo, a nossa população aprovou a programação do Verão Sergipe e veio em peso para a prainha de Ponta dos Mangues para praticar esporte e se divertir neste final de semana. Tivemos um evento muito bem organizado e que incentivou a prática esportiva entre os pacatubenses”, disse a gestora.

No próximo final de semana, o Verão Sergipe chega a Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano. Além dos shows artísticos, haverá também uma vasta programação esportiva, que será realizada no sábado e no domingo, 27 e 28 de janeiro, das 8 às 16 horas, na Arena Play Esportes e às margens do rio São Francisco.

Verão Sergipe

O Verão Sergipe é realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) em parceria com o Ministério da Cultura, com patrocínio do Banese e Energisa, e conta com apoio das prefeituras de Itaporanga d’Ajuda, Pacatuba, Canindé de São Francisco e Pirambu, além da Deso.