Sexta-Feira, 09 de Junho de 2023 às 19:15:00
Estande da Setur no Arraiá do Povo faz alusão à cultura e modernidade
Em parceria com o Instituto Banese, espaço que reúne tecnologia, regionalismo e identidade promove também ações de fomento ao turismo

O estande da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Instituto Banese, se destaca no Arraiá do Povo, localizado na Orla da Atalaia, em Aracaju. Aberto de terça a domingo, sempre das 17h30 às 23h30, o espaço tem atraído inúmeros visitantes pela beleza, aconchego e modernidade. Ali, os atendentes são integrantes da equipe Setur, que se desdobram em atenção para bem informar todos que o visitam.

O projeto cenográfico do estande é assinado pelos arquitetos Ezio Déda e Eduardo Lucas, pela decoradora Vera Souza e pelo estagiário de arquitetura Marlon Santos e compreende ambientes que reúnem elementos de tecnologia e da identidade sergipana. “Um dos ambientes é uma representação de instalações do Museu da Gente Sergipana. Trata-se de um projeto cenográfico marcado por regionalismo e identidade. O ambiente proporciona o diálogo entre três instalações do Museu: Nossos Pratos, Seu Cordel e Seu Repente e Nossas Feiras”, explica Ezio Déda, que também é superintendente do Instituto Banese.

Os elementos representativos da culinária, literatura de cordel, do repente e do artesanato sergipano, de acordo com o arquiteto Eduardo Lucas, são apresentados por meio da tecnologia, possibilitando ao visitante interagir tal como acontece nas visitas ao Museu da Gente Sergipana. “Esse espaço também recebe uma escultura e um avatar da cantora Paulinha Abelha, inspirado na instalação do Memorial Paulinha Abelha, em Simão Dias [no Centro-Sul sergipano]”, complementa Eduardo. Detalhe: essa, aliás, é a parte mais acessada pelos visitantes no estande.

Fotopinturas

Outras ações do Instituto Banese também estão em exposição no estande, como o programa ‘São João da Gente Sergipana – Nós e Eles pra Sempre’, exibido em telão em uma das áreas do estande.

Mais um espaço é a ‘Galeria Músicos da Gente’, com exposição de fotopinturas de músicos homenageados do ciclo junino com QR Codes que direcionam para as histórias desses artistas.

Há, ainda, o espaço para receptivo do Governo e do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O local destaca elementos e patrimônio imaterial de Sergipe e do Brasil, com destaque para a renda irlandesa e outras, como a renda de bilro, redendê, rechilieu, dentre outras. O estande recebeu ainda um cash do Banese, facilitando a realização de transações bancárias durante a festa.

Turismo em evidência

O estande é um local dedicado também a ações de promoção do turismo. Para tanto, os atendentes distribuem material promocional sobre o Destino Sergipe, com a apresentação de diversos roteiros turísticos, a exemplo dos Cânions de Xingó, da Lagoa dos Tambaquis, das cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, entre outros.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, a Setur é uma das secretarias envolvidas no sucesso do Arraiá do Povo, evento que faz parte dos 30 dias de forró ininterruptos em Sergipe, anunciados pelo Governo do Estado. Por isso, considera um grande orgulho ter um estande de alto nível no evento, sendo utilizado como instrumento para a divulgação do Destino Sergipe.

Esse estande, ele avalia, é a mostra inconteste do interesse do governo em tratar o turismo como prioridade. Os frutos disso, aliás, já podem ser vistos por meio do enorme sucesso que tem sido as noites de festas na Orla da Atalaia, quando milhares de pessoas lotam o Arraiá do Povo. “Esperamos que mais pessoas visitem nosso estande e sintam como estamos trabalhando para tornar Sergipe um destino consolidado o ano inteiro”, afirma.

Conhecendo o estande

O executivo da construção civil, Marcus Vinícius Côrtes, ficou impressionado com a imponência do estande da Setur, em parceria com o Instituto Banese. “Está fantástico. Temos aqui essa bonita homenagem à Paulinha Abelha e pedaços do Museu da Gente Sergipana, local que todo mundo, sergipano ou não, precisa conhecer. Aqui nesse estande está a representação da nossa cultura, da nossa arte, da nossa vivência. O São João, os nossos festejos juninos, são tudo de melhor que temos”, declara.

Fã do Arraiá do Povo, Marcus revela que participa todos os anos. Nesta edição, ele foi com a esposa Laís, as filhas Alice e Carolina, além da irmã Bernadete e destacou que a programação de shows e de outros eventos está muito boa. “Capricharam!”, resume. Inclusive, o executivo ressaltou o Arraiá Mirim, voltado para as crianças. Tanto que, no dia da abertura, em 3 de junho, levou as filhas para participar do evento. Na opinião dele, as pequenas têm que se envolver desde cedo com a cultura sergipana.

/ Notícias / sergipe-pais-do-forro

Estande da Setur no Arraiá do Povo faz alusão à cultura e modernidade