Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024 às 09:00:00
Teatro da Casem marca presença na aula inaugural de formação dos conselheiros tutelares do TJSE

Na última sexta-feira, 12, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem) realizou uma apresentação teatral na aula inaugural do Curso de Formação e Capacitação dos Conselheiros Tutelares do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). O evento contou com a peça 'Um dia no seu dia a dia', que retrata a rotina e os desafios enfrentados pelos conselheiros tutelares.

Antes da apresentação, os adolescentes do grupo de teatro tiveram um momento de interação com o juiz Edinaldo César Santos Júnior, magistrado do TJSE e atualmente juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como gestor do Pacto Nacional pela Primeira Infância. "Estar com os adolescentes é estar com os protagonistas de todo o nosso trabalho. Tudo que fazemos é para eles. Nada de nós, sem nós", afirmou Edinaldo César sobre a importância de dar voz aos jovens.

Segundo o professor de teatro da Fundação Renascer, Márcio Santana, o grupo de teatro existe há mais de cinco anos e foca em temáticas sociais e educativas. "A peça foi especialmente preparada para este evento, mostrando não apenas o dia a dia dos conselheiros, mas também suas motivações e a importância de seu trabalho para a sociedade", explicou Santana.

Durante a apresentação, foram abordados temas como a violência e a violação de direitos, incluindo a dificuldade de acesso a creches, um problema recorrente no cotidiano dos conselheiros tutelares. A juíza Iracy Mangueira, coordenadora da Infância e Juventude do TJSE, também reforçou a importância do envolvimento dos adolescentes. "É o protagonismo infantojuvenil, a necessidade desses adolescentes se expressarem e poderem viver sua singularidade", destacou Mangueira.

Segundo o presidente da Fundação Renascer, o evento foi um momento significativo para reforçar o papel dos conselheiros tutelares como representantes do dever do Estado, da sociedade e da família para com crianças e adolescentes, conforme estabelecido pela Constituição Federal.

"Esta apresentação é um exemplo poderoso de como a arte pode ser uma ferramenta transformadora, oferecendo aos nossos jovens uma plataforma para serem ouvidos e reconhecidos como agentes de mudança. Obrigado a todos que apoiaram e acreditaram neste projeto, demonstrando que a integração da juventude em espaços de decisão é essencial para construir um futuro mais justo", disse.

/ Notícias / seguranca-publica

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024 às 09:00:00