Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 às 14:30:00
Corpo de Bombeiros atua para evitar afogamentos e situações de risco no Carnaval
Efetivo conta com 120 bombeiros que estão distribuídos nos locais com maior movimentação de pessoas durante o período carnavalesco em Sergipe

Diante da alta concentração de pessoas nas principais festividades carnavalescas do estado, praias e balneários, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) montou um planejamento que abrange um efetivo de 120 bombeiros militares que estão atuando para evitar afogamentos e incidentes relacionados às atividades aquáticas e consumo excessivo de álcool.

Durante o período carnavalesco, as equipes do Corpo de Bombeiros estão atuando para fiscalizar as áreas de risco, orientar os foliões na prevenção de acidentes, intervir em situações de risco e resgatar eventuais vítimas de afogamentos. A diretora operacional da corporação, tenente-coronel Maria Souza, informou que foi feito o planejamento baseado na ‘Operação Carnaval Seguro 2024’.

“O nosso compromisso é garantir um Carnaval seguro para que todos possam aproveitar esse momento, por isso vamos estar atuando tanto nas áreas de praia, como nas áreas de rios e barragens, pois são locais que muitas pessoas já têm como tradição frequentá-los durante o carnaval”, reforçou a diretora operacional do CBMSE.

Para as missões em que está atuando o Corpo de Bombeiros no Carnaval, as equipes são formadas por mergulhadores, guarda-vidas, coordenadores, supervisores, operadores de drone e bombeiros militares atuando em patrulhamento aquático. “Vamos atuar em diversos municípios e estaremos justamente nas áreas de banho”, ressaltou a tenente-coronel.

Dentre as localidades com reforço da atuação do CBMSE no Carnaval, estão Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga D’Ajuda, Estância, Cumbe, Campo do Brito, Lagarto, Porto da Folha, Neópolis, Propriá, Telha, Canindé de São Francisco. Também foi contemplada a Praia da Costa, Atalaia Nova, Porto Grande, Caueira, Praia do Saco, Abaís e Barragem de Cumbe.

Equipamentos

Fazem parte do planejamento operacional do CBMSE 13 viaturas de auto salvamento, oito motos aquáticas, três quadriciclos, três botes de resgate e duas viaturas do tipo UTV. As equipes do Corpo de Bombeiros também contam com 82 equipamentos de resgate em água, que são os rescuetubes.

“Reforçamos as nossas unidades para poder atender a um período que é bem típico pelo aumento do número de ocorrências. Estamos investindo nas áreas que atraem o maior número de foliões, mas também aqueles com concentração menor de pessoas, pois trabalhamos com a prevenção”, reiterou a tenente-coronel Maria Souza.

Acionamento

Em casos de situações que demandem a intervenção do Corpo de Bombeiros, as equipes mais próximas aos locais da ocorrência podem ser acionadas. A corporação também pode ser comunicada de ocorrências por meio do telefone 193 ou ainda pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no telefone 190.

/ Notícias / seguranca-publica

Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 às 14:30:00